Buscar

Direito Empresarial e do Consumidor - Avaliação Final Objetiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Direito Empresarial e do Consumidor (CMA01)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:649457) ( peso.:3,00)
	Prova:
	25224571
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os direitos do consumidor contemplados no CDC foram criados como forma de proteger uma figura (consumidor) que se sentia amedrontada perante grandes empresas, que, muitas vezes, ditavam as regras em uma relação de consumo. Dentre os direitos básicos elencados no art. 6º do Código de Defesa do Consumidor, encontram-se a proteção contratual e o direito à indenização. Sobre esses direitos citados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A proteção contratual contra cláusulas desproporcionais é restrita para pessoas físicas, pois as pessoas jurídicas não são amparadas pelo CDC.
(    ) As cláusulas contratuais onerosas ou desproporcionais poderão ser anuladas.
(    ) A indenização só é devida no caso de reconhecimento da miserabilidade do consumidor.
(    ) Os danos causados por defeitos nos produtos ou serviços serão indenizados pelo fornecedor ou prestador desses.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	De acordo com o Código Civil brasileiro, considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. O empresário individual é a pessoa física com plena capacidade civil e legalmente livre para praticar atividades empresariais. Com relação ao empresário individual, analise as sentenças a seguir:
I- A perda da qualidade de empresário individual pode ocorrer por morte, desistência voluntária, abandono da profissão ou falência.
II- A responsabilidade do empresário individual é limitada, pois se separa a firma da pessoa civil para fins de responsabilidade patrimonial.
III- Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.
IV- Os magistrados vitalícios e membros do Ministério Público são impedidos ao exercício da atividade empresarial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	3.
	A legislação moderna reconhece as relações de consumo de massas os contratos de adesão, entretanto estes não podem estar vinculados a cláusulas abusivas. Com relação às situações de consumo de massa e das cláusulas abusivas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O rol de cláusulas descritas no artigo 51 do Código do Consumidor que trata das cláusulas contratuais abusivas é denominado de rol taxativo.
	 b)
	O cancelamento do contrato estabelecido na relação de consumo de forma unilateral, sem a necessidade da manifestação do consumidor, é prática permitida nesta relação contratual.
	 c)
	A cláusula contratual que estabelece a inversão do ônus da prova em prejuízo ao consumidor é considerada na relação consumerista como nula de pleno direito.
	 d)
	Um contrato será invalidado em seu inteiro teor quando ocorrer a nulidade de uma cláusula contratual abusiva.
	4.
	A sociedade empresária tem sua previsão legal no art. 981 do Código Civil. O principal objetivo é exercer atividade econômica, através da prestação de serviços e produção de bens. Contudo, existem regras para a constituição de uma sociedade empresária. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir:
I- A sociedade empresária pode ser constituída, dentre outros, através de um contrato verbal.
II- Sua finalidade pode ser sem fins lucrativos ou econômicos.
III- A personalidade jurídica da sociedade é adquirida com o depósito de seu contrato social ou estatuto no registro competente.
IV- Possui objetivo econômico, ou seja, finalidade de lucro.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	5.
	Somos rotineiramente envolvidos pelas relações consumeristas. Utilizamos serviços ou adquirimos produtos. Tomemos, por exemplo, a situação hipotética da compra de um micro-ondas. Compramos o micro-ondas, pagamos por ele, levamos à nossa casa e, no primeiro momento em que o utilizamos, ele simplesmente não funciona. Deduzimos inicialmente que estamos diante de um defeito de fabricação. Com relação aos produtos que apresentam defeitos de fabricação, temos algumas situações de proteção elencadas no código consumerista. Com base nessa situação descrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O fornecedor pode providenciar o conserto do micro-ondas e tem, para fazer esta operação, o prazo de 30 dias.
(    ) O prazo de 30 dias para o reparo do micro-ondas pode ser prorrogado pelo mesmo período, desde que você, consumidor, o autorize.
(    ) Não havendo possibilidade do reparo do micro-ondas, após o prazo de 30 dias, você, consumidor, deve receber outro micro-ondas em perfeitas condições da mesma espécie.
