Buscar

AVA2 - ECONOMIA INTERNACIONAL E COMÉRCIO EXTERIOR

Prévia do material em texto

Consultoria para empresas sabores e pergamus
TRABALHO DE ECONOMIA INTERNACIONAL E COMÉRCIO EXTERIOR
INTRODUÇÃO
Com as mudanças no cenário econômico, Guilherme, dono de duas empresas, solicitou a ajuda para lhe assessorar no processo decisório de ambas. Antes de mais nada, para poder realizar a consultoria adequada para sr. Guilherme, devemos analisar alguns pontos primeiro. Sabemos que Guilherme possui duas empresas: “Sabores”, comercializa alimentos à base de trigo e a empresa é uma grande exportadora pois seu público alvo é o mercado europeu. E a “Pergamus”, que atua na confecção de vestuários, que tem como uma de suas matérias-primas a seda, importada de países orientais. 
Tendo destacado as características de ambas, podemos agora partir para a análise do melhor cenário para ambas. Mas para isso acontecer, é preciso realizar um pequeno estudo sobre o mercado atual e cenário em qual nos encontramos.
CENÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL
Tendo em vista os últimos acontecimentos mundiais decorrido do coronavírus, podemos destacar que a economia sofreu em diversos aspectos importantes. A situação atual, em termos econômicos e humanos, não encontra muitos paralelos na história recente do mundo. Os casos mais próximos, talvez, são os de guerras e catástrofes naturais de grandes proporções. O coronavírus avassala a saúde e a economia e nos força a pensar em como agir frente a ele e aos seus efeitos.
O Brasil não foi exceção à regra. O número de casos de coronavírus segue crescendo e muitos analistas comparam a evolução da doença no Brasil com diversos outros “maus exemplos” na Europa, tais como Itália e Espanha, que demoraram para adotar as políticas de quarentena. Com isso, O PIB brasileiro registrou queda de 4,1% em 2020, na comparação com 2019, afetado pela pandemia do coronavírus. É o maior recuo anual da série iniciada em 1996. Essa queda interrompeu o crescimento de três anos seguidos, de 2017 a 2019, quando o PIB acumulou alta de 4,6.
CENÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL
Vemos também o cenário internacional afetando o país. Com a inflação, o dólar subiu muito nos últimos tempos. Com seu valor de compra em R$5,62, o dólar reduz o poder de compra de uma forma geral, aumentando o preço dos importados, seja o que se compra aqui ou o que se compra fora. E essa ressalva sobre o que é comprado aqui no Brasil é importante, porque muito do que consumimos é suscetível a flutuações do câmbio, como por exemplo citamos a gasolina. 
Com isso, a inflação acaba subindo juntamente pois muitos produtos consumidos aqui chegam do exterior e mesmo itens feitos no Brasil, como a carne por exemplo, têm suas cotações definidas no mercado internacional, portanto em dólar.
IMPACTOS DA DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA NACIONAL
Sabemos que o Brasil está vivenciando as consequências de ter um câmbio flutuante dentro de um contexto político extremamente instável, ainda mais na situação atual do mundo. Uma moeda fraca, afeta os preços internos, inclusive dos bens produzidos nacionalmente. Se a moeda está enfraquecendo, isso significa que passa a ser necessário ter uma maior quantidade de moeda para adquirir o mesmo bem. A empresa Sabores não é tão prejudicada nesse quesito, mas Pergamus, por sua vez, acaba sentindo o maior impacto da moeda fraca. 
Por lidar com alimentos e com a exportação deles, a empresa Sabores consegue driblar a questão da baixa da moeda, pois a mesma chama países para comprar e vender seus produtos que os consomem e não os cultivam em suas regiões. Assim, seu lucro acaba aumentando com as exportações para esses países. Apesar de Sabores conseguir lucrar de uma forma positiva, Pergamus não alcança se não for de uma forma menos confortável financeiramente, já que os produtos encarecem cada vez que a moeda nacional é desvalorizada. Isso faz com que seus produtos encareçam no Brasil, fazendo até com que as vendas caiam.
CONCLUSÃO
Com base nas informações trazidas para essa consultoria, o mais recomendado para Guilherme é continuar e expandir sua empresa Sabores, já que ela irá trazer bons lucros e resultados positivos para ele. Já a empresa Pergamus, não é recomendado o mesmo.
 A empresa passa por uma situação mais delicada com a alta do dólar e o real tão baixo no exterior. O ideal no momento seria usar foco total na empresa que pode crescer e recuar com a empresa de importação para não acabar tendo gastos extras desnecessários e perda de material e produtos sem clientes para adquirir.
REFERÊNCIAS
Revisão do cenário econômico - https://conteudos.xpi.com.br/economia/revisao-do-cenario-economico (Acessado em 16/03/2021)
Dólar alto quase sempre aumenta inflação; por que não acontece isso agora? https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/13/dolar-alto-e-inflacao-quieta-e-novo-normal-por-enquanto-dizem-economistas.htm (Acessado em 16/03/2021)
Impactos da desvalorização do real sobre o comércio entre o Brasil e a Argentina - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73291999000200001 (Acessado em 18/03/2021)
INFORMAÇÕES DA ALUNA
NOME: THAIANNY DOS SANTOS LIMP
MATRÍCULA: 20191301528
TURMA: EAD-IL60049-20211A
PROFESSOR(A): JUNE MARIA EMELINE MESQUITA DO BARREIRO ROTHSTEIN

Continue navegando