Buscar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - PLANO EMERGENCIAL

Prévia do material em texto

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - PLANO EMERGENCIAL
Nome do Aluno: Gisele Batista da Silva
RGM do aluno: 20175892
Curso: História
Campos dos Goytacazes, 19/06/2020
I. Relação de atividades realizadas
	Atividade
	Quantidade Realizada
	Quantidade de Horas
	1. Plano de aula
	03
	60 hs.
	2. Relatórios das webconferências
	03
	45 hs.
	3. Estudo de caso
	02
	50 hs.
	4. Recursos educacionais abertos
	01
	30 hs.
	5. Relatório Final de Estágio
	01
	15 hs.
	Total de Horas
	200 hs.
II. Texto dissertativo
Pergunta: Em que medida as atividades realizadas no Plano emergencial contribuíram para minha formação como professor e educador para o século XXI?
A formação dos educadores profissionais com habilidades do século XXI deve ser uma prioridade das escolas normais e, em geral, de todas as instituições de formação de professores no Brasil. É de grande relevância que os professores em formação têm um ambiente moderno, inovador, criativo e consistente com as demandas da época em que vivemos. 
Isso não apenas terá um impacto sobre eles e sua produtividade, mas terá um efeito multiplicador sobre seus alunos, integrando como profissionais no sistema educacional nacional através de novos recursos e posteriormente nos processos de permanência e promoção na função.
O mundo mudou de uma maneira muito dinâmica, mas a escola, a maioria dos centros educacionais continua a ter as características dos séculos XVIII e XIX. No entanto, devido à pandemia do COVID–19, os estudantes mudaram e isso é real. Nesta perspectiva, tem escolas, programas e práticas educacionais que permaneceram nos séculos passados com estudantes e necessidades sociais do século XXI, cuja grande maioria pressiona por desafios atuais.
A questão mais premente hoje para as escolas é garantir que os métodos de ensino adotados por seus professores permaneçam efetivos e relevantes para as necessidades em constante mudança da sala de aula do século XXI. A resposta é bastante simples: a ascensão do estudante do século XXI exige o crescimento do educador do século XXI. As escolas podem resolver isso através da educação e treinamento efetivo e contínuo de seus professores.
Na era atual da tecnologia e da Internet, as crianças são expostas a uma ampla variedade de plataformas de aprendizado. Isso também impactou drasticamente a maneira como os alunos absorvem informações, aprende e interage diariamente. Em um mundo em que as opiniões são compartilhadas instantaneamente, é mais fácil armazenar informações na nuvem do que lembrá-las. Com isso em mente, permanece um fato evidente os hábitos de aprendizagem dos alunos estão constantemente mudando e evoluindo. As crianças de hoje são capazes de absorver informações mais rapidamente do que nunca.
Portanto, neste período de aprendizagem no modelo emergencial, foi possível abranger maiores conhecimentos sobre a tecnologia e como utilizá-la em sala de aula com os futuros alunos, a questão mais premente hoje para as escolas é garantir que os métodos de ensino adotados por seus professores permaneçam efetivos e relevantes para as necessidades em constante mudança da sala de aula do século XXI, a ascensão do estudante do século XXI exige o crescimento do educador do século XXI, as universidades podem resolver isso através da educação e treinamento efetivo e contínuo de seus futuros professores.

Continue navegando

Outros materiais