Buscar

AD1 - 2020 2 Oficina de Texto-Flávio (1)

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Avaliação à Distância I
Curso Tecnólogo em Segurança Pública
Disciplina: Oficina de texto I
Data: 	13/09/2020		Polo: Campo Grande
Nome do aluno(a): Flávio de Oliveira Silva
A avaliação poderá ser feita com consulta
1) Para você, qual a importância da leitura e a relação disso com a possibilidade de escrever bem? Responda a esta questão baseado (a) no conteúdo estudado. Dê dois exemplos. (valor 4,0 pontos)
A leitura sempre será importante em nosso cotidiano por toda nossa vida. Seja através de livros, e-mails, revistas e jornais, nós estamos sempre lendo algo e com isso adquirindo cada vez mais conhecimento e domínio da nossa língua, facilitando assim nossa comunicação também na vida social. 
Um exemplo dessa importância é o analfabetismo no Brasil, onde de acordo com o IBGE de 2010, mais de 14 milhões de pessoas com mais de 15 anos são incapazes de compreender as letras e com isso não conseguem acompanhar as informações e com isso perdem diversas oportunidades profissionalmente. Outro exemplo é a forma como você interpreta as coisas e ao mesmo tempo se relaciona com as pessoas
2) Escreva uma redação sobre o tema: “Ninguém saberá escrever bem se não souber bem o que vai escrever” A redação deve ter no mínimo 20 linhas. (valor 6,0 pontos)
É sabido que a leitura é uma fonte de enriquecimento de conhecimentos inesgotável, quanto mais se lê mais sábio se fica, não só sobre o conteúdo em si que está sendo lido, mas como também para entender mais sobre nossa ortografia e com isso na hora de escrever, saber como se expressar melhor e sabendo o sentido de cada palavra, saber escrevê-las de forma correta.
Entretanto, mesmo tendo o total domínio da nossa língua, isso não bastará se na hora de por em prática não souber sobre o que vai escrever, não tiver o domínio do assunto ao qual se escreve. 
Além de indicar bom raciocínio e domínio de quaisquer que sejam os temas tratados, escrever bem também é uma ótima forma de demonstrar sua capacidade de compreensão, de articulação de idéias e, claro, de uso adequado da língua portuguesa. É portanto, uma habilidade imprescindível