Buscar

FISIOTERAPIA NO BRASIL

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA NO BRASIL
· 1879 a 1883: primeiro serviço de hidroterapia, eletricidade medica (eletroterapia).
· 1884: criação do serviço de fisioterapia no Hospital de Misericórdia do RJ.
· Fatores: surto de poliomielite (paralisia infantil) no RJ. Industrialização em SP e aumento dos acidentes de trabalho.
· Primeiros cursos: USP e ABBR (RJ).
· No período colonial, o tratamento era realizado por jesuítas, pajés e africanos. Para Portugal não era interessante que criasse Ensino Superior, sob o risco de se fermentarem ideias de independência. Em 1808, com a fuga da Família Real criaram duas escolas de medicina – BA e RJ. A prática da Fisioterapia iniciou-se em 1919, quando foi fundado o Departamento de Eletricidade Médica, quem exercia eram os médicos, no Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia de SP, para assistência desses pacientes e depois o Serviço de Fisioterapia do Hospital das Clínicas.
· Em 1951 foi criado o curso técnico (1 ano – integral), durou até 1956. Até 1959 existiam os gabinetes de eletroterapia, técnicas de massagens, os centros de reabilitação, casas de duchas e imersão, quem fazia eram os médicos, às vezes enfermeiros, educadores físicos e auxiliares/técnicos de fisioterapia/reabilitação.
· Associação Brasileira de Fisioterapia (ABF): organizada pelos recém-formados (1957), criada em 1959, com o papel de transformar o curso técnico em curso superior.
· 13 de outubro de 1969, dez anos após a criação da ABF, foi decretada a lei 938/69. Além disso, a ABF serviu até para garantir reconhecimento pela União.
· Decreto Lei 938/69: provê sobre os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais: o assegurado exercício das profissões, com diploma, reconhecidos que são profissionais de nível superior. Executar métodos e técnicas fisioterapêuticas com finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.
· Essa regulação foi concedida, pois o presidente da época teve afastamento por AVE e voltou vem melhor, então regulamentaram a profissão.
· Lei nº 6.316 de 17 de dezembro de 1975: criado o COFFITO e CREFITO.
· COFFITO: Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Função: exercer o controle ético, social e cientifico através da normatização do exercício e da atividade da Fisioterapia em todo território nacional; fiscalizar a ética de sua própria corporação, protege a sociedade do mal profissional; supervisiona e fiscaliza o exercício profissional. A partir dele, o fisioterapeuta seria o único responsável por tal execução.
· CREFITO: Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Função: expedir os registros profissionais, arrecadar anuidades, multas, julgar infrações e aplicar penalidades previstas pela legislação brasileira.
· Associações classistas: são sociedades de cunho cientifico, com objetivo de auxiliar os profissionais com atividades que agreguem valo ao currículos, como cursos, palestras, congressos, jornadas, encontros e outros eventos científicos. Devem cuidar da reciclagem dos conhecimentos técnicos-científicos, objetivo de atualizá-los. EX: ABF e ABENFISIO.
· Sindicatos (SINFITO-BA): lutar pela melhoria das condições de trabalho, remuneração, relações entre proprietários de empresas privadas, públicas e à defesa da classe. Verificar jornada de trabalho ideal, piso salarial, acordos anuais, fazendo cumprir todos os direitos da CLT.

Continue navegando