Buscar

Políticas Sociais em Educação

Prévia do material em texto

Políticas Sociais em Educação
	1.
	A educação no Brasil era destinada exclusivamente às elites. Os padres detinham o conhecimento e repassavam primeiramente aos donos da terras, senhores de engenho. Resumindo: todos os que podiam ter acesso ao conhecimento eram escolhidos. E a outra parcela era excluída. Nessa direção, por quem o conhecimento era transmitido?
	 a)
	Pela Igreja aos donos das terras e às crianças pobres.
	 b)
	Pela Igreja a todos os que buscavam o conhecimento.
	 c)
	Pela Igreja aos proprietários das terras.
	 d)
	Pela Igreja aos senhores de engenho e seus empregados.
	2.
	A década de 1930 foi marcante para a educação brasileira em virtude da criação do Ministério de Educação e Saúde Pública. O primeiro ministro foi Francisco Campos, que tomou medidas significativas em sua gestão, entre elas estão o Decreto 19.850, que cria o Conselho Nacional de Educação, o Decreto 19.851, que trata do ensino superior, o Decreto 20.158, que organiza o ensino comercial e regulamenta a profissão de contador e o Decreto 21.241, que dispõe sobre a organização do ensino secundário. Sobre as medidas de Francisco Campos que se destacaram nesse período, analise as sentenças a seguir:
I- O Conselho Nacional de Educação é um órgão consultivo sobre assuntos relativos ao ensino.
II- A divisão do ensino foi organizada em quatro níveis diferentes: infantil, fundamental, médio e técnico.
III- Entre os objetivos do ensino superior estão a grandeza da nação e o aperfeiçoamento da humanidade.
IV- A investigação científica no ensino superior ficou a cargo de contadores, médicos e professores primários.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	Após os movimentos realizados pelos militares no período republicano, ao contrário do regime imperial, o imperador não conseguiu acompanhar o progresso econômico no país, no qual cessou o seu poder, havendo duas manifestações favoráveis à educação, no sentido de cobrança enquanto prioridade da população. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O entusiasmo pela educação solicitava a ampliação de escolas.
II- A atuação do Governo Federal neste período ocorreu através de algumas medidas, sendo esta a Reforma de Augusto Comte.
III- O otimismo pedagógico buscava métodos e conteúdos para o ensino.
IV- O Ministério da Instrução, Correios e Telégrafos não apresentou mudanças nos currículos, assim as matérias humanísticas não foram substituídas por matérias de cunho mais positivista.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	As análises do sociólogo francês Pierre Bourdieu sobre as expressões da violência simbólica evidenciam o processo de naturalização de nossas ações e pensamentos. Essa naturalização nos faz pensar que determinados comportamentos, inclusive formas de violência simbólica, nasceram conosco e não foram construídas socialmente. Sobre as análises de Bourdieu, analise as sentenças a seguir:
I- A violência simbólica representa uma oposição conceitual em relação ao conceito de habitus.
II- A internalização do habitus colabora para a manutenção exploração capital X trabalho.
III- O conceito de habitus é a internalização de nossas ações e da ideologia que vivemos.
IV- O habitus representa a naturalização que ocorre através da emancipação do sujeito.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	Ainda sobre a história da educação brasileira, mais especificamente na década de 1930, na República Velha, ocorre o crescimento das indústrias. Para tal crescimento, é necessário que os indivíduos tenham o mínimo de acesso à educação. Referente a este período sucedido na educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Decreto 19.850 não criou o Conselho Nacional de Educação como órgão consultivo do ministro da Educação e Saúde Pública nos assuntos relativos ao ensino.
(    ) Os decretos brasileiros não consolidam as disposições sobre a organização do ensino secundário.
(    ) Francisco Campos foi o primeiro agente a assumir o Ministério e tomou algumas medidas em sua gestão, entre elas alguns decretos.
(    ) A responsabilidade de elaboração do Plano Nacional de Educação é de encargo do município, recomendando também normas e medidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	O Movimento Estudantil esteve engajado em muitas lutas sociais no Brasil e as mais conhecidas ocorreram na época da ditadura militar. Nos anos 1966, estas lutas se intensificaram e a União Nacional dos Estudantes - UNE - decretou em 22 de setembro, dia Nacional de Luta Contra a Ditadura. Os estudantes saíram nas ruas em várias cidades brasileiras e foram violentamente reprimidos. Este episódio ficou conhecido como setembrada. Em decorrência do que esse episódio resultou, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Passeata dos Cem Mil.
	 b)
	Massacre da Praia Vermelha.
	 c)
	Batalha da Rua Antônia.
	 d)
	Frente de Mobilização Popular.
	7.
	O movimento estudantil teve destaque em vários momentos históricos da vida política do Brasil, porém, assim como outros movimentos sociais, sofreu forte refluxo na implantação de um tipo muito específico de governo. Que tipo de governo era este?
	 a)
	Monarquia.
	 b)
	República.
	 c)
	Ditadura militar.
	 d)
	Império.
	8.
	A sociedade vem, através dos movimentos sociais, reivindicando melhorias para sua população. A educação, a saúde e a assistência social representam o tripé das principais políticas públicas de atendimento. Nesse sentido, as políticas públicas de educação representam a possibilidade real de acesso a direitos socialmente adquiridos. A partir desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- A política de educação representa a totalidade absoluta das necessidades básicas da população.
II- A política de educação representa os resultados mecânicos da massividade da população.
III- A política de educação pode ser compreendida como uma estratégia planejada para o enfrentamento das desigualdades sociais.
IV- A política de educação possibilita uma mudança real na vida da população, já que o estudo possibilita a conquista de melhores postos de trabalho.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	9.
	Conforme art. 205, no Brasil, a educação é direito de todos e o assistente social busca a efetivação dos objetivos constitucionais que garantem esse direito à população. No que determina o objetivo constitucional referente à qualificação de trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A educação tornou-se acessível devido à necessidade de qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho e à necessidade de um sistema educacional democrático e de qualidade.
(    ) Engloba a educação contra discriminações, em que se aprende a respeitar as pessoas portadoras de direitos e deveres.
(    ) Abordar conteúdos e práticas escolares que tragam para a sala de aula os direitos e deveres garantidos por lei ao cidadão.
(    ) Garante o direito de cada cidadão de aprender, independente das dificuldades e necessidades, sabendo aprimorar as potencialidades de cada aluno.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 fev. 2017.a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	10.
	Durante a década de 30, o Brasil passou por importantes mudanças políticas, que interferiram também no sistema educacional do país. A sociedade brasileira se tornara mais complexa, do ponto de vista das demandas sociais e políticas. Na expectativa de atender às crescentes demandas educacionais, relacionadas às necessidades dessa sociedade crescentemente complexa, o governo de Getúlio Vargas foi palco de importantes decisões. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O governo Vargas cria, em 1930, o Ministério da Educação e Saúde Pública.
(    ) Por priorizar o ensino técnico, o governo de Vargas encerra a oferta de Ensino Superior no país, durante cinco anos.
(    ) O primeiro ministro da Educação do governo Vargas é Francisco Campos, autor da reforma educacional.
(    ) Paralelamente à Reforma de Campos na educação, cria-se o Conselho Nacional de Educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.

Continue navegando