Buscar

7 Teste

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A QUESTÃO SOCIAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	SDE0633_A7_201902152077_V1
	
	
	
	
		Aluno: KÁLINKA CAROLINE GODOY GRISANG
	Matr.: 201902152077
	Disc.: INTROD. À QUEST.SOC. 
	2020.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A flexibilização da economia, reestruturação no mundo do trabalho, Estado mínimo, retração dos direitos, são características de um modelo de política que alterou condições de trabalho, demanda e respostas profissionais do serviço social. Que modelo foi este?
	
	
	
	Pós modernismo
	
	
	Ditadura
	
	
	Democracia
	
	
	Socialismo
	
	
	Neoliberalismo
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O Neoliberalismo surgiu a partir das ideias de Friedman, e tomou força na década de 70. Ele veio para se contrapor ao:
	
	
	
	Estado Nacionalista
	
	
	Estado Absolutista
	
	
	Estado Liberalista Progressista
	
	
	Estado Centralizador
	
	
	Estado de Bem-Estar Social
	
Explicação:
O neoliberalismo, defendido por Frideman, se constitui como uma forma de organização da economia que teve maior apoio a partir da década de 70 após a crise do Petróleo no Mundo e naquele momento o argumento era que o Estado de Bem-Estar Social já estava superado porque não supria todas as necessidades da sociedade, porque acaba por absorver quase todas as demandas políticas, econômicas e sociais e isso levava a máquina estatal a ficar emperrada e a se preocupar com demandas além da sua responsabilidade.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Fundação Getúlio Vargas (FGV). 2018. A chegada do neoliberalismo no Brasil se deu, em grande parte, por meio da implementação das medidas de ajuste indicadas pelo Consenso de Washington. No que diz respeito à área social, essas medidas representaram o(a):
	
	
	
	aumento da taxa de emprego.
	
	
	compromisso do Estado com a proteção social;
	
	
	exponenciação da questão social;
	
	
	centralidade das políticas sociais na saúde;
	
	
	ampliação dos direitos de cidadania;
	
Explicação:
O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os movimentos sociais nos anos 1980 foram essenciais para que na Constituição Federal de 1988 os direitos socais fossem reconhecidos. No entanto, na década seguinte deu-se início a implantação do modelo neoliberal que promoveu:
	
	
	
	A construção de diversos serviços visando garantir a efetivação das políticas previstas na Constituição.
	
	
	A modernização das políticas sociais, que não poderiam ficar na mão do Estado devido a sua ineficiência.
	
	
	A configuração de um Estado mínimo para o social e máximo para o capital.
	
	
	A transferência de responsabilidade pela formulação das política sociais para a sociedade civil, sem prejuízo aos direitos conquistados.
	
	
	A organização de um sistema mais justo, voltado para o atendimento dos mais necessitados.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No padrão intervencionista do Estado Brasileiro, se atribui à política social a função de atenuar as sequelas do capitalismo monopolista marcado pela forte ______________ de renda e super exploração do trabalho.
	
	
	
	Avaliação.
	
	
	Totalização.
	
	
	Refilantropização.
	
	
	Atribuição.
	
	
	Concentração.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A partir de 1980, ganhou relevância uma nova perspectiva econômica, que ficou conhecida como neoliberalismo, tendo por base o liberalismo econômico revisitado e adaptado aos tempos atuais do capitalismo globalizado e de um modo de produção:
	
	
	
	flexível
	
	
	contratual
	
	
	dinâmica
	
	
	regular
	
	
	acelerada
	
Explicação:
Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O conceito de meritocracia está inserido dentro dos ideais do:
	
	
	
	Socialismo Utópico
	
	
	Populismo
	
	
	Liberalismo
	
	
	Paternalismo
	
	
	Comunismo
	
Explicação:
O liberalismo sempre defendeu que as condições devem ser iguais a todos. Contudo, a partir daí diferenças normais e criadas pelos próprios indivíduos e pela sociedade gerariam inevitavelmente resultados distintos entre eles, perfeitamente legítimos e necessários para a própria dinâmica da sociedade democrática capitalista.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Nos anos setenta esgotou-se a longa expansiva da dinâmica do capitalista, o que seguiu demostra que o capital não tem nenhum compromisso social e foi denominado como:
	
	
	
	Socialismo
	
	
	Restauração do capital (globabização mais neoliberalismo)
	
	
	Subdesenvolvimentismo
	
	
	Welfare State
	
	
	pauperização relativa

Mais conteúdos dessa disciplina