Logo Passei Direto
Buscar

Prática hermenêutica das religiões

User badge image
Básico

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considere o fragmento a seguir: “Todos eles trabalham com a busca da essência religiosa, questão que 'fora por Weber afastada como sociologicamente irrelevante ou inoportuna, já no início de suas análises sobre a comunidade religiosa na obra Economia e sociedade'.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER, assinale a alternativa com a preocupação principal de Weber em relação às condições e efeitos comunitários:
A Socio-economicamente.
B Sócio-geograficamente.
C Sócio-culturalmente.
D Sócio-politicamente.
E Sócio-historicamente.

Considere o fragmento a seguir: “Através de uma série de pesquisas de caráter históricas e empíricas, tem-se desde então introduzido uma nova fase de investigações, sobre um espectro temático de diversas práticas relacionadas à religião budista”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, assinale a alternativa que marca quem tem assumido um lugar de proeminência na produção de novos estudos sobre o budismo:
A O MEC.
B Os departamentos de filosofia.
C Os departamentos de história.
D Os departamentos de teologia.
E Os departamentos de ciências da religião.

Considere o fragmento a seguir: “De acordo com o censo IBGE 2010, a distribuição por 'raça ou cor' daqueles que se autodeclaram como budistas no Brasil está assim posta: 20% destes são 'pardos', 6% são 'pretos', 42% são brancos e 32% são 'amarelos'.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, assinale a alternativa com o nome do grupo étnico que tem sofrido o maior decréscimo:
A Budismo “pardo”.
B Budismo “preto”.
C Budismo “amarelo”.
D Budismo “branco”.
E Budismo “vermelho”.

iam uma transformação no perfil hegemônico entre os praticantes do Budismo no Brasil”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 497.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, qual fenômeno tem ocorrido com o budismo em relação à faixas etárias? Assinale a alternativa correta:
A Um rejuvenescimento com a participação dos mais jovens.
B Ausência de participação de crianças.
C Um “envelhecimento” com praticantes acima dos 70 anos.
D Desaparecimento da faixa etária dos jovens.
E Participantes com mais de 70 anos abaixo da média nacional.

Considere o fragmento a seguir: “[...] a religião vem a proporcionar uma atmosfera existencial: 'para que vás muito bem e vivas muitos e muitos anos sobre a face da terra'.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER, para Weber a religião é uma ação comunitária que se transforma em:
A ação específica.
B ação religiosa.
C ação societária.
D ação individual.
E ação ordinária.

Considere o fragmento a seguir: “Comparativamente a outros grupos religiosos no Brasil, o segmento das 'religiões orientais' não possui uma expressividade significativa em termos numéricos”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, segundo dados do IBGE 2010 sobre o budismo no Brasil é correto afirmar que:
A O budismo vai continuar fazendo parte das religiões minoritárias.
B O budismo deve dobrar o número de adeptos nos próximos três anos.
C O budismo deve alcançar maioria religiosa no brasil até 2050.
D O budismo é a segunda maior religião no Brasil.
E O budismo cresce cerca de 10% ao ano no Brasil.

Considere o fragmento a seguir: pós esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 485.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, assinale a alternativa que marca os fatores que contribuem para o aumento das pesquisas de religiões orientais e do budismo:
A Maior procura sobre o assunto e liberação de mais bolsas de estudos.
B Criação de novos cursos nas universidades federais e maior procura sobre o assunto.
C Liberação de mais bolsas de estudos e descentralização de estudos sobre o cristianismo nas universidades confessionais.
D Descentralização de estudos sobre o cristianismo nas universidades confessionais e criação de novos cursos nas universidades federais.
E Criação de novos cursos nas universidades federais e diminuição de interesse em outras áreas.

Considere o fragmento a seguir: “[...] depura-se que, há uma pequena diferença entre os dados levantados nos censos de 1991 e 2010, algo em torno de 9.436 budistas.”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, sobre o budismo no Brasil, nos últimos dez anos é correto afirmar que:
A Estagnou, mas se manteve numericamente.
B Cresceu numericamente.
C Estagnou e praticamente acabou.
D Desestagnou, mas não cresceu.
E Estagnou e declinou numericamente.

