Buscar

Prévia do material em texto

Universidade Veiga de Almeida
Emília de Jesus Santos
Matricula: 20203300249
Ética e responsabilidade social:
Elaborando um projeto de responsabilidade social corporativa
Rio de janeiro
2021
Elaborando um projeto de responsabilidade social corporativa
Trabalho referente a AVA2 do curso 
De Gestão em Recursos Humanos
Rio de janeiro
2021
Conforme proposto, escolhi a empresa Leroy Merlin para o desenvolvimento do projeto de responsabilidade social corporativa. Trata-se de uma rede varejista de produtos para construção reforma, decoração, acabamento, jardinagem e bricolagem. A Empresa Leroy Merlin surgiu na França no ano de 1923 por Adolphe Leroy e Rose Merlin, chegando ao Brasil em 1997.
É uma Empresa pela qual sempre tive muita admiração. Pois sempre observei de forma leiga, a diferenciação dos produtos e inclusive e conduta dos colaboradores.
O termo Responsabilidade Social Corporativa (RSC) ou Responsabilidade Social Corporativa Empreendedora (muitas vezes referida como Responsabilidade Social Empresarial) descreve a contribuição voluntária das empresas para o desenvolvimento sustentável que vai além dos requisitos legais. RSC significa atividade empreendedora responsável na atividade empresarial real (mercado), sobre aspectos ecologicamente relevantes (meio ambiente) até as relações com os empregados (local de trabalho) e o intercâmbio com as partes interessadas relevantes
Utilizando como base a ISO26000 e os indicadores ethos, proponho um projeto onde a empresa continue buscando cada dia mais aprimorar sua busca por produtos sustentáveis inovadores, além de amigos do meio ambiente também sejam destaque quanto ao designer. 
Sugiro criar parcerias com empresas, ongs e cooperativas para otimização na utilização de produtos reciclaveis, instalando inclusive pontos de coleta seletiva nas lojas oferecendo pequenos descontos, e juntamente com uma cooperativa, já encaminhar esses produtos para serem transformados e assim retornarem para as lojas. Proporia ainda um programa de incentivo para que os próprios colaboradores também estejam engajados na busca e na criação de novos produtos. 
Propor a utilização de madeira sustentável para seus produtos e inclusive para os estandes expositores das lojas, enfatizando a preocupação da empresa com o meio ambiente.
Com os valores da empresa Leroy Merlim que são: honestidade, generosidade, respeito ao outro, simplicidade, proximidade, coerência e espírito de realização aprimoraria os incentivos aos colaboradores, visando a satisfação por fazer parte desse grupo e conscientizando os mesmos para que esse conhecimento também gere frutos fora do ambiente corporativo, tracando metas de sustentabilidade, priorizando os resultados financeiros e principalmente de reputação.
Outro fator que minimiza os erros quanto a implementação da responsabilidade social, é sempre se afastar de causas que se distanciem da proposta de sustentabilidade que a empresa sempre propôs, mantendo a comunicação com clientes, colaboradores e fornecedores sempre baseado em muita transparência. Trabalhar a percepção dos impactos socioeconômicos também e outro fator. Importante.
Quando uma empresa como a Leroy Merlin é norteada de forma correta pelo caminho da sustentabilidade corporativa, ela se torna uma referência mundial, impactando diretamente nas dimensões ambientais, sociais e econômicas e em alguns casos até culturais. Cada vez mais pessoas estão preocupadas com o meio ambiente, portanto, se baseando estratégias realistas é possível traçar metas e supervalorizar os resultados.
Concluo que, com conhecimento, engajamento e empatia, a Empresa Leroy Merlin continuará atuando de forma impar no mercado mundial de construção e afins. Vale ressaltar que esta empresa, no contexto da Covid -19, em Marco de 2020 se prontificou a produzir 12 mil máscaras em 3 meses para doação , em parceria com o Movimento Brasil contra o virus, reafirmando o compromisso socioambiental.
Referências bibliográficas 
BICALHO, Aline. 2003. Responsabilidade Social das Empresas: Contribuição das Universidades. São Paulo : Editora Peirópolis, 2003.
 Friedman, Milton The Social Responsibility of Business is to Increase its Profits, The New York Times Magazine (13-09-1970)
GARCIA, Joana. O negócio do social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
www.Wikipédia.com
www.leroymerlin.com.br
www.fia.com.br

Continue navegando