Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DEONTOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Uma drogaria continha um cartaz em seu interior que oferecia um medicamento capaz de mascarar os efeitos do álcool e orientando os clientes a usá-lo caso fossem beber e dirigir. O balconista, então, realizava a venda do medicamento sem exigir a prescrição e, além disso, informava aos clientes que não havia contra indicações. No momento em que a fiscalização do CRF chegou ao local, não estavam presentes nem o farmacêutico responsável e nem seu assistente técnico, ou seja, os medicamentos eram vendidos pelos balconistas, sem haver uma orientação. Baseado(a) nisto, responda: 
a)Quais as infrações cometidas pelo farmacêutico? 
O farmacêutico comete infração ética e disciplinar ao se afastar de suas atividades profissionais sem informar ao Conselho Regional de Farmácia CRF, seja por, motivo de saúde, férias, congressos, cursos para aperfeiçoamento ou outras atividades que não sejam em seu local de trabalho, quando o mesmo não deixe o farmacêutico substituto, podendo ser enquadrado com pena de advertência ou (censura). É falta de ética do profissional farmacêutico, ao publicar anúncios que tendem convencer o uso indiscriminado de medicamentos; e ato de divulgação enganosa, ao ofertar uma mercadoria ao cliente de formato contrário à regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 
b) Quais valores da ética farmacêutica foram quebrados por este profissional? Por quê? 
Os valores quebrados da ética estão no Artigo 8º A profissão farmacêutica, em qualquer circunstância, não pode ser exercida sobrepondo - se à promoção, prevenção e recuperação da saúde e com fins meramente comerciais. 
No Artigo 9º O trabalho do farmacêutico deve ser exercido com autonomia técnica e sem a inadequada interferência de terceiros, tampouco com objetivo meramente de lucro, finalidade política, religiosa ou outra forma de exploração em desfavor da sociedade. Pois o farmacêutico tem que preservar a ética e a moral da sua profissão pensando sempre no bem da coletividade. 
c) Qual seria o papel do farmacêutico neste estabelecimento? 
O papel do farmacêutico nesse contexto seria contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde de indivíduos e da população, acima de tudo quando, nesse território, trabalhar em encargo ou exercer função pública; selecionando e supervisionando, nos termos da lei, os trabalhadores para trabalharem na assistência ao exercerem suas atividades; 
d) Qual a resolução que estabelece as infrações e as regras de aplicação de sanções disciplinares? 
Foi publicado no dia 25 de março de 2014 a Resolução nº 596/2014, que reformula os Códigos de Ética Farmacêutica e de Processo Ético, e estabelece as infrações e regras de aplicação das sanções disciplinares. 
e) Cite um Dever infringido e uma Proibição cometida. 
Na Resolução Nº 596/2014 no capitulo III dos Deveres no paragrafo VII - respeitar a vida, jamais cooperando com atos que intencionalmente atentem contra ela ou que coloquem em risco a integridade do ser humano ou da coletividade ; 
Ele submeteu- se a termos exclusivamente de interesses comprometendo o seu desempenho técnico, pondo em risco sua atividade profissional;

Continue navegando