Buscar

a073dae5-c63c-4b29-913a-1d18092e2192 (1)

Prévia do material em texto

10
licenciatura em pedagogia
Alisson Vinicios Pires Kalapalo e cristiane p.p. Anacleto
Semana cultural virtual
Diversidade sócio cultural 
Querência-MT
2021
Alisson Vinicios Pires Kalapalo e cristiane p.p. Anacleto
Semana cultural virtual
Diversidade sócio cultural 
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial à aprovação no 5 semestre do curso de Pedagogia.
Orientador: Professora Rita de Cassia Leite de Andrade
Querência-MT
2021
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
3	CONCLUSÃO	8
REFERÊNCIAS	9
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
	Tema do projeto 
	 Diversidade Socio cultural
	Público-alvo 
	Ensino fundamental 1 a 3 série
	Justificativa 
	Sentindo a necessidade de conhecer e resgatar a nossa cultura é que nós pensamos em realizar esse projeto. Resgatando raízes, cujo intuito é incentivar os alunos á diversas culturas que existe em nosso país, por exemplo música, danças e diversas tradições de outros povos, com uma grande riqueza de diversidade, Além de respeitar diferentes culturas que existe no brasil
	Objetivo geral 
	 Respeitar a diversidade cultural, étnica, religiosa;
 Trabalhar interação entre escola e família
 Trabalhar o auto estima dos alunos para que estes possam relacionar-se com o outro.
 Pesquisar diferentes culturas que existe no brasil
 Compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos distintos, com cultura e costumes próprio.
 Perceber e valorizar semelhanças diferentes.
 
	Objetivos específicos 
	 Envolver os alunos no projeto indisciplinar de ensino elaborado pelos professores;
 Conhecer a história e as contribuições dos negros e índios na sociedade brasileira;
 Reconhecer o seu valor enquanto pessoa; 
 Identificar as causas que excluem os negros e índios dos seus direitos;
 fazer produções com linguagens artísticas (música, dança, artes visuais, e jogos dramáticos)
 Evidenciar a importância de se trabalhar vários temas de ensino ao mesmo tempo melhorando assim a capacidade do aluno numa boa aprendizagem.
 Buscar que os alunos tenham diversos campos de conhecimentos em um só tema
	Metodologia 
	Trabalhar educação e artes sendo desenvolvida através da música e dança; trabalhando através da musicalização envolvendo as crianças a aprender, incentivando aprendizagem da oral e da escrita.
Trabalhar o desenvolvimento de português e literatura; o método de foco dessa atividade de ensino será; montar um cantinho da leitura, utilizando literatura infanto-juvenil, essas atuarão para o desenvolvimento da leitura fazendo com que a crianças aprenda de forma prazerosas. Incentivando ao letramento e a alfabetização sendo assim abrindo as portas da imaginação através da leitura fazendo com que as crianças aprendam.
 Selecionar em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares elementos de destintas culturas indígenas, afro brasileiras e de outras regiões do país, latina américas, europeias etc. Valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para sua formação local, regional e brasileira.
	Recursos didáticos 
	 utilização de sons mecânicos; criação de um cantinho da leitura infanto-juvenil, livros didáticos, cartazes produzidos pelos alunos da semana culturas, lápis de cor, giz de cera, cartolinas para elaboração de máscaras de cada povo e cultura. 
	Avaliação 
	 A avaliação se dará pela participação e desempenho dos alunos, nas diversas etapas nas produções das atividades, além disso após as atividades em sala, o professor irar montar uma roda de discussão, onde estará avaliando o que cada aluno aprendeu nas aulas. 
	Referências 
	https://novaescola.org.br/plano-de-aula/6021/diversidade-na-producao-cultural-do-lugar https://cafecomsociologia.com/cultura-e-diversidade-cultural/
https://cafecomsociologia.com/tag/eixo-cultura-identidade-alteridade/https://educacaoinfantil.aix.com.br/diversidade-na-sala-de-aula/http://armariodoprofessor.blogspot.com/2016/03/plano-de-aula-diversidade-cultural-com.html
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/como-trabalhar-cultura-e-diversidade-em-sala-de-aula/10387 
CONCLUSÃO
Ao concluir este trabalho acadêmico levando -se em conta o que foi aqui estudado, pude entender a importância que tem o ensinamento da arte para o desenvolvimento das crianças no ensino fundamental. Pude notar que com o passar dos tempos o ensino da disciplina se tornou mais frequente e indispensável para a evolução do aprendizado das crianças e infância. Nós futuros docentes buscamos construir uma bagagem de educação através de métodos de ensinos que serão passados ao público, e que servirão para atuação na vida profissional, com entendimento que esses métodos sejam adequados para que tenhamos a eficácia de desenvolvimento nos ensinamentos para as crianças e suas infâncias ,e que atenda suas necessidades de ensino, respeitando sua infância e as suas características especificidades que lhe são inerentes ,ou seja, o pedagogo deve propor métodos de ensino em que as crianças possa ter a maior autonomia possível desenvolvendo seus próprios métodos e reações através do ensino da arte. Abordar este tema tão rico e diversificado nos remete a beleza natural do nosso país. A cultura popular brasileira é, sem dúvida, um misto de diversidade que, exatamente, por este motivo a transforma e a amplia de forma tão atraente a todos que desejarem se aprofundar neste assunto. Portanto, é possível oferecer na escola momentos de diferentes manifestações culturais, interligando-os ao conteúdo, havendo uma melhor assimilação do que está sendo trabalhado, ou seja, do passado ao presente. Faz-se necessário, pois o aluno busca uma identidade e ele só será bem aceito quando formar a sua e se impor, devemos educar para a vida, para que eles saibam fazer as suas escolhas e escolher um mundo cada vez melhor para viver, com a sua contribuição. O aluno deve fazer a diferença. É necessário que se tenha esperança de um mundo melhor, de um mundo onde um dia todos possam se respeitar, se valorizar e entender que somos de uma mesma espécie, que somos seres racionais e que a única coisa que nos faz ser diferentes são as nossas características, nossas particularidades, nossos sonhos, nossas ideias, nossa forma de pensar, de ser e etc. Finalizo acreditando que o pedagogo é capaz de melhorar a educação e continuar à , oferecendo aos alunos diversas atividades, despertando o seu interesse, curiosidade, envolvendo os alunos em atividades indisciplinares e contextualizadas de ensino de diversas disciplinas.
REFERÊNCIAS
https://escoladainteligencia.com.br/blog/cultura-digital/ https://www.seduc.ce.gov.br/2020/08/10/semana-do-estudante-tem-programacao-especial-com-atividades-culturais-e-incentivo-ao-protagonismo-jovem/ https://novaescola.org.br/plano-de-aula/6021/diversidade-na-producao-cultural-do-lugar https://cafecomsociologia.com/cultura-e-diversidade-cultural/
https://cafecomsociologia.com/tag/eixo-cultura-identidade-alteridade/https://educacaoinfantil.aix.com.br/diversidade-na-sala-de-aula/http://armariodoprofessor.blogspot.com/2016/03/plano-de-aula-diversidade-cultural-com.html
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/como-trabalhar-cultura-e-diversidade-em-sala-de-aula/10387 m: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838. Acesso em: 20 jan. 2020.
 http://revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/issue/view/12. Acesso em: 21 jan. 2021. em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/21. Acesso em: 22 jan. 2021.

Mais conteúdos dessa disciplina