Buscar

APX1 Alfabetização2 2020 2 - marcelly

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial (APX1) – 2020.2
DATA LIMITE DE ENTREGA – 03/10 ATÉ ÀS 10h
Disciplina: Alfabetização 2
Coordenadora: Stella Maris Moura de Macedo
As respostas deverão ser em fonte Arial 12 ou Times New Roman 12 
Não aceitaremos plágio!
Questão 1- (Valor 2,5) Qual a sua compreensão sobre a expressão “o outro adulto”. A resposta deve estar baseada no texto “O brincar como um modo de ser e estar no mundo”, de Angela Maya Borba, publicado na Sala de Aula Virtual, na Unidade Alfabetização e Educação Infantil. 
A expressão ‘’o outro adulto’’ quis dizer que a criança também tem suas vontades, apesar de ser nova, ela já possui a plenitude das suas funções biológicas e com isso pode ter seu querer respeitado. A criança não deve ser reproduzida no que querem para ela ou somente naquilo que pensam para ela. Apesar de crianças, elas também são autores de seus processos de constituição de conhecimentos e isso deve ser respeitado.
Questão 2 - (Valor 2,5) Ludicidade na aprendizagem difere do brincar como cultura? Responda a esta questão com base na leitura do texto “O brincar como um modo de ser e estar no mundo”, de Angela Maya Borba, publicado na Sala de Aula Virtual, na Unidade Alfabetização e Educação Infantil.
O brincar de forma lúdica é abordado em muitas praticas pedagógicas com o intuito de aproximar alguma pratica de ensino, como por exemplos: canções para memorizar informações, jogos para resolver operações de matemática, jogos de leitura de imagens, mas esses métodos não podem ser utilizados somente como recursos pois perdem o sentido da brincadeira, devemos inserir no espaço que ocupa o mundo infantil, mas compreender que ensinar e diferente de brincar por cultura e constituem formas diferentes de ensinar e aprender. 
Questão 3 - (Valor 2,5) Alfabetizado = Leitor ? ( ) SIM ( x ) Não. Justifique.
A alfabetização constitui o aprendizado do alfabeto e saber usar esse recurso como um código de comunicação, mas não só saber usar, e sim ter a compreensão plena do seu uso. Um individuo pode ser um leitor sem ter a consciência plena de como usar os recursos do alfabeto. 
Questão 4 - (Valor 2,5) Consta no Dicionário Aurélio: Memórias – Escrito em que alguém conta sua vida ou narra fatos a que assistiu ou de que participou. 
Como foi o tempo em que você aprendeu a ler e escrever? Você lembra das professoras, de algum momento mais marcante, desafios, dificuldades, sentimentos? Escreva um texto com as memórias do seu processo de alfabetização. Após escrevê-lo, responda: Em qual paradigma de aprendizagem esse processo que você viveu se apoiou? 
Me recordo de ter tido muita dificuldade em meu processo de leitura e escrita, as vezes parecia que o ‘’estalo’’ estava acontecendo com todos, menos comigo. Minha mãe é professora do ensino fundamental, eu estudava de manhã na escola e de tarde estudava com ela e com os alunos dela, lembro que minha mãe me colocava para fazer exercícios diariamente, mesmo assim, minhas dificuldades persistiam. Na escola, quando criança, eu mal sabia escrever meu nome completo, lembro que tinha uma aluna chamada Bruna que sempre me ajudava e também lembro que tinha uma professora que gritava muito na sala e isso parecia que me congelava. Eu realmente não lembro quando eu comecei a escrever e ler sozinha, mas eu lembro que eu sempre pedia ajuda a algum amigo, nunca pedia ajuda da professora porque tinha medo dela gritar comigo, mas acho que meu recurso foi pedir ajuda as outras crianças que aparentavam ter mais facilidades no processo de leitura e escrita. 
Se todos sabemos a mesma coisa, a nossa possibilidade de troca é muito reduzida

Continue navegando