Buscar

Discentes de odontogênetica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seminário interdisciplinar: perguntas discentes.
· ODONTOGÊNETICA: 
01. “ A cárie dentária é geralmente relacionada com a ingestão de doces e uma higiene bucal deficiente, mas a ciência vem mostrando que as causas dessa doença são mais complexas. ”
 HTTPS://JORNAL.USP.BR/AUTHOR/VITORCONDENEVESGMAIL-COM, Propensão a ter cárie está relacionada a variações genéticas, Jornal da USP.
Durante o exame clinico, o Dr. Sirus observou que a paciente possuía várias restaurações, porém, em algumas havia a presença de manchas acastanhadas e escuras, indicando possivelmente a presença de cárie na região. Sabendo que há diversos fatores para a incidência da carie, marque a alternativa correta sobre a doença. 
I. O surgimento da cárie pode estar relacionado a biomarcadores genéticos que causam uma suscetibilidade a doença. 
II. Gêmeos univitelinos e bivitelinos possuem suscetibilidade para desenvolver a doença cárie da mesma forma entre os dois, caso possuam fatores genéticos para isso. 
III. O surgimento da doença cárie não está ligado a fatores genéticos, somente a dieta, fatores ambientais e socioeconômicos. 
IV. Os genes envolvidos no sistema imunológico, na composição da saliva e na formação do esmalte podem estar relacionados ao desenvolvimento de cárie em um indivíduo. 
Itens: 
a) I, II e III. 
b) Apenas III. 
c) I e IV. (CORRETA)
d) Todos os itens estão corretos. 
02. Apesar da prática tabagista ter sido bem comum no passado, o cigarro ainda se faz presente nos dias atuais mesmo havendo diversos alertas sobre seus malefícios. Durante a anamnese a paciente relatou fazer uso crônico de álcool e cigarro. Sabendo que a fumaça do cigarro é toxica para o corpo humano, marque V ou F para as alternativas sobre as alterações que a droga pode causar. 
(F) Apenas a faringe, esôfago e pulmão são diretamente afetados pela fumaça do cigarro, pois quando a substância entra em contato com esses órgãos, causam alteração no DNA das células. 
(V) Um dos danos que o tabagismo causa no DNA das células é a modificação no relógio celular, provocando envelhecimento acelerado e alterando de forma prematura o material genético. 
(V) O uso do cigarro agride as células da mucosa oral, diminuindo a capacidade de cicatrização e defesa, deixando-a mais sujeita à ação de agentes agressores. 
(V) Uma das substâncias que possui no cigarro, a nicotina, é responsável por aumenta a secreção de serotonina e sua retirada diminui a liberação do neurotransmissor, causando mudanças de humor relacionadas à abstinência tabágica.
Alana Galdino Nunes.

Outros materiais