Buscar

Prova Final Ana Karine

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA 
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO 
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - LICENA ENA 115 
 A Física e suas tecnologias para educação do campo 
Avaliação Movimento Circular e Leis de Newton
Ana Karine Vieira Costa - 100966
Questão 1. João e Lucas moram há exatamente 1 km da escola de sua comunidade. Todos os dias, João utiliza sua bicicleta estilo monark, e Lucas sua bicicleta estilo Cross, para percorrer o trajeto de casa até a escola. No entanto, ambos moram em sentidos opostos, João ao Norte, e Lucas ao sul. Certo dia, os dois combinaram de sair cada um de sua casa às 7:00h em ponto. Ao chegar na escola, Lucas viu que João havia chegado primeiro que ele, e disse para o amigo que ele trapaceou. Será que João não cumpriu o combinado e saiu mais cedo de casa? Por isso chegou primeiro que Lucas? Vamos entender o que aconteceu, para isso precisamos de alguns dados:
Sabemos que a bicicleta de João é maior que a bicicleta de Lucas, desta forma as rodas de uma serão maiores do que da outra.
A velocidade angular, o período e a frequência é o mesmo para as duas rodas. No entanto a velocidade tangencial vai ser diferente, pois as rodas vão ter perímetro diferente. Ou seja a roda com maior perímetro vai percorrer uma distancia maior com o mesmo que a bicicleta menor. 
Velocidade angular: é a variação do ângulo θ formado entre o raio e seus eixos horizontal e vertical. 
Período: é o tempo gasto para dar uma volta só.
Frequência: quantas voltas foram dadas em um unidade de tempo (de acordo com o SI, utiliza-se hertz)
Velocidade tangencial: velocidade instantânea do ponto considerado nesse movimento.
Aceleração centrípeta: Aponta para o centro da trajetória.
Obs: não conheço tipos de bicicletas, nem questões de catracas, rodas, coisas do tipo. Irei considerar apenas as Rodas das bicicletas. A Monark, com roda maior e a bicicleta cross, com roda menor. Porém não tem como eu considerar as demais partes da bicicleta pois eu não entendo sobre.
Questão 2. Nesta última semana, tem tido dias chuvosos na região do vale do Jequitinhonha, como nesse período do ano, as arvores estão sem folhas e o chão mais descoberto, observei que chuva que caia no morro ao lado de minha casa, formava uma enxurrada e levava a terra e a matéria orgânica para um córrego que passa no pé do morro, assoreando o mesmo. Associei esse fenômeno, com as aulas de física sobre leis de Newton. Vamos entender o aconteceu nesse processo:
Considerando a água da chuva a partir do momento que ela está caindo da nuvem, o motivo pelo qual ela cai no chão, e não sobe ou flutua, é por conta da força peso, ou força gravitacional que tende sempre a puxar os corpos para superfície da terra. isso dependerá da massa das gotas de chuva, é tanto que a chuva só cai depois que as moléculas de água passam do estado gasoso para o estado liquido, ou seja, ao transformar em gotas, ganham massa suficiente para serem atraídas pela gravidade da terra. No trajeto, nuvem – solo, as gotas de chuva ganham aceleração, quanto maior a massa das gotas, maior vai ser a velocidade (aceleração). As cotas se chocam ao chão por conta da lei da inercia (que diz que o corpo tende a continuar em movimento retilíneo ate que uma força mude o trajeto ou pare o corpo). Ao se chocar no chão, e o morro inclinado, as gostas continuam descendo que cheguem no córrego. Diante disso, considerando a aceleração, a força peso, as gotas estão em atrito (força atrito) com o chão, deslocando partículas e assoreando o córrego.
Questão 3. O PER, tem sido um grande desafio para mim. Mesmo dispondo de todos os recursos necessários (internet (não é das melhores, mas me atende), estrutura física, familiar e emocional estável), este período exige muito mais do que isso. Na faculdade, podemos dedicar nosso tempo integralmente aos estudos, em casa existe muitas tarefas que dependem da gente, enquanto mulher principalmente. Na parte da manhã tenho casa para limpar, planta para molhar, as vezes almoço, na parte da tarde tem roupas para lavar, um animal para cuidar, enfim, afazeres domésticos, que se eu não fizer no horário certo acumula para depois ou acumula para meus pais que já possuem outros serviços, exige muito planejamento, foco e disciplina.
Sobre as aulas, já pegando o gancho desta atividade avaliativa. Eu acho que essa metodologia de escrever sobre a matéria é muito boa para a aprendizagem. Porém com este prazo curto estipulado, acho que não é tão eficaz, a pressão, ansiedade, não permite que aprendamos ao fazer a atividade, além de tudo cada um possui seu tempo, ainda mais com essa realidade, são muitas distrações, é um cachorro que late, um gato que sobe na gente, família que chama (termino essa atividade estressada e com lagrimas nos olhos rs,). Então, deixo como sugestão um tempo mais flexível, a gente se empenha mais e aprende mais também. Propostas de estudos dirigidos e pesquisar na internet também é bacana. 
Gostaria de agradecer e parabenizar a você, enquanto professor, pela dedicação e empenho. Sei que você passa pelos mesmos ou piores problemas que nós estudantes, entendemos você e somos gratos a isso. Enquanto futura educadora me coloco no lugar de vocês professores, e imagino o quanto vocês doam para que esse período seja o mais próximo possível do modelo de educação que defendemos. Gratidão!

Continue navegando