Buscar

Fevereiro roxo

Prévia do material em texto

Campanha de conscientização 
Fibromialgia
Lúpus
Alzheimer 
Fibromialgia
A fibromialgia caracteriza-se por dor crônica em vários pontos do corpo, especialmente nos tendões e nas articulações. 
Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.
A dor da fibromialgia pode ser intensa e incapacitante, mas não provoca inflamações nem deformidades físicas. Entretanto, pode estar associada a outras doenças reumatológicas, o que pode confundir o diagnóstico.
 
CAUSAS DA FIBROMIALGIA: 
A causa específica da doença é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.
SINTOMAS DA FIBROMIALGIA:
Dor generalizada e recidivante;
Fadiga;
Falta de disposição e energia;
Alterações do sono que é pouco reparador;
Síndrome do cólon irritável;
Sensibilidade durante a micção;
Cefaleia;
Distúrbios emocionais e psicológicos.
Pontos de dores mais frequentes na fibromialgia
 
A cada 10 pacientes de 7 á 9 são mulheres 
TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA
O tratamento da enfermidade exige cuidados multidisciplinares. No entanto, têm-se mostrado eficaz para o controle da doença:
Uso de analgésicos e antiiflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;
Atividade física regular ajuda contra as dores da fibromialgia;
Acompanhamento psicológico e emocional;
Massagens e acupuntura
Lúpus eritematoso sistêmico (LES)
Doença inflamatoria autoimune, ocorre em qualquer idade, raça e sexo, pórem as mulheres são as mais aco É uma doença que faz o organismo produzir anticorpos em excesso
 
Tipos de Lúpus
O Lúpus pode ser manifestar de quatro formas diferentes, que têm causas distintas. As principais formas da doença são:
Lúpus Discoide; 
Lúpus Sistêmico;
Lúpus induzido por drogas;
Lúpus neonatal.
Cerca de 65 Mil pessoas tem o Lúpus 
Tratamento do Lúpus
O tratamento para o Lúpus varia de acordo com os sintomas manifestados pelo paciente e, por isso, é aconselhado consultar o médico especialista de acordo com o tipo de sintoma e o órgão afetado.
.
O Lúpus pode atingir 
Cérebro
Nervos
Pele
Articulações
Pulmão
Coração
Rins 
Alzheimer
A doença de Alzheimer provoca deterioração das funções cerebrais, como perda de memória e da linguagem
A doença de Alzheimer (Alois Alzheimer, neurologista alemão que primeiro descreveu essa patologia) provoca progressiva e inexorável deterioração das funções cerebrais, como perda de memória, da linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si próprio.
Cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% com mais de 85 anos podem apresentar algum sintoma dessa enfermidade e são inúmeros os casos que evoluem para demência. Feito o diagnóstico, o tempo médio de sobrevida varia de oito a 10 anos.
CAUSAS DO ALZHEIMER
Não se conhece a causa específica da doença de Alzheimer. Parece haver certa predisposição genética para seu aparecimento. Nesses casos, ela pode desenvolver-se precocemente, por volta dos 50 anos.
Pesquisadores levantam a hipótese de que algum vírus e a deficiência de certas enzimas e proteínas estejam envolvidos na etiologia da doença. Outros especulam que a exposição ao alumínio e seu depósito no cérebro possam contribuir para a instalação do quadro, mas não foi estabelecida nenhuma relação segura de causa e efeito a respeito disso.
SINTOMAS DO ALZHEIMER
 
Estágio I (forma inicial) – alterações na memória, personalidade e habilidades espaciais e visuais;
Estágio II (forma moderada) – dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos; agitação e insônia;
Estágio III ( forma grave) – resistência à execução de tarefas diárias, incontinência urinária e fecal, dificuldade para comer, deficiência motora progressiva;
Estágio IV (terminal) – restrição ao leito, mutismo, dor à deglutição, infecções intercorrentes.
DIAGNÓSTICO
Não há um teste diagnóstico definitivo para a doença de Alzheimer. A doença só pode ser realmente diagnosticada por exame do tecido cerebral obtido por biópsia ou na autópsia após a morte. Médicos baseiam o diagnóstico no levantamento minucioso do histórico pessoal e familiar, em testes psicológicos e por exclusão de outros tipos de doenças mentais. Mesmo assim, estima-se que o diagnóstico possa estar equivocado em 10% dos casos.
TRATAMENTO DO ALZHEIMER
 Até o momento, a doença permanece sem cura. O objetivo do tratamento é minorar os sintomas. Atualmente, estão sendo desenvolvidos medicamentos que, embora em fase experimental, sugerem a possibilidade de controlar a doença.
Aproximadamente 1,2 mil brasileiros são afetados
Referências
https://youtu.be/Qr948MaOGhw
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/doenca-de-alzheimer/
http://hospitalsaomatheus.com.br/blog/lupus-o-que-e-tipos-sintomas-e-fatores-de-risco/
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/fibromialgia/

Continue navegando