Buscar

Questionario - IMONOLOGIA

Prévia do material em texto

1- Em um caso de suspeita de uma doença que precisa ser identificada pelo uso de testes diagnósticos, havendo a disponibilidade de uso de dois testes um mais sensível e o outro mais específico, é preciso usar uma sequência lógica para aplicação dos mesmos. Nesse caso, a melhor maneira de aplicar estes dois testes para diagnóstico mais preciso seria: *
a) Aplicar primeiro o teste específico e, em caso positivo, deve-se proceder ao teste sensível.
b) Aplicar duas vezes, consecutivamente, o teste específico.
c) Aplicar duas vezes, consecutivamente, o teste sensível.
d) Aplicar primeiro o teste sensível e, em caso positivo, deve-se proceder ao específico.
e) Aplicar os dois testes em paralelo e analisar os resultados somente no final.
2- A sorologia permite muitas vezes determinar a fase clínica da doença, em função da classe de imunoglobulinas que se encontra alterada, pois elas aumentam segundo uma ordem geneticamente determinada. As classes de imunoglobulinas formadas, respectivamente, durante a fase aguda de uma infecção e num período posterior, são:
a) Apenas IgG na fase aguda e IgM em fase posterior.
b) Apenas IgM na fase aguda e IgD na fase posterior.
c) Apenas IgD na fase aguda e IgG na fase posterior.
d) IgG na fase aguda e IgM em fase posterior, podendo ter IgE e IgA, em certos casos.
e) IgM na fase aguda e IgG em fase posterior, podendo ter IgE e IgA, em certos casos.
3- Em 1975, Georges Kholer e Cesar Milstein, desenvolveram uma metodologia para produção de anticorpos monoclonais, que revolucionou a medicina, com possibilidades de aplicação no diagnóstico e na terapêutica. Considerando a produção e o uso de anticorpos monoclonais, como descrito por Kholer e Milstein, através do uso de hibridomas, assinale a alternativa incorreta.
a) Os anticorpos monoclonais podem ser utilizados como estratégia de imunoterapia contra tumores.
b) Células de mieloma crescem indefinidamente in vitro, sendo consideradas imortais, além de manter sua capacidade de produzir anticorpos específicos.
c) Os hibridomas são linhagens celulares obtidas a partir da fusão de células que se tornaram capazes de produzir anticorpos monoclonais, isto é, anticorpos com especificidade única e em escala ilimitada.
d) As linhagens de mieloma que não possuem a enzima HGPRT são incapazes de sobreviver em meio HAT, pois a aminopterina contida no meio de cultura bloqueia a principal via de síntese de DNA e para utilizar a via alternativa de síntese é necessário que o mieloma possua essas duas enzimas.
e)Os anticorpos monoclonais podem ser utilizados na fenotipagem celular por citometria de fluxo e nos testes imunodiagnósticos com anticorpos marcados.
4- Os imunoensaios são técnicas de diagnóstico imunológico que se baseiam na detecção de antígenos ou anticorpos em amostras biológicas de pacientes suspeitos de uma determinada infecção. Para a maioria dos imunoensaios a detecção de anticorpos é feita em amostras sorológicas e por esse motivo a amostra biológica a ser coletada do paciente corresponde a uma amostra de: 
a) Saliva
b) Urina
c) Escarro
d) Lágrima
e) Sangue
5- Os órgãos linfoides são os sítios de produção, diferenciação, proliferação e amadurecimento de diversos tipos celulares envolvidos com a resposta imune. Também funcionam como locais onde as células do sistema imune interagem entre si e com os agentes estranhos. Analise as alternativas acerca dos órgãos linfoides e assinale a correta.
a) O órgão linfoide primário é a medula óssea, onde são gerados os linfócitos B e T; os órgãos linfoides secundários são o timo, os linfonodos, o baço, sistema imune cutâneo e sistema imune associado às mucosas.
b) Os órgãos linfoides primários são a medula óssea, onde são gerados os linfócitos B e T, e o timo, onde os linfócitos T amadurecem e se desenvolvem; os órgãos linfoides secundários são os linfonodos, o baço, o sistema imune cutâneo e o sistema imune mucoso.
c) Não existe classificação em órgãos linfoides primários e secundários, todos são iguais em sua função no organismo.
d) Os órgãos linfoides primários são a medula óssea, onde são gerados os linfócitos B e o timo, onde são gerados os linfócitos T; os órgãos linfoides secundários são os linfonodos, o baço, o sistema imune cutâneo e o sistema imune associado às mucosas.
e) Os órgãos linfoides primários são a medula óssea, o timo e o baço, que produzem e amadurecem os linfócitos; os órgãos linfoides secundários são os linfonodos, o sistema imune cutâneo e o sistema imune mucoso.
6- Os linfócitos são as principais células do sistema imune se consideramos sua diversidade de funções biológicas e capacidade de interação com outras células do sistema imune através das citocinas por eles produzidas. Considerando a estrutura e função dos linfócitos e seus subtipos, analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa incorreta 
a) O marcador de superfície CD3 é específico das células derivadas do progenitor linfoide.
b) Os linfócitos T apresentam vários subtipos, sendo os mais comuns àqueles que expressam em sua superfície CD4 (citotóxicos) ou CD8 (auxiliares).
c) As moléculas de superfície CD4, CD8 e CD28 aumentam a adesão entre os linfócitos T e as células que lhe apresentaram o antígeno.
d) Os linfócitos B são células que expressam CD19 e quando ativadas se diferenciam em plasmócitos, secretores de imunoglobulina.
e) As células NK se diferenciam fenotipicamente dos linfócitos apenas pela expressão de CD16 e CD56.
7- O sistema imune atua como um sistema de vigilância para o reconhecimento de partículas estranhas ao organismo. Através de receptores específicos em suas células, o sistema imune reconhece partículas de diferentes estruturas não próprias ao organismo. Sobre as moléculas que são reconhecidas pelo sistema imune, assinale a alternativa incorreta.
a) Epítopos ou determinantes antigênicos são as regiões imunologicamente ativas de um imunógeno, onde se ligam os receptores das células B (RCB) ou T (RCT) ou anticorpos secretados.
b) Antígenos são moléculas que apresentam a capacidade de interagir com o sistema imune.
c) Os epítopos ou determinantes antigênicos de um antígeno podem únicos ou repetitivos.
d) Imunógenos são substâncias capazes de interagir com o sistema imune e induzir uma resposta imune humoral e/ou mediada por células.
e) Toda molécula antigênica possui uma região imunologicamente ativa, denominada imunógeno.
8- O sistema complemento é composto por proteínas da membrana plasmática e solúveis no sangue, que participam das defesas imunes inatas (natural) e adquiridas (memória) ao induzir uma série apropriada de reações que culminam com uma resposta inflamatória que auxilia no combate a uma infecção. Sobre o Sistema Complemento, assinale a alternativa incorreta:
a) Apresenta três vias de ativação (Clássica, Lectina e Alternativa) que são iguais no ponto de ativação, mas divergem em seus mecanismos efetores.
b) O evento central na ativação do sistema complemento é a proteólise de C3.
c)A lise de patógenos pelo complemento ocorre através da formação do complexo de ataque à membrana, com a polimerização de C9 para formar poros na superfície do patógeno.
d) As proteínas do sistema complemento também podem atuar como opsoninas, recobrindo a superfície de patógenos e facilitando a fagocitose.
e) Algumas proteínas do sistema complemento podem atuar como anafilatoxinas, recrutando células inflamatórias e induzindo respostas inflamatórias locais.

Continue navegando

Outros materiais