Leia o seguinte excerto de texto: “Essa metodologia subdivide dois grandes modelos, a saber: o 'Budismo étnico' ou de 'imigração' e, em segundo lugar, o 'Budismo de conversão' (segmentado entre conversões de 'primeira' e 'segunda' geração)”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, identifique corretamente os tipos de budismo às suas respectivas características:
( ) Tipo de Budismo que toma forma no campo brasileiro é aquele oriundo do processo de adesão, por parte das elites intelectuais da sociedade, há uma prática budista marcada pelo Zen, por certa afinidade à teosofia e a uma perspectiva mais universalista do Budismo.
( ) Diferente da caracterização do perfil dos adeptos anteriores, não é restrita à um grupo étnico. Pelo contrário, o senso IBGE identificou que, a maior parte daqueles que compõem a identidade étnica desse Budismo, são indivíduos em sua grande maioria “brancos”, “pardos” e “pretos”.
( ) Resultante do movimento migratório de grupos familiares e de indivíduos asiáticos a procura de oportunidades de emprego, o Budismo étnico chega por volta dos anos de 1810 como uma prática religiosa restrita a devoção pessoal ou no interior da família.
A 1 – 2 – 3
B 3 – 2 – 1
C 1 – 3 – 2
D Através de incentivos culturais do governo.
E Através de importação de literatura.

Considere o fragmento a seguir: “Outro elemento importante também é a distribuição geográfica do Budismo ao longo do país. Tais dados se acentuam e complexificam na medida em que realocamos a análise para as unidades da Federação”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, assinale a alternativa com o nome do estado brasileiro onde se concentram a maioria dos praticantes de religiões orientais:
A Minas Gerais.
B Paraná.
C Rio de Janeiro.
D Bahia.
E São Paulo.

Considere o fragmento a seguir: “É de suma importância iniciarmos nossa compreensão da religião sob o olhar weberiano, buscando entender como Max Weber, considerado por muitos o maior dentre os sociólogos da religião, analisou-a de maneira geral e classificou as diversas religiões que de uma forma ou de outra influenciam significativamente os homens até os nossos dias”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER, para Weber, a “busca da essência religiosa” é considerada:
A Importante.
B Indiferente.
C Imprescindível.
D Indispensável.
E Irrelevante.

Considere o fragmento a seguir: “Weber também é concludente ao afirmar que o porquê da presença e permanência da religião está relacionado com as circunstâncias sociais (econômicas, políticas e culturais)”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER, Weber e Fraser concordam quanto a finalidade do surgimento da religião. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa finalidade:
A Satisfazer as necessidades culturais.
B Satisfazer as necessidades econômicas.
C Satisfazer as necessidades sociais.
D Satisfazer as necessidades espirituais.
E Satisfazer as necessidades da vida.

Considere o fragmento a seguir: “Somente em tempos mais recentes da produção acadêmica no Brasil, o Budismo tem ganho maior interesse como objeto de estudos entre os pesquisadores”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, no século XIX já havia uma presença considerável de budistas no Brasil. Assinale a alternativa que marca como o budismo chegou ao território brasileiro:
A Através de campanhas missionárias evangelizadoras.
B Através de intercâmbios religiosos.
C Através de grupos de imigrantes asiáticos.
D Através de incentivos culturais do governo.
E Através de importação de literatura.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considere o fragmento a seguir: “Todos eles trabalham com a busca da essência religiosa, questão que 'fora por Weber afastada como sociologicamente irrelevante ou inoportuna, já no início de suas análises sobre a comunidade religiosa na obra Economia e sociedade'.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER, assinale a alternativa com a preocupação principal de Weber em relação às condições e efeitos comunitários:
A Socio-economicamente.
B Sócio-geograficamente.
C Sócio-culturalmente.
D Sócio-politicamente.
E Sócio-historicamente.

Considere o fragmento a seguir: “Através de uma série de pesquisas de caráter históricas e empíricas, tem-se desde então introduzido uma nova fase de investigações, sobre um espectro temático de diversas práticas relacionadas à religião budista”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, assinale a alternativa que marca quem tem assumido um lugar de proeminência na produção de novos estudos sobre o budismo:
A O MEC.
B Os departamentos de filosofia.
C Os departamentos de história.
D Os departamentos de teologia.
E Os departamentos de ciências da religião.

