Buscar

AVALIANDO 1 PENAL IV

Prévia do material em texto

1
2
3
4
5
		
	 
	
	 
	
	
	
	
	Disc.: DIREITO PENAL IV   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 0,5 de 0,5
	
	          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A respeito dos crimes praticados por particulares, contra a administração pública, assinale a alternativa correta: (VUNESP.  Câmara de São Miguel Arcanjo. Procurador Legislativo)
	
	
	
	O agente que expõe a venda mercadoria de procedência estrangeira que sabe ser produto de introdução clandestina no território nacional pratica crime de contrabando.
	 
	O crime de tráfico de influência prevê aumento de pena se o agente alega que a vantagem solicitada ou exigida é destinada também ao funcionário público.
	
	O crime de usurpação de função pública somente caracteriza-se se o agente, na função usurpada, aufere vantagem.
	
	O crime de desacato prevê aumento de pena se o funcionário desacatado é da administração pública federal.
	
	O crime de resistência caracteriza-se somente quando há emprego de violência contra funcionário competente para executar ato legal.
	Respondido em 12/04/2021 19:13:32
	
Compare com a sua resposta:
	
	          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(FUNDATEC.RS.2019.) O Título XI do Código Penal trata dos crimes contra à administração pública, sendo que, no Capítulo I, estão previstos os crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Comete crime de prevaricação o funcionário público que deixar, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente.
II. O funcionário público que revelar fato que deva permanecer em segredo, de que tem ciência em razão do cargo, ou facilitar-lhe a revelação, comete o delito de condescendência criminosa.
III. Se o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ¿ ou deveria saber ¿ indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza, comete o delito de excesso de exação.
IV. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, configura o crime de corrupção passiva.
Quais estão corretas?
	
	
	
	Apenas II e III.
	
	Apenas I, III e IV.
	 
	Apenas III.
	
	Apenas I e II.
	
	Apenas IV.
	Respondido em 12/04/2021 19:13:56
	
Compare com a sua resposta:
	
	          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Tício invade um terreno particular e o proprietário promove ação de reintegração de posse. Tício, na tentativa de evitar a reintegração de posse, agride o oficial de justiça. Neste caso, é correto afirmar que a conduta de Tício configura o delito de:
	
	
	
	peculato;
	
	concussão;
	
	exercício arbitrário das próprias razões;
	
	desobediência;
	 
	resistência;
	Respondido em 12/04/2021 19:15:37
	
Compare com a sua resposta: A) Trata-se de Lesão Corporal Culposa na direção de veículo automotor previsto no art. 303 do CTB, ainda que o fato não tenha ocorrido em via pública, haja vista que decorreu de uma conduta na direção de veículo automotor. B) Caso a lesão fosse dolosa, na direção de veículo automotor, afastaria a incidência do CTB para a aplicação do Art. 129, §2º do Código Penal.
	
	          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Thiago, funcionário público, no exercício da função, recusa-se, por mero capricho, a cumprir ordem judicial que lhe foi transmitida em cumprimento de mandado, pelo oficial de justiça. Neste caso é correto afirmar que a conduta de Thiago configura o delito de:
	
	
	
	Desacato.
	
	Desobediência
	
	Abuso de autoridade.
	
	Corrupção passiva
	 
	Prevaricação.
	Respondido em 12/04/2021 19:24:05
	
Compare com a sua resposta:  
a)    O delito a ser imputado a Alessandro Antunes está tipificado no artigo 3º, alínea "i", da Lei n. 4.898/65, uma vez que ele, policial militar, atentou contra a incolumidade física de Paulo Roberto Cruz, ao ameaçar e agredir sua face, próximo ao olho, com a utilização de sua arma.
b)    O delito de abuso de autoridade resta configurado como crime comum, cuja competência é da Justiça Comum, ainda que perpetrado por militar, ainda que praticado em serviço, consoante enunciado da Súmula n.172, do Superior Tribunal de Justiça.
Obs. Neste caso, poderá, ainda, o docente abordar a possibilidade do concurso de crimes com o delito de lesões corporais que, se comprovadas, ensejariam o desmembramento do feito, cabendo à Justiça Comum a competência para processo e julgamento deste delito, e à Justiça Estadual Militar, do delito de lesões corporais, conforme entendimento sumulado no enunciado n. 90, do Superior Tribunal de Justiça.
	
	          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A conduta de agente que, após ter sido abordado por policiais, abaixa cinicamente as calças em público, chamando-os para revistá-lo em tom jocoso, demonstrando efetivo intuito de menosprezo, pretendendo constrangê-lo e ridicularizá-los diante de populares que presenciam o ato, caracteriza o crime de:
	
	
	
	desobediência.
	
	ato obsceno.
	
	injúria.
	
	resistência.
	 
	desacato.
	Respondido em 12/04/2021 19:26:28
	
Compare com a sua resposta: É o sistema legal ou enumerativo, segundo o qual será crime hediondo o que estiver arrolado no rol dos crimes hediondos. A vantagem é que não poderá haver discricionariedade por parte do judiciário, isto é, há uma segurança jurídica. A desvantagem é que não permite ao juiz avaliar no caso concreto se o delito é de fato hediondo ou não.

Continue navegando