Buscar

Avaliação a Distância 3 - universidade e ciencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância 3
Questão 1
A coesão é uma característica fundamental para conectar as informações do texto e também atribuir sentido a elas. Veja o papel dos elementos coesivos no período abaixo.
Em Naquele campeonato, não só o São Paulo mas também o Palmeiras foram desclassificados, contudo, esse último time fez uma melhor campanha. Entre as orações, há uma relação, respectivamente, de:
Resposta: Adição e oposição
Questão 2
A ambiguidade é um fenômeno linguístico que leva a interpretações variadas, o que pode causar problemas de comunicação. Observe as frases seguintes e analise se elas trazem palavras ou trechos ambíguos. Depois, assinale a alternativa que é considerada correta no que diz respeito à temática da ambiguidade e ao contexto das frases.
1- Encontrei a menina e o primo de que lhe falei.
2- Promotor usa informática para reproduzir homicídio, anunciou o jornal da cidade.
Resposta: Na frase 2, o verbo reproduzir torna-se ambíguo à medida que representa a ideia no sentido de exibir o crime por meio da informática (de uma tecnologia) para investigar/analisar o caso, ou também, pode significar reproduzir com a conotação de execução do ato de homicídio, por parte de promotor.
Questão 3
Para que um texto possa ser considerado coeso, ele precisa de várias formas de conexão, isso ocorre por meio de elementos de coesão. Analise as frases a seguir e, diante dos conectores nelas destacados, determine a ideia estabelecida entre as orações:
 
I - O aumento de preços diminui consideravelmente o poder de compra, uma vez que os salários estão cada vez mais defasados
II - O Governo resolveu não se comprometer com nenhuma das facções formadas no congresso. Desse modo, todos ficarão à vontade para negociar as possíveis saídas.
III - Embora o Brasil possua muito solo fértil com vocação para o plantio, isso não conseguiu atenuar o problema da fome.
IV - Choveu bastante na região Nordeste neste inverno. Entretanto, novos projetos de irrigação foram necessários.
 
Agora assinale a sequência CORRETA:
Resposta: Explicação, Conclusão, Oposição, Oposição
Questão 4
Uma das propriedades do texto é a coerência. A coerência é uma relação harmônica que se estabelece entre as partes de um texto, em um contexto específico, responsável pela percepção de uma unidade de sentido, sem contradições. Analise os dois períodos abaixo e depois assinale a proposição incorreta em relação ao que os textos abordam sobre coerência e/ou a sua ausência neles.
1.1 Podemos notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um problema no país. Dessa forma o governo prometeu e cumpriu: trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a frequentá-la. Isso trouxe várias consequências boas para o país.
 
1.2 O turismo oferece muitas vantagens. Algumas delas e para quem trabalha muito e não conseguia organizar uma agenda de viagens, para isso existirão as maravilhosas agências e outra é o conhecimento de nossos vocábulos. Depois que voltamos para nossa terra natal é que se dá o devido valor para nosso habitat, na verdade, o que ficam são fotos, filmagens, lembranças e nem sempre as agências conseguem satisfazer os clientes. A vida é feita para ser vivida.
 