Considere o fragmento a seguir: “De acordo com o censo IBGE 2010, a distribuição por 'raça ou cor' daqueles que se autodeclaram como budistas no Brasil está assim posta: 20% destes são 'pardos', 6% são 'pretos', 42% são brancos e 32% são 'amarelos'.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, assinale a alternativa com o nome do grupo étnico que tem sofrido o maior decréscimo:
A Budismo “pardo”.
B Budismo “preto”.
C Budismo “amarelo”.
D Budismo “branco”.
E Budismo “vermelho”.

iam uma transformação no perfil hegemônico entre os praticantes do Budismo no Brasil”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 497.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, qual fenômeno tem ocorrido com o budismo em relação à faixas etárias? Assinale a alternativa correta:
A Um rejuvenescimento com a participação dos mais jovens.
B Ausência de participação de crianças.
C Um “envelhecimento” com praticantes acima dos 70 anos.
D Desaparecimento da faixa etária dos jovens.
E Participantes com mais de 70 anos abaixo da média nacional.

Considere o fragmento a seguir: “[...] a religião vem a proporcionar uma atmosfera existencial: 'para que vás muito bem e vivas muitos e muitos anos sobre a face da terra'.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER, para Weber a religião é uma ação comunitária que se transforma em:
A ação específica.
B ação religiosa.
C ação societária.
D ação individual.
E ação ordinária.

Considere o fragmento a seguir: “Comparativamente a outros grupos religiosos no Brasil, o segmento das 'religiões orientais' não possui uma expressividade significativa em termos numéricos”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, segundo dados do IBGE 2010 sobre o budismo no Brasil é correto afirmar que:
A O budismo vai continuar fazendo parte das religiões minoritárias.
B O budismo deve dobrar o número de adeptos nos próximos três anos.
C O budismo deve alcançar maioria religiosa no brasil até 2050.
D O budismo é a segunda maior religião no Brasil.
E O budismo cresce cerca de 10% ao ano no Brasil.

Considere o fragmento a seguir: pós esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 485.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, assinale a alternativa que marca os fatores que contribuem para o aumento das pesquisas de religiões orientais e do budismo:
A Maior procura sobre o assunto e liberação de mais bolsas de estudos.
B Criação de novos cursos nas universidades federais e maior procura sobre o assunto.
C Liberação de mais bolsas de estudos e descentralização de estudos sobre o cristianismo nas universidades confessionais.
D Descentralização de estudos sobre o cristianismo nas universidades confessionais e criação de novos cursos nas universidades federais.
E Criação de novos cursos nas universidades federais e diminuição de interesse em outras áreas.

Considere o fragmento a seguir: “[...] depura-se que, há uma pequena diferença entre os dados levantados nos censos de 1991 e 2010, algo em torno de 9.436 budistas.”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, sobre o budismo no Brasil, nos últimos dez anos é correto afirmar que:
A Estagnou, mas se manteve numericamente.
B Cresceu numericamente.
C Estagnou e praticamente acabou.
D Desestagnou, mas não cresceu.
E Estagnou e declinou numericamente.

Leia o seguinte excerto de texto: “Essa metodologia subdivide dois grandes modelos, a saber: o 'Budismo étnico' ou de 'imigração' e, em segundo lugar, o 'Budismo de conversão' (segmentado entre conversões de 'primeira' e 'segunda' geração)”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, identifique corretamente os tipos de budismo às suas respectivas características:
( ) Tipo de Budismo que toma forma no campo brasileiro é aquele oriundo do processo de adesão, por parte das elites intelectuais da sociedade, há uma prática budista marcada pelo Zen, por certa afinidade à teosofia e a uma perspectiva mais universalista do Budismo.
( ) Diferente da caracterização do perfil dos adeptos anteriores, não é restrita à um grupo étnico. Pelo contrário, o senso IBGE identificou que, a maior parte daqueles que compõem a identidade étnica desse Budismo, são indivíduos em sua grande maioria “brancos”, “pardos” e “pretos”.
( ) Resultante do movimento migratório de grupos familiares e de indivíduos asiáticos a procura de oportunidades de emprego, o Budismo étnico chega por volta dos anos de 1810 como uma prática religiosa restrita a devoção pessoal ou no interior da família.
A 1 – 2 – 3
B 3 – 2 – 1
C 1 – 3 – 2
D Através de incentivos culturais do governo.
E Através de importação de literatura.

Considere o fragmento a seguir: “Outro elemento importante também é a distribuição geográfica do Budismo ao longo do país. Tais dados se acentuam e complexificam na medida em que realocamos a análise para as unidades da Federação”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, assinale a alternativa com o nome do estado brasileiro onde se concentram a maioria dos praticantes de religiões orientais:
A Minas Gerais.
B Paraná.
C Rio de Janeiro.
D Bahia.
E São Paulo.

