Buscar

atividade A1 comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRIMEIRO EXEMPLO:
No próprio título do vídeo “Dialeto nordestino – uma resposta ao preconceito" já anuncia que haverá preconceito linguístico onde fala “uma resposta ao preconceito" chamando bastante atenção ao preconceito xenofóbico devido a região do autor. E ao decorrer do vídeo o preconceito é confirmado quando seu autor o poeta Bráulio Bessa resolve comentar o fato de que em homenagem ao seu ídolo, o também poeta Patativa do Assaré, fez uma tatuagem de um trecho de um poema seu no braço onde dizia assim: “Eu sou brasileiro, filho do Nordeste, sou cabra da peste sou do Ceará”, mas para sua surpresa um rapaz o critica dizendo: “Como você têm coragem de tatuar um poema de um poeta analfabeto", o autor do vídeo dar a sua devida resposta ao preconceituoso ao seu estilo em forma de poema com um dialeto bem nordestino, mas a melhor resposta são as próprias palavra do próprio Patativa do Assaré, quando ele fala: “É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada.
Dialeto nordestino – uma resposta ao preconceito. 2016. Disponível em: https://youtu.be/npErliDE1xg
SEGUNDO EXEMPLO:
A matéria do blog parabolablog.com.br traz uma reflexão sobre o preconceito linguístico feito em forma de humor na internet, trazendo a tona a que ponto o humor deixa de ser apenas diversão e vira preconceito. quando ele expõem as palavras do próprio humorista na frase: “pra tu vê como vale tudo em nome no humô" onde ele tenta fazer um arremedo na língua portuguesa e corrigir de forma forçada as palavras “planta”, “problema”, “paroxítona” e “paralelepípedo”… tentando disciplinar as pronúncias desses termos dita aparentemente por sua mãe, deixando escapar um preconceito com o grau de escolaridade de algumas pessoas que fazem com que se expressem em linguagem Popular trazendo alguns erros linguísticos e não segundo a norma culta. 
Preconceito linguístico e humor na internet. 2019. Disponível em: https://www.parabolablog.com.br/index.php/blogs/preconceito-linguistico-e-humor-na-internet
TERCEIRO EXEMPLO:
A matéria discuti sobre o livro “Por uma vida melhor" aprovado pelo ministério da educação para o ensino da língua portuguesa para jovens e adultos da rede de escola pública. O livro é acusado de ensinar regras de português erradas. A matéria diz que ninguém leu o livro, que foram apenas lidas frases soltas de uma das páginas de um capítulo, o que levantou debate sobre o tema preconceito linguístico, onde chegou-se a afirmar que a “defesa” de traços da fala popular produziria como um dos efeitos um preconceito as avessas, contra os que falam corretamente. Chega- se a conclusão como que o comentário foi tão desastroso que a própria mídia já expressou o preconceito sobre o tema em questão.
 
Como diz o próprio autor da matéria “no fundo, o preconceito linguístico é um preconceito social. É uma discriminação sem fundamento que atinge falantes interiorizado por alguma razão e por algum fato histórico”. Preconceito linguístico – Ciência hoje. 2011. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/coluna/preconceito-linguistico/

Outros materiais