Buscar

Parada cardiorrespiratória

Prévia do material em texto

Parada cardiorrespiratória nada mais é quando o paciente tem interrompimento do seu movimento respiratório e de sua circulação.
*O que leva o paciente a ter uma parada cardiorrespiratória, são vários motivos e causas, desde uma complicação clínica, até um acidente de trânsito, um choque elétrico. São várias as situações.
Mantenha a calma
Avalie o local no qual o paciente se encontra, se tem algum perigo que possa comprometer o atendimento ou ate mesmo a sua segurança enquanto socorrista.
1- Certifique-se que a pessoa não reage e não respira. Por isso devemos colocar o rosto perto da boca e do nariz, para ver se sai o ar, e se o peito sobe e desce.
“Você está bem, consegue me ouvir”. 
O tempo para verificar isso é de 5 a 10 segundos. No máximo.
2- Se não reagir, devemos pedir ajuda, para que alguém ligue para a emergência, caso não tenha ninguém, nos mesmos devemos ligar, antes de começarmos a massagem.
3- Vire a cabeça da vítima para atras para facilitar a passagem do ar, se necessário, abra os botões de camisas apertadas, e verifique se a vitima tem alimentos na boca, como chiclete, para a mesma não sufocar.
**Começa fazendo a massagem cardíaca até a ambulância chegar. 
4- Para fazer a massagem devemos apoiar as mãos no meio do peito sobre a outra e entrelaçar os dedos, conhecida como região intermamilar do paciente. Na paciente do sexo feminino, para ajudar na localização precisa, acompanha o arco da costela, ate a região central do tórax, dois dedos acima do processo xifoide é localização onde iremos realizar a compressão. 
5- Não é fácil, e tem que fazer forca, mantendo o ritmo de 100 a 120 compressões por minuto, durante 2 minutos. 
A cada 2 minutos deve ser feita uma nova avaliação, checando a respiração e o pulso novamente. Não havendo resposta, continua com o socorro, até o samu chegar.
6- Não é mais necessário a respiração boca a boca, hoje são priorizadas as compressões. 
Pode parecer cena de filme, e espero que isso nunca acontece com você, nem com ninguém próximo. Mas saber fazer a coisa certa, na hora certa, pode salvar uma vida.

Continue navegando