Buscar

Cimento de Ionômero de Vidro

Prévia do material em texto

Cimento de Ionômero de Vidro (CIV)
O CIV é utilizado para uma restauração provisória. Esse material apresenta adesão química à custa do cálcio presente no dente, é biocompativel, tem liberação de flúor, que tem efeito recarga com a escovação. Ademais, é altamente sensível ao ganho ou a perca de água e tem coeficiente de expansão do CIV é 10, já do esmalte é 11,4 e da dentina 8, ou seja o CIV é próximo ao do dente, o que garante um ótimo selamento.
· Composição Química:
· Abumina 30%
· Silica 30%
· Fluoreto de Cálcio 2,6%
· H2O
· Ácido Poliacrílico
· Fases
1- Liberação do Flúor para o meio bucal, na aglutinação ocorre a ionização do ácido. O ácido poliacrilico entra em contato com a água e libera H+ e o COOH-. O H+ libera os íons do Al3+, Ca2+ e Si+ o que libera o flúor. É nessa fase que se insere na cavidade.
2- O COOH- se liga aos íons e forma os primeiros polissais, justificando a adesão do CIV, pois o COOH- irá aderir ao cálcio do dente.
3- Será a formação do gel de Sílica, que ocorre entre 24 a 48 horas após a restauração ser feita.
· Técnicas Mistas:
· Imediata: Materiais diferentes colocados na mesma sessão. Ex: CIV e Resina juntos.
· Mediata: Materiais diferentes colocados em diferentes sessões. Ex: 1° CIV e na 2° resina.
· Sanduíche Fechado: O CIV não fica exposto no meio bucal.
· Sanduíche Aberto: O CIV está exposto no meio bucal.
· Classificação:
· Sua natureza: Modificado por Resina ou por Metais, se é Light Cure (fotopolimerizável) ou Self Cure (autopolimerizável).
· Sua indicação: Restaurador, Cimentação e Forrador
· Indicação:
· Cimentação: Para ortodontia e prótese.
· Restauração: Para base cavitária, para proteger e/ou substituir dentina, permitindo menor volume de material restaurador definitivo, de 1,5 – 2mm.
· Forramento: Como base, selamento de 0,5 mm. Ex: Vitrebond.
Após o condicionamento da cavidade em um microbrush com o Ácido Poliacrílico, deve ser feita a manipulação do CIV em uma placa de vidro. É de suma importância agitar o pó antes de usar e respeitar a indicação de proporção que o fabricante sugere.
· Pouco pó: ficará fluido, aumentará a solubilidade e dará menor resistência a abrasão.
· Muito pó: diminuirá o tempo de trabalho e o tempo de presa, terá menor adesão e translucidez.
Em uma placa de vidro é colocado o pó e a quantidade de gotas indicada, é sugerido que seja espalhada a gota antes de misturar com, inicialmente, 50% do pó. Em seguida, é misturado todo o material, sempre com movimentos de aglutinação, ele deve ficar homogêneo e brilhante. Com a Espátula Número 24 ele deve ser inserido na ponta da Seringa Centrix, que proporciona uma maior precisão na inserção, e é inserido na cavidade. 
Se o CIV for Light Cure deve ser fotopolimetizado por 20 segundos. Por fim, para finalizar a restauração provisória, deve ser passado um microbrush com base de unha incolor, para ajudar na proteção imediata.
· CIV modificado por resina:
Melhores propriedades físicas e estéticas, é manipulado de acordo com a indicação do fabricantes e inserido com a seringa centrix, em seguida é fotopolimeralizado e usado o “Glazer” que dará finalização e será fotopolimerarizado.

Continue navegando