Considere o fragmento a seguir: “É de suma importância iniciarmos nossa compreensão da religião sob o olhar weberiano, buscando entender como Max Weber, considerado por muitos o maior dentre os sociólogos da religião, analisou-a de maneira geral e classificou as diversas religiões que de uma forma ou de outra influenciam significativamente os homens até os nossos dias”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER, para Weber, a “busca da essência religiosa” é considerada:
A Importante.
B Indiferente.
C Imprescindível.
D Indispensável.
E Irrelevante.

Considere o fragmento a seguir: “Weber também é concludente ao afirmar que o porquê da presença e permanência da religião está relacionado com as circunstâncias sociais (econômicas, políticas e culturais)”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER, Weber e Fraser concordam quanto a finalidade do surgimento da religião. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa finalidade:
A Satisfazer as necessidades culturais.
B Satisfazer as necessidades econômicas.
C Satisfazer as necessidades sociais.
D Satisfazer as necessidades espirituais.
E Satisfazer as necessidades da vida.

Considere o fragmento a seguir: “Somente em tempos mais recentes da produção acadêmica no Brasil, o Budismo tem ganho maior interesse como objeto de estudos entre os pesquisadores”.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, no século XIX já havia uma presença considerável de budistas no Brasil. Assinale a alternativa que marca como o budismo chegou ao território brasileiro:
A Através de campanhas missionárias evangelizadoras.
B Através de intercâmbios religiosos.
C Através de grupos de imigrantes asiáticos.
D Através de incentivos culturais do governo.
E Através de importação de literatura.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“Todos eles trabalham com a busca da essência religiosa, questão que 'fora por Weber afastada como sociologicamente irrelevante ou inoportuna, já no início de suas análises sobre a comunidade religiosa na obra Economia e sociedade'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER. OLIVEIRA, Arilson Silva de. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião – PUCMG, Belo Horizonte, V 07, N 14, 136-155, Jun, 2019. p.137.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER, assinale a alternativa com a preocupação principal de Weber em relação às condições e efeitos comunitários:
Nota: 10.0
	
	A
	Socio-economicamente.
	
	B
	Sócio-geograficamente.
	
	C
	Sócio-culturalmente.
	
	D
	Sócio-politicamente.
	
	E
	Sócio-historicamente.
Você acertou!
Comentário: Weber é categórico ao dizer que se preocupa sócio-historicamente com as condições e os efeitos das ações comunitárias (livro-base, p. 137).
Questão 2/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“Através de uma série de pesquisas de caráter históricas e empíricas, tem-se desde então introduzido uma nova fase de investigações, sobre um espectro temático de diversas práticas relacionadas à religião budista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 485, 486.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, assinale a alternativa que marca quem tem assumido um lugar de proeminência na produção de novos estudos sobre o budismo:
Nota: 10.0
	
	A
	O MEC.
	
	B
	Os departamentos de filosofia.
	
	C
	Os departamentos de história.
	
	D
	Os departamentos de teologia.
	
	E
	Os departamentos de ciências da religião.
Você acertou!
Comentário: Esta é alternativa correta. Merecem destaque as pesquisas desenvolvidas pelos departamentos de Ciências da Religião no Brasil que, de maneira vanguardista, têm assumido um lugar de proeminência na produção de novos estudos sobre o Budismo. (livro-base, p. 486)
Questão 3/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“De acordo com o censo IBGE 2010, a distribuição por 'raça ou cor' daqueles que se autodeclaram como budistas no Brasil está assim posta: 20% destes são 'pardos', 6% são 'pretos', 42% são brancos e 32% são 'amarelos'.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 497.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, assinale a alternativa com o nome do grupo étnico que tem sofrido o maior decréscimo:
Nota: 10.0
	
	A
	Budismo “pardo”.
	
	B
	Budismo “preto”.
	
	C
	Budismo “amarelo”.
Você acertou!
Comentário: Esta é alternativa correta. Comparando com os dados dos censos anteriores, poderemos notar o movimento de decrescimento entre praticantes étnicos do Budismo. Esse declínio se torna evidente entre o grupo que Usarski (2008) categoriza como “Budismo amarelo”. Entre os resultados dos anos de 2000 (37,9%) e 2010 (31,5%) há uma queda em torno de 6,4% no Budismo. (livro-base, p. 496)
	
	D
	Budismo “branco”
	
	E
	Budismo “vermelho”.
Questão 4/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“Tais dados atestariam uma transformação no perfil hegemônico entre os praticantes do Budismo no Brasil”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 497.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, qual fenômeno tem ocorrido com o budismo em relação à faixas etárias? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Um rejuvenescimento com a participação dos mais jovens.
	