Resposta: No texto 1.1 fica evidente que o governo não consegue cumprir com suas promessas, consequentemente, não faz as melhorias que deseja. Dessa forma, nesse texto, fica comprovada a incoerência sobre a promessa e o não cumprimento dela.
Questão 5
As principais e mais usuais tipologias textuais são a descrição, a dissertação e a narração, encontradas diariamente nos gêneros textuais. Essas tipologias possuem intenções variadas de comunicação e também, por isso, trazem características específicas que as diferenciam. Em um relatório, por exemplo, encontram-se as tipologias: narrativa (relato dos fatos e dos procedimentos; descritiva (caracterizando ou retratando os objetos em uso) e dissertativa (apresentando uma opinião ou um ponto de vista sobre os fatos).
Analise os três textos a seguir e assinale a alternativa incorreta em relação ao que eles representam em termos de tipologia textual.
Texto 1 - Antes de falar em bullying, penso ser necessário revisar nossa trajetória educacional. Caminhos tortuosos, desacreditados por uma sociedade que se sustenta na aparência, movendo-se por uma economia capaz de ofuscar a luz do bom senso e da sensatez. Não estou imune aos ditames da ferocidade dessa configuração. Vivo nela, respiro o desrespeito dos representantes da sociedade, ainda que a contragosto. Em todos os setores impera a desconfiança, o mau exemplo se espalha por todo lado, o individualismo avassalador, a corrupção, descaso generalizado, vergonha desavergonhada. Nesse cenário, os processos educacionais parecem fantasmas, e nem mesmo assombram. Estamos carentes de pessoas ocupadas com a arte de educar, falo da educação que é capaz de romper com a manipulação desenfreada, fazendo abandonar a ignorância vil que cega o indivíduo.
Permanecemos desprovidos de mudanças significativas e necessárias, somos reféns de professores desacreditados na mudança, de projetos ineficazes, de falsas preocupações que sobrevoam o grande problema da sociedade, mas não provocam as mudanças desejadas. (Texto de Teuler Reis. Matéria publicada na Edição 97 - fev/13 da Revista Direcional Educador).
 
Texto 2 - Num dos contos de Andersen uma menininha vendia fósforos de noite na rua (se fosse aqui estaria num semáforo), enquanto a neve caía. Mas ninguém comprava. Ninguém estava precisando de fósforos. Por que uma menininha estaria vendendo fósforos numa noite fria? Não deveria estar em casa, com os pais? Talvez não tivesse pais. Fico a pensar nas razões que teriam levado Andersen a escolher caixas de fósforos como a coisa que a menininha estava a vender, sem que ninguém comprasse. Acho que é porque uma caixa de fósforos simboliza calor. Dentro de uma caixa de fósforos estão, sob a forma de sonhos, um fogão aceso, uma panela de sopa, um quarto aquecido… Ao pedir que lhe comprassem uma caixa de fósforos numa noite fria a menininha estava pedindo que lhe dessem um lar aquecido. Lar é um lugar quente. Pois, se você não sabe, consulte o Aurélio. E ele vai lhe dizer que o primeiro sentido de “lar” é “o lugar da cozinha onde se acende o fogo.” De manhã a menininha estava morta na neve, com a caixa de fósforos na mão. Fria. Não encontrou um lar. (Trecho do texto de Rubem Alves)
 
Texto 3 - Localizado no Estado do Piauí, entre as cidades de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, encontra-se um dos locais mais bonitos do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, caracterizado pela sua paisagem exuberante e seus "mistérios" históricos.
Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, este parque sensibiliza qualquer indivíduo que o visita. Suas rochas com formatos especiais, os diferentes animais silvestres e a impressão de estar há milhares de anos nos causam fortes sensações.
Os desenhos e pinturas nas cavernas e partes de esqueletos são também urna atração espetacular. Termos noção dos raros vestígios dos povos mais antigos da América é um fato marcante. Estudos revelam que a região da Serra da Capivara era coberta por densa floresta tropical. Hoje, sua vegetação é diferente, mas não apaga o aspecto de floresta.
Turistas de todo o mundo visitam o parque com frequência. Lamentavelmente, os turistas brasileiros são os que possuem menor índice de visitas, até porque não damos valor às belezas naturais e culturais que encontramos em nosso próprio país. (Hildegarda)
Resposta: No texto 2 temos uma descrição e no texto 3 uma narração. Essas tipologias possuem como características predominantes a exposição de informações, de argumentos e a ação, marcadas pela presença de adjetivos e substantivos
 
Questão 6 
Leia o fragmento a seguir:
“Dois mortos andavam pelo elevado de 120 t, que desabou entre dois carros, onde estavam as outras duas vítimas.” (FONTE: http://portalzero22.com)
A respeito desse fragmento, podemos afirmar que:
Resposta: É um textosem coerência, visto que não apresenta ideias organizadas de forma clara e lógica;

Outros materiais