(    ) Se o fornecedor não tiver um micro-ondas igual ao que você, consumidor, comprou, deve lhe entregar outro de melhor qualidade e você não precisará pagar a mais por isso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	Além da lei nos trazer as informações que caracterizam a figura do empresário, ela nos descreve as situações em que podemos formar sociedades empresárias, que consiste na reunião de pessoas sob determinado formato, organizando bens e serviços, atendendo ao mercado, buscando lucro. Sobre os tipos de empresário e os requisitos para o exercício da atividade profissional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A condição de acionista, cotista ou comandatário é situação proibida para aquele que exerce atividade pública, ou seja, para o funcionário público.
	 b)
	Empresário individual e empresário na forma de sociedade de pessoas são os tipos de empresários reconhecidos no direito empresarial brasileiro.
	 c)
	A capacidade civil é situação dispensável para a constituição de sociedade empresária ou para o exercício de atividade empresarial.
	 d)
	Pela sua formação, é desejável que magistrados ou desembargadores exerçam cargo de direção ou sejam membros do conselho fiscal em sociedade empresária.
	7.
	A elaboração do Código de Defesa do Consumidor fez com que o Brasil fosse o pioneiro na codificação dos direitos do consumidor em todo o mundo. Sobre o CDC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É uma lei de modo inter e multidisciplinar, pois se relaciona com as demais áreas do direito.
(    ) Leva em consideração a vulnerabilidade do consumidor frente ao fornecedor de produtos ou serviços.
(    ) Por vontade das partes no contrato, o CDC pode deixar de ser aplicado.
(    ) Uma das finalidades do CDC é evitar que os consumidores sofram prejuízos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	A responsabilidade do fornecedor de serviços está vinculada à comprovação do efeito do serviço, levando-se em consideração que a prestação de serviços deve conter vícios. Com relação ao fornecimento de produtos e serviços, analise as sentenças a seguir:
I- Comprovando o fornecedor que não ocorreu defeito na prestação de seu serviço e que a culpa pelo defeito foi causada de forma exclusiva pelo consumidor, a responsabilidade não recairá sobre aquele.
II- A inadequação dos produtos quanto ao consumo, entendidos como adulterados, nocivos à saúde,caracteriza o vício de quantidade dos produtos.
III- Havendo disparidade entre a informação sobre a quantidade contida no recipiente e o peso indicado pelo fornecedor, estamos diante do vício de quantidade dos produtos.
IV- A adulteração dos produtos e a existência de motivos que tornem os produtos inadequados ao consumo definem o vício da quantidade dos serviços.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	A garantia estabelecida no Código de Defesa do Consumidor visa a assegurar a qualidade, a integridade e a durabilidade do produto ou serviço prestado. Sobre a garantia, analise as seguintes sentenças:
I- O termo de garantia, tanto legal quanto contratual, somente será entregue ao consumidor trinta dias após a compra.
II- A garantia legal é estabelecida pelo CDC, e independe de termo expresso ou contrato.
III- A garantia contratual complementa a legal e se apresenta através de documento escrito.
IV- Existem duas modalidades de garantia previstas no Código de Defesa do Consumidor: a legal e a contratual.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	A Política de Relações de Consumo precedeu a Política Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor. Estas políticas estão descritas no Código de Defesa do Consumidor. Este código descreveu princípios vinculados ao consumidor e ao suprimento de suas necessidades. Com relação a esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A carência de proteção e a hipossuficiência são características identificadoras da vulnerabilidade do consumidor.
(    ) A defesa do consumidor será efetuada pelo Estado na estrita observância das formas estabelecidas em lei.
(    ) O consumidor é considerado no princípio da harmonização dos interesses como terceira força do mercado, sendo as outras duas a indústria e o trabalho.
(    ) O desenvolvimento de formas eficazes de controle e segurança na oferta de produtos e serviço no mercado está descrito no princípio da coibição de abusos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	11.