	B
	Ausência de participação de crianças.
	
	C
	Um “envelhecimento” com praticantes acima dos 70 anos.
Você acertou!
Comentário: Esta é alternativa correta. Um último fenômeno que merece destaque, consequência dos demais já observados, é o “envelhecimento” do segmento budista que possui algo em torno de 12,65% de seus praticantes com mais de 70 anos (a média nacional é de 4,84%). (livro-base, p. 497)
	
	D
	Desaparecimento da faixa etária dos jovens.
 
	
	E
	Participantes com mais de 70 anos abaixo da média nacional.
Questão 5/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“[...] a religião vem a proporcionar uma atmosfera existencial: 'para que vás muito bem e vivas muitos e muitos anos sobre a face da terra'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER. OLIVEIRA, Arilson Silva de. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião – PUCMG, Belo Horizonte, V 07, N 14, 136-155, Jun, 2019. p.137.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER, para Weber a religião é uma ação comunitária que se transforma em:
Nota: 10.0
	
	A
	ação específica.
Você acertou!
Comentário: E ao afirmar que a religião é uma “ação comunitária”, ou seja, mais do que um conjunto de crenças, ou uma realidade que paira acima dos indivíduos, ela se transforma, na sua concepção, em um certo tipo de ação específica (livro-base, p. 137).
	
	B
	ação religiosa.
	
	C
	ação societária.
	
	D
	ação individual.
	
	E
	ação ordinária.
Questão 6/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“Comparativamente a outros grupos religiosos no Brasil, o segmento das 'religiões orientais' não possui uma expressividade significativa em termos numéricos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 495.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, segundo dados do IBGE 2010 sobre o budismo no Brasil é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O budismo vai continuar fazendo parte das religiões minoritárias.
Você acertou!
Comentário: Esta é alternativa correta. Tais dados acima apontam
que, de uma maneira em geral, o Budismo continuaria a se manter como uma “minoria religiosa” no cenário nacional. (livro-base, p. 495)
	
	B
	O budismo deve dobrar o número de adeptos nos próximos três anos.
	
	C
	O budismo deve alcançar maioria religiosa no brasil até 2050.
	
	D
	O budismo é a segunda maior religião no Brasil.
	
	E
	O budismo cresce cerca de 10% ao ano no Brasil.
Questão 7/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:“Muito embora já existisse uma presença significativa de budistas no país desde o século XIX, com grupos de imigrantes asiáticos, os trabalhos dedicados à análise e avaliação desta tradição religiosa no país remontam, de maneira formal, ao fim dos anos 90 e início de 2000”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 485.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, assinale a alternativa que marca os fatores que contribuem para o aumento das pesquisas de religiões orientais e do budismo:
Nota: 10.0
	
	A
	Maior procura sobre o assunto e liberação de mais bolsas de estudos.
	
	B
	Criação de novos cursos nas universidades federais e maior procura sobre o assunto.
	
	C
	Liberação de mais bolsas de estudos e descentralização de estudos sobre o cristianismo nas universidades confessionais.
	
	D
	Descentralização de estudos sobre o cristianismo nas universidades confessionais e criação de novos cursos nas universidades federais.
Você acertou!
Comentário: Pode-se dizer que, com a progressiva descentralização das pesquisas sobre cristianismos nos departamentos de Ciências da Religião nas universidades confessionais e a criação de novos cursos nas universidades federais, abriu-se um caminho para um novo status da pesquisa sobre religiões orientais e do Budismo no país. (livro-base, p. 486)
	
	E
	Criação de novos cursos nas universidades federais e diminuição de interesse em outras áreas.
 
Questão 8/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“[...] depura-se que, há uma pequena diferença entre os dados levantados nos censos de 1991 e 2010, algo em torno de 9.436 budistas.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 496.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, sobre o budismo no Brasil, nos últimos dez anos é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Estagnou, mas se manteve numericamente.
	
	B
	Cresceu numericamente.
	
	C
	Estagnou e praticamente acabou.
	
	D
	Desestagnou, mas não cresceu.
	
