Buscar

ATIVIDADE AULA PRÁTICA I - VIVIANNE CARVALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PARA ODONTOLOGIA 
ATIVIDADE: QUESTIONÁRIO - REAÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO DE AMINOÁCIDOS E DE PRECIPITAÇÃO DE PROTEÍNAS 
PROFESSORA: LIDIANE ALBUQUERQUE 
ALUNOS (AS): VIVIANNE DA SILVA CARVALHO
VÍDEO AMINOÁCIDOS: 
1. QUAL É O OBJETIVO DA REAÇÃO XANTOPROTÉICA? COMENTE A DIFERENÇA DOS RESULTADOS PARA A OVOALBUMINA E O AMIDO. 
	O objetivo da reação xantoproteica é evidenciar a presença de tirosina e triptofano na proteína do ovo, a albumina. A reação é positiva quando há formação de uma solução de tom alaranjado em meio alcalino. O experimento apresentou como resultado para ovoalbumina (tubo 1) uma coloração com tom laranja devido a presença de pelo menos um dos aminoácidos (tirosina e triptofano) na proteína, entretanto no tubo 2 (amido) e no tubo 3(água) não houve alteração da coloração.
2. QUAL É O PRINCÍPIO DA REAÇÃO DO BIURETO? OS RESULTADOS SÃO OS MESMOS OBSERVADOS PARA OVOALBUMINA E AMIDO? JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA. 
	O princípio da reação de biureto é identificar a presença de ligações peptídicas na amostra pelo reativo de biureto (sulfato cúprico complexado com tartarato em meio alcalino). A formação de coloração violeta na reação indica positivo para proteína.
	O tubo 1(ovoalbumina) resultou na coloração violeta devido ao maior número de ligações peptídicas indicando positivo para proteína, entretanto o tubo 2(amido) apresentou tom azul bem como no tubo 3 de controle da reação (água destilada) indicando reação negativa onde não teve alteração de cor.
VÍDEO PROTEÍNAS:
 
1. COMENTE A AÇÃO DOS TRÊS ÁCIDOS UTILIZADOS SOBRE A OVOALBUMINA NA REAÇÃO 1 PARA PRECIPITAÇÃO DE PROTEÍNAS. A ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL DA OVOALBUMINA RESISTIU APÓS A ADIÇÃO DESTAS SUBSTÂNCIAS? EXPLIQUE O ASPECTO DA SOLUÇÃO NOS 3 TUBOS AO FINAL DO TESTE. 
	O ácido acético, o ácido clorídrico e o ácido tricloroacético possuem diferentes potenciais de ionização e de eletronegatividade sendo o ácido tricloroacético o mais eletronegativo dos ácidos mencionados. Esses reagentes também têm ação desnaturante, ou seja, provocam a perda da conformação tridimensional da proteína de forma irreversível. 
A ovoalbumina presente na reação 1 evidencia, por conta dos ácidos, característica hidrofóbica por expor mais seus grupamentos hidrofóbicos aumentando a incompatibilidade das proteínas com o meio ocasionando a precipitação e desnaturação das proteínas, ou seja, perda da sua estrutura tridimensional.
Durante o experimento, a precipitação da ovoalbumina ocorreu por consequência da desnaturação ocasionada pela mudança do pH do meio, após adição de ácido tricoloacético no tubo 3, evidenciando-se a formação de um líquido esbranquiçado, alterando a sua estrutura tridimensional. A mudança na solubilidade se dá quando a proteína se encontra em sua forma de cátion (pH menor que seu pi) e são adicionados ânions (tricloroacético) à solução inicial. Nos tubos 1(ácido acético 20%) e tubo 2(ácido clorídrico 20%) a solução apresentou leve turbidez.
2. PARA O PROCESSO PRECIPITAÇÃO PROTEICA COM METAIS PESADOS, QUAL É A FUNÇÃO DO MEIO ALCALINO PARA A ESTRUTURA DA OVOALBUMINA? E EXPLIQUE A DIFERENÇA DOS RESULTADOS DOS TUBOS 1 E 2. 
O meio alcalino possibilita a exposição de cargas negativas das proteínas através da ionização das mesmas, ao colocar acetato de chumbo no meio alcalino ocorre uma reação com as cargas negativas da proteína que foram expostas, favorecendo a precipitação pela formação de sais insolúveis dos metais. 
No tubo 1 não teve alteração da cor da solução tendo em vista que não foi adicionado nenhum metal pesado. Já no tubo 2 observou-se a alteração da cor com formação de uma solução leitosa com precipitados brancos devido a precipitação das proteínas presentes na ovoalbumina. A precipitação foi ocasionada pela junção do cátion metálico do chumbo com cargas negativas da proteína. O tubo 3 foi utilizado como controle do experimento e também apresentou aspecto branco leitoso como esperado.
3. SOBRE O EXPERIMENTO 3, O EFEITO DO ÁLCOOL E DO SULFATO DE AMÔNIO SOBRE A SOLUBILIDADE DA OVOALBUMINA FOI DO TIPO SALTING IN OU SALTING OUT? A PRECIPITAÇÃO PROVOCADA PELO ÁLCOOL E SULFATO DE AMÔNIO FOI REVERSÍVEL? JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA.
	O efeito do sulfato de amônio (tubo 1 ) sobre a proteína foi de “salting out”, que é a precipitação de proteína em solução por altas concentrações de sais. Os sais atraem as moléculas de água do meio, de modo a ficar menos água disponível para as moléculas protéicas ocasionando a diminuição da solubilidade e precipitação. Enquanto que o efeito do álcool (tubo 2) sobre a proteína causa o rompimento das interações fracas, pois os solventes orgânicos que têm uma porção hidrofóbica (lipofílica) e uma porção polar são agentes de precipitação de macromoléculas.
Os precipitados proteicos que resultam da precipitação por salificação mantêm sua conformação nativa e podem ser dissolvidos novamente, em geral sem haver desnaturação. Durante o experimento 3, a precipitação observada pelo sulfato de amônio presente no tubo 1 foi reversível após a adição de água destilada pois o precipitado se desfez sendo que o mesmo não ocorreu no tubo 2(álcool)que mesmo após a adição de água continua aparecendo precipitado no tubo.

Continue navegando