	(ENADE, 2015) A lei reconhece a pessoa jurídica como um importante instrumento para o exercício da atividade empresarial, não a transformando, porém, em um dogma inatacável. A personalidade jurídica das sociedades deve ser usada para propósitos legítimos e não deve ser pervertida. Todavia, caso tais propósitos sejam desvirtuados, não se pode fazer prevalecer o dogma da separação patrimonial entre a pessoa jurídica e os seus membros. A desconsideração é, pois, a forma de se adequar a pessoa jurídica aos fins para os quais ela foi criada, vale dizer, é a forma de se limitar e coibir o uso indevido deste privilégio que é a pessoa jurídica, ou seja, é a forma de se reconhecer a relatividade da personalidade jurídica das sociedades.
FONTE: TOMAZETTE, M. Curso de Direito Empresarial. São Paulo: Atlas, 2008.
AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. PROCESSUAL CIVIL. CONSUMIDOR. DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA. NÃO DEMONSTRAÇÃO DA PRESENÇA DOS REQUISITOS PREVISTOS NO ART. 28 DO CDC. SÚMULA 7/ STJ.  1. A recorrente busca a desconsideração da personalidade jurídica, em virtude de a recorrida não mais exercer as atividades no endereço fornecido na inicial. 2. O art. 28 do CDC dispõe que a desconsideração da personalidade jurídica da sociedade, no âmbito das relações consumeristas, se efetivará: a) quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social; b) falência ou estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica, provocados por má administração; c) sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores.
FONTE: Disponível em: <http://www.stj.jus.br>. Acesso em: 30 jul. 2015.
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir:
I- O Código de Defesa do Consumidor foi instituído com o objetivo de normatizar questões sobre a relação de consumo para inibir o abuso de direito ou o excesso de poder por parte da atividade empresária, permitindo a sua desconsideração. A mudança de endereço ou o encerramento das atividades não constituem, conforme o acórdão, requisitos para tal ato.
II- O acórdão está coerente com a posição doutrinária, pois não se pode desconsiderar de imediato a pessoa jurídica sem antes verificar os pressupostos normativos para tanto, adequando-os aos aspectos práticos.
III- A presença dos requisitos legais é suficiente para que se requeira a desconsideração da personalidade jurídica, ainda que a empresa possua patrimônio.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	II, apenas.
	 b)
	III, apenas.
	 c)
	I e III, apenas.
	 d)
	I e II, apenas.
	12.
	(ENADE, 2018) A desconsideração da personalidade jurídica é aplicada no Brasil há algumas décadas, como se pode observar nas principais leis, antes mesmo de constar no Código de Processo Civil de 2015. Existem duas vertentes de aplicação da referida desconsideração: o Código de Defesa do Consumidor traz a denominada Teoria Menor e o Código Civil trata da Teoria Maior, sendo essa última teoria a mais aceita pela doutrina em geral e pelos tribunais, formando forte jurisprudência. Além disso, o Código de Processo Civil positivou a aplicação da desconsideração inversa, confirmando uma prática já recorrente no Poder Judiciário, visando a possibilidade de responsabilizar a empresa por dívida ou fraude dos sócios. A partir do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica implica a anulação ou o desfazimento do ato constitutivo da sociedade empresarial.
II- É possível a aplicação da desconsideração da personalidade jurídica em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.
III- O incidente de desconsideração da personalidade jurídica afigura-se como demanda incidental voltada a reconhecer a inoponibilidade da personalidade jurídica da sociedade que, uma vez declarada, permite estender a responsabilidade patrimonial para um terceiro (sócio ou sociedade).
IV- A desconsideração inversa da personalidade jurídica caracteriza-se pelo afastamento da autonomia patrimonial da sociedade para, contrariamente ao que ocorre na desconsideração da personalidade propriamente dita, atingir o ente coletivo e seu patrimônio social de modo a responsabilizar a pessoa jurídica por obrigações do sócio.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: ALVIM, A. A. et al (Org.). Comentários ao Código de Processo Civil - Lei n° 13.105/2015. 1. ed., São Paulo: Saraiva, 2016 (adaptado).
	 a)
	II, III e IV
	 b)
	I e II.
	 c)
	I e IV.
	 d)
	I, II e IV.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.

Continue navegando