	E
	Estagnou e declinou numericamente.
Você acertou!
Comentário: Esta é alternativa correta. Não apenas estagnou, como também declinou em termos de adesão numericamente. (livro-base, p. 496)
Questão 9/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Leia o seguinte excerto de texto:
“Essa metodologia subdivide dois grandes modelos, a saber: o 'Budismo étnico' ou de 'imigração' e, em segundo lugar, o 'Budismo de conversão' (segmentado entre conversões de 'primeira' e 'segunda' geração)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 489.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, identifique corretamente os tipos de budismo às suas respectivas características:
1. Budismo étnico ou de imigração.
2. Budismo de conversão de primeira geração.
3. Budismo de conversão de segunda geração.
( ) Tipo de Budismo que toma forma no campo brasileiro é aquele oriundo do processo de adesão, por parte das elites intelectuais da sociedade, há uma prática budista marcada pelo Zen, por certa afinidade à teosofia e a uma perspectiva mais universalista do Budismo.
( ) Diferente da caracterização do perfil dos adeptos anteriores, não é restrita à um grupo étnico. Pelo contrário, o senso IBGE identificou que, a maior parte daqueles que compõem a identidade étnica desse Budismo, são indivíduos em sua grande maioria “brancos”, “pardos” e “pretos”.
( ) Resultante do movimento migratório de grupos familiares e de indivíduos asiáticos a procura de oportunidades de emprego, o Budismo étnico chega por volta dos anos de 1810 como uma prática religiosa restrita a devoção pessoal ou no interior da família.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 3 – 2
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	2 – 3 – 1
Você acertou!
Comentário: (1) Budismo étnico ou de imigração: Resultante do movimento migratório de grupos familiares e de indivíduos asiáticos a procura de oportunidades de emprego, o Budismo étnico chega por volta dos anos de 1810 como uma prática religiosa restrita a devoção pessoal ou no interior da família. p. 489. (2) Budismo de conversão de primeira geração: tipo de Budismo que toma forma no campo brasileiro é aquele oriundo do processo de adesão, por parte das elites intelectuais da sociedade, há um prática budista marcada pelo Zen, por certa afinidade à teosofia e a uma perspectiva mais universalista do Budismo. p. 491. (3) Diferente da caracterização do perfil dos adeptos anteriores, não é restrita à um grupo étnico. Pelo contrário, o senso IBGE identificou que, a maior parte daqueles que compõem a identidade étnica desse Budismo, são indivíduos em sua grande maioria “brancos”, “pardos” e “pretos”. (livro-base, p. 492)
Questão 10/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“Somente em tempos mais recentes da produção acadêmica no Brasil, o Budismo tem ganhado maior interesse como objeto de estudos entre os pesquisadores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 485.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, no século XIX já havia uma presença considerável de budistas no Brasil. Assinale a alternativa que marca como o budismo chegou ao território brasileiro:
Nota: 10.0
	
	A
	Através de campanhas missionárias evangelizadoras.
	
	B
	Através de intercâmbios religiosos.
	
	C
	Através de grupos de imigrantes asiáticos.
Você acertou!
Comentário: Esta é alternativa correta. Muito embora já existisse uma presença significativa de budistas no país desde o século XIX, com grupos de imigrantes asiáticos. (livro-base, p. 485)
	
	D
	Através de incentivos culturais do governo.
 
	
	E
	Através de importação de literatura.
Questão 1/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“Muito embora já existisse uma presença significativa de budistas no país desde o século XIX, com grupos de imigrantes asiáticos, os trabalhos dedicados à análise e avaliação desta tradição religiosa no país remontam, de maneira formal, ao fim dos anos 90 e início de 2000”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 485.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, assinalea alternativa que marca os fatores que contribuem para o aumento das pesquisas de religiões orientais e do budismo:
Nota: 10.0
	
	A
	Maior procura sobre o assunto e liberação de mais bolsas de estudos.
	
	B
	Criação de novos cursos nas universidades federais e maior procura sobre o assunto.
	
	C
	Liberação de mais bolsas de estudos e descentralização de estudos sobre o cristianismo nas universidades confessionais.
	
	D
	Descentralização de estudos sobre o cristianismo nas universidades confessionais e criação de novos cursos nas universidades federais.
Você acertou!
Comentário: Pode-se dizer que, com a progressiva descentralização das pesquisas sobre cristianismos nos departamentos de Ciências da Religião nas universidades confessionais e a criação de novos cursos nas universidades federais, abriu-se um caminho para um novo status da pesquisa sobre religiões orientais e do Budismo no país. (livro-base, p. 486)
	
	E
	Criação de novos cursos nas universidades federais e diminuição de interesse em outras áreas.
 
