Buscar

Breve descritivo Otimização Topológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Breve descritivo Otimização Topológica 
Com o surgimento dos computadores o limite da engenharia tornou-se a criatividade do Engenheiro. Nossas limitações estavam somente naquilo que podíamos imaginar, mas com as ferramentas de simulação computacional tornou-se desnecessário inúmeros ensaios e gastos altíssimos para obter alguns resultados que poderiam ser criados pelos computadores. As grandes empresas perceberam que deveriam investir em simulações computacionais e, portanto, é imprescindível que um Engenheiro de Desenvolvimento de Produto saiba lidar com esse tipo de avanço tecnológico para manusear os programas de simulação e produzir os melhores produtos, então, algoritmos matemáticos devem ser incorporados ao processo de simulação de forma a obter os melhores produtos possíveis. 
Atualmente, os diversos programas disponíveis no mercado proporcionam experiências incríveis aos engenheiros; é possível projetar componentes com aspectos diversos e peculiares gerados através de algoritmos matemáticos inseridos nos programas de simulação e isso é possível através da otimização topológica. 
A otimização topológica existe há várias décadas mas na prática ela está ganhando estrutura nos últimos 10 anos; a otimização topológica é algo novo para muitos engenheiros. 
Para podermos entender melhor sobre o processo, definimos topologia como aquilo que se mantém constante em uma forma quando ela é distendida, comprimida e torcida. Então, para se falar em otimização topológica o método tradicional e mais utilizado para esse estudo é a densidade, onde podemos aumentar a rigidez modificando a distribuição de densidade ao longo da peça, ou seja, a densidade deixa de ser constante. O método também pode ser utilizado para outras físicas além da análise estrutural estática, por exemplo, temos otimização térmica para projetos de radiadores de alta complexidade. Podemos otimizar a topologia de vários componentes e fazer com que haja uma correlação prefeita entre eles transformando um projeto complexo seja mais simples e visual. 
Em outras palavras, A otimização de topologia (TO) é um método matemático que otimiza o layout do material dentro de um determinado espaço de projeto, para um determinado conjunto de cargas, condições de contorno e restrições com o objetivo de maximizar o desempenho do sistema.

Outros materiais