Buscar

AD 1 Gestão em Administração Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o artigo, cujo link se encontra abaixo: “Franz Kafka e a burocracia weberiana”, e escreva um texto, discutindo os significados do termo burocracia propostos, por um lado, pela sociologia política de Weber para definir o Estado, e, por outro, pela literatura de Kafka para conceber um universo de violência institucional e simbólica. Diferencie os significados, compare-os e reflita a respeito desse confronto segundo o que você estudou nas aulas do curso.
O termo Burocracia ganhou conteúdo através dos estudos do sociólogo Max Weber, que o definiu como uma forma de domínio político, baseado no respaldo técnico-administrativo das ações institucionais ocorridas no Estado Moderno para com a sociedade ocidental, onde se observou um processo de centralização política, territorial, cultural e administrativo. A obediência da sociedade para esta nova ordem, era imposta pela dominação racional-legal e burocrática. Inclusive, Max Weber identificou a racionalidade sendo como a principal característica da sociedade ocidental moderna, vindo na contramão das ações até então tradicionais, conduzidas pelos costumes e tradições. 
O modelo racional observado por Weber na sociedade moderna é orientado pela economia, mas não se limita só a ela. Toda a sociedade passou a utilizar a racionalidade em diversos campos, como por exemplo, a ciência, onde foram observadas novas descobertas feitas através da criação racional. Além disso, tem-se outro aspecto importante, que é a dominação, pois as ações sociais orientadas pela racionalidade conduzem ao surgimentos de regras e normas, que são comuns num sistema burocrático.
A visão literária do escritor tcheco, Franz Kafka, também expressa a burocracia como um sistema racional, traduzindo-a como uma grande estrutura, chama máquina burocrática, que possui níveis hierárquicos, os quais controlam a sociedade. Em duas de suas obras, este escritor demostra as ações de burocracia. Na primeira, intitulada O Castelo (1922/26), tem-se representação do sistema burocrático retratado através das dificuldades do personagem perante a burocracia existe no Castelo. A segunda, chamada de O Processo, mostra a vida de um personagem presa num processo sem acusação, ou seja, não existem elementos, só o processo em si.
Vale ressaltar que nestas duas obras Kafka busca mostrar o