Questão 2/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“Todos eles trabalham com a busca da essência religiosa, questão que 'fora por Weber afastada como sociologicamente irrelevante ou inoportuna, já no início de suas análises sobre a comunidade religiosa na obra Economia e sociedade'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER. OLIVEIRA, Arilson Silva de. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião – PUCMG, Belo Horizonte, V 07, N 14, 136-155, Jun, 2019. p.137.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER, assinale a alternativa com a preocupação principal de Weber em relação às condições e efeitos comunitários:
Nota: 10.0
	
	A
	Socio-economicamente.
	
	B
	Sócio-geograficamente.
	
	C
	Sócio-culturalmente.
	
	D
	Sócio-politicamente.
	
	E
	Sócio-historicamente.
Você acertou!
Comentário: Weber é categórico ao dizer que se preocupa sócio-historicamente com as condições e os efeitos das ações comunitárias (livro-base, p. 137).
Questão 3/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“[...] a religião vem a proporcionar uma atmosfera existencial: 'para que vás muito bem e vivas muitos e muitos anos sobre a face da terra'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER. OLIVEIRA, Arilson Silva de. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião – PUCMG, Belo Horizonte, V 07, N 14, 136-155, Jun, 2019. p.137.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER, para Weber a religião é uma ação comunitária que se transforma em:
Nota: 10.0
	
	A
	ação específica.
Você acertou!
Comentário: E ao afirmar que a religião é uma “ação comunitária”, ou seja, mais do que um conjunto de crenças, ou uma realidade que paira acima dos indivíduos, ela se transforma, na sua concepção, em um certo tipo de ação específica (livro-base, p. 137).
	
	B
	ação religiosa.
	
	C
	ação societária.
	
	D
	ação individual.
	
	E
	ação ordinária.
Questão 4/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“Outro elemento importante também é a distribuição geográfica do Budismo ao longo do país. Tais dados se acentuam e complexificam na medida em que realocamos a análise para as unidades da Federação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 496.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, assinale a alternativa com o nome do estado brasileiro onde se concentram a maioria dos praticantes de religiões orientais:
Nota: 10.0
	
	A
	Minas Gerais.
	
	B
	Paraná.
	
	C
	Rio de Janeiro.
	
	D
	Bahia.
	
	E
	São Paulo.
Você acertou!
Comentário: Esta é alternativa correta. São Paulo é o estado que mais concentra adeptos das “religiões orientais” com 55,31% do total destes no país. Do Budismo, a proporção chega a 62,95%, garantindo-se como o lugar de maior densidade de praticantes de todo o Brasil. (livro-base, p. 496)
Questão 5/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“É de suma importância iniciarmos nossa compreensão da religião sob o olhar weberiano, buscando entender como Max Weber, considerado por muitos o maior dentre os sociólogos da religião, analisou-a de maneira geral e classificou as diversas religiões que de uma forma ou de outra influenciam significativamente os homens até os nossos dias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER. OLIVEIRA, Arilson Silva de. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião – PUCMG, Belo Horizonte, V 07, N 14, 136-155, Jun, 2019. p.137.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER, para Weber, a “busca da essência religiosa” é considerada:
Nota: 0.0
	
	A
	Importante.
	
	B
	Indiferente.
	
	C
	Imprescindível.
	
	D
	Indispensável.
	
	E
	Irrelevante.
Comentário: "para outros teóricos diferentes de Weber, como LévyBruhl, James Frazer e Émile Durkheim, o porquê da presença ou permanência da religião é o mesmo onde quer que haja religião. Todos eles trabalham com a busca da essência religiosa, questão que 'fora por Weber afastada como sociologicamente irrelevante ou inoportuna, já no início de suas análises sobre a comunidade religiosa na obra Economia e sociedade'” (livro-base, p. 137).
Questão 6/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“De acordo com o censo IBGE 2010, a distribuição por 'raça ou cor' daqueles que se autodeclaram como budistas no Brasil está assim posta: 20% destes são 'pardos', 6% são 'pretos', 42% são brancos e 32% são 'amarelos'.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 497.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, assinale a alternativa com o nome do grupo étnico que tem sofrido o maior decréscimo:
Nota: 10.0
	
	A
	Budismo “pardo”.
	
	B
	Budismo “preto”.
	
	C
	Budismo “amarelo”.
Você acertou!
Comentário: Esta é alternativa correta. Comparando com os dados dos censos anteriores, poderemos notar o movimento de decrescimento entre praticantes étnicos do Budismo. Esse declínio se torna evidente entre o grupo que Usarski (2008) categoriza como “Budismo amarelo”. Entre os resultados dos anos de 2000 (37,9%) e 2010 (31,5%) há uma queda em torno de 6,4% no Budismo. (livro-base, p. 496)
	
	D
	Budismo “branco”
	
	E
	Budismo “vermelho”.
Questão 7/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“Comparativamente a outros grupos religiosos no Brasil, o segmento das 'religiões orientais' não possui uma expressividade significativa em termos numéricos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMONO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 495.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, segundo dados do IBGE 2010 sobre o budismo no Brasil é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O budismo vai continuar fazendo parte das religiões minoritárias.
Você acertou!
Comentário: Esta é alternativa correta. Tais dados acima apontam
que, de uma maneira em geral, o Budismo continuaria a se manter como uma “minoria religiosa” no cenário nacional. (livro-base, p. 495)
	
	B
	O budismo deve dobrar o número de adeptos nos próximos três anos.
	
	C
	O budismo deve alcançar maioria religiosa no brasil até 2050.
	
	D
	O budismo é a segunda maior religião no Brasil.
	
	E
	O budismo cresce cerca de 10% ao ano no Brasil.
Questão 8/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“Weber também é concludente ao afirmar que o porquê da presença e permanência da religião está relacionado com as circunstâncias sociais (econômicas, políticas e culturais)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER. OLIVEIRA, Arilson Silva de. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião – PUCMG, Belo Horizonte, V 07, N 14, 136-155, Jun, 2019. p.137.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo-base DESVENDANDO A RELIGIÃO E AS RELIGIÕES MUNDIAIS EM MAX WEBER, Weber e Fraser concordam quanto a finalidade do surgimento da religião. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa finalidade:
Nota: 0.0
	
	A
	Satisfazer as necessidades culturais.
	
	B
	Satisfazer as necessidades econômicas.
	
	C
	Satisfazer as necessidades sociais.
	
	D
	Satisfazer as necessidades espirituais.
	
	E
	Satisfazer as necessidades da vida.
Comentário: Weber também é concludente ao afirmar que o porquê da presença e permanência da religião está relacionado com as circunstâncias sociais (econômicas, políticas e culturais). No entanto, para ele, a religião surge com a mesma finalidade que para Frazer: satisfazer as necessidades da vida. (livro-base, p. 137)
Questão 9/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“Somente em tempos mais recentes da produção acadêmica no Brasil, o Budismo tem ganhado maior interesse como objeto de estudos entre os pesquisadores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 485.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, no século XIX já havia uma presença considerável de budistas no Brasil. Assinale a alternativa que marca como o budismo chegou ao território brasileiro:
Nota: 10.0
	
	A
	Através de campanhas missionárias evangelizadoras.
	
	B
	Através de intercâmbios religiosos.
	
	C
	Através de grupos de imigrantes asiáticos.
Você acertou!
Comentário: Esta é alternativa correta. Muito embora já existisse uma presença significativa de budistas no país desde o século XIX, com grupos de imigrantes asiáticos. (livro-base, p. 485)
	
	D
	Através de incentivos culturais do governo.
 
	
	E
	Através de importação de literatura.
Questão 10/10 - Literatura e Hermenêutica das Religiões Orientais e Contemporâneas
Considere o fragmento a seguir:
“Tais dados atestariam uma transformação no perfil hegemônico entre os praticantes do Budismo no Brasil”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO. BARROZO, Victor Breno Farias. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião – UNICAP, Recife, V 07, N 16, 483-499, Set/Dez, 2016. p. 497.
Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do artigo ROSTOS DE UM BUDHA TUPINIQUIM: BREVE PANORAMA SOCIAL DO BUDISMO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO, qual fenômeno tem ocorrido com o budismo em relação à faixas etárias? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Um rejuvenescimento com a participação dos mais jovens.
	
	B
	Ausência de participação de crianças.
	
	C
	Um “envelhecimento” com praticantes acima dos 70 anos.
Você acertou!
Comentário: Esta é alternativa correta. Um último fenômeno que merece destaque, consequência dos demais já observados, é o “envelhecimento” do segmento budista que possui algo em torno de 12,65% de seus praticantes com mais de 70 anos (a média nacional é de 4,84%). (livro-base, p. 497)
	
	D
	Desaparecimento da faixa etária dos jovens.
 
	
	E
	Participantes com mais de 70 anos abaixo da média nacional.

Mais conteúdos dessa disciplina