Buscar

AD1 Oficina de texto I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE 
Consórcio CEDERJ 
Curso: Tecnologia em Segurança Pública e Social
Polo: Resende
Disciplina: Oficina de Texto em Segurança Pública I
Aluna: Noemi Ramos de Oliveira
Matrícula: 20113150262
Data: 14/09/2020
AD1 2020.2 - Envio de atividade 
1) Para você, qual a importância da leitura e a relação disso com a possibilidade de escrever bem? Responda a esta questão baseado (a) no conteúdo estudado. Dê dois exemplos. (valor 4,0 pontos)
A leitura e a escrita caminham juntas. Através da leitura podemos obter conhecimento e o desenvolvimento intelectual é aprimorado.
Dentro das páginas de livros, revistas, jornais ou qualquer meio de comunicação por escrito, sejam eles impressos ou virtuais, podemos encontrar letras, palavras, frases e textos de várias maneiras e estilos de grafia. 
Esse encontro do leitor com a leitura constante, permite que haja a compreensão de palavras já conhecidas, como também de novas. O hábito de ler gera conhecimento para o leitor, possibilitando que o mesmo se familiarize com a linguagem exposta aumentando assim o seu vocabulário e consequentemente a grafia de palavras se torna mais fácil e compreensível. 
Como exemplos, posso citar o simples fato de ler um dicionário atualizado e fazer a comparação com um desatualizado. 
Fazer a leitura das aulas desta graduação também serve de exemplo, pois existem muitas palavras e termos que para mim eram novas e agregam conhecimento que levarei para a vida.
 
2) Escreva uma redação sobre o tema: “Ninguém saberá escrever bem se não souber bem o que vai escrever” A redação deve ter no mínimo 20 linhas. (valor 6,0 pontos)
Esse título me faz pensar numa vez que resolvi conferir o tema de uma redação de um concurso público, no qual não me lembro para qual vaga e nem sequer recordo a data ao certo.
Apenas sei que, caso eu tivesse a infeliz missão de fazer a redação proposta, com toda certeza teria sido um verdadeiro desastre. 
Apenas me recordo que faz mais de 15 anos e naquela época eu não me interessava muito em saber das atualidades do país e do mundo. Eu estava vivenciando uma juventude na qual apenas me preocupava em usufruir de uma linda história de amor. Que felizmente dura até hoje.
Porém os anos se passaram, e assim como todo ser humano tem a missão de buscar também outras prioridades, passei a me dedicar mais na procura por informação e conhecimento.
Tal atitude foi de grande valia para meu crescimento pessoal e profissional.
É importante essa busca pelas informações que nos são disponibilizadas a todo momento, pois são preciosas tanto para o nosso dia a dia quanto para situações que requerem uma maior dedicação por parte do concorrente. Mesmo porque nunca se sabe qual tema vai ser apresentado, seja numa redação do tão sonhado concurso público, ou até mesmo dentro do diálogo com pessoas especiais.
Nesse momento de nada adianta ter um vocabulário extenso e cheio de ‘norma culta’, e sobre o assunto proposto nada saber.
Conhecimento pode ser adquirido indo na padaria do senhor Joaquim ou até mesmo indo no boteco do Gordo. O importante é saber diferenciar informação relevante de ‘fake news’.
Mesmo porque, infelizmente, notícias ‘fake’ estão cada vez mais sendo compartilhadas pelas redes sociais, já não bastasse o boca a boca.
Nos tempos atuais a ética é colocada no saco de lixo e abandonada porque o mais importante é vencer a eleição ou mostrar apenas o lado do senso comum.
Então, a responsabilidade e ética na busca pelo conhecimento é que fará a diferença, na hora de apresentar um trabalho de caráter avaliativo.

Continue navegando