Buscar

CASO CLINICO ITU ALTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CLÍNICO
Paciente do sexo feminino, 48 anos, bancária, compareceu ao ambulatório de clínica médica com queixa de dor lombar há 4 dias, graduada inicialmente em 8/10, de início gradual, refere que apresentava há uma semana dor suprapúbica, polaciúria e disúria. O quadro se intensificou nos últimos 2 dias, com piora da dor, agora graduada em 10/10, evoluindo também com febre não mensurada, calafrios e cefaleia holocraniana intensa, de caráter pulsátil.
A paciente relata início dos sintomas semelhantes a uma “infecção urinária”, mas com a dor se localizando em região lombar de forte intensidade, afirma já ter tido episódios de “infecção urinária”, não sabendo referir quantas vezes. Conta que seu trabalho ocupa quase toda a manhã e tarde, precisando ficar horas sem urinar. Refere uso de Dorflex 500mg “quando a dor aumenta”, nega uso de outros medicamentos para quadro álgico. Nos antecedentes patológicos, afirma diagnóstico de diabetes mellitus do tipo 2 há 3 anos, utilizando metformina desde então, 2 vezes ao dia. Afirma fazer dieta com pouco açúcar e exercícios físicos regulares.
No exame físico geral, a paciente apresentava-se em REG, LOTE, desidratada ( +/++++), anictérica e acianótica. Fácies de dor e atitude ativa no leito. Mucosas normocrômicas. Altura: 1,57 metros. Peso: 71 kg. IMC: 28,8 kg/m². Circunferência abdominal: 86 cm. PA MSD: 130×85 mmHg. PA MSE: 135×90 mmHg. FC: 103bpm. FR: 21ipm. Temperatura: 39 ºC.
No exame físico cardiovascular, a paciente apresentava BN2T, na ausência de sopros. No aparelho respiratório, o murmúrio vesicular estava bem distribuído na ausência de ruídos adventícios. No exame físico do abdômen, notou-se abdome globoso às custas de panículo adiposo, com dor à palpação superficial em baixo ventre e ausência de irritação peritoneal. Apresenta sinal de Giordano positivo bilateralmente. No exame vascular periférico, a paciente possuía pulsos simétricos e rítmicos, sem edema.
A paciente foi orientada a fazer exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico de pielonefrite. Os exames solicitados foram: hemograma, glicemia em jejum, PCR, lactato, DHL, uréia, creatinina, sumário de urina, urocultura e tira reativa. O resultado do sumário de urina foi: leucocitúria de 100 leucócitos por campo, hematúria, bacteriúria de 27 bactérias por campo, presença de cilindros leucocitários, além de glicosúria. A urocultura demonstrou 106 UFC/mL. O exame da tira reativa mostrou uma esterase leucocitária, nitrito positivo e hematúria. A glicemia em jejum foi de 183 mg/dL. No hemograma foi mostrado leucocitose de 19.000 e um aumento de neutrófilos. Lactato de 4,9 mmol /L, DHL de 700 UI/L, uréia 60 mg/dL, creatinina 1,6 mg/dL.

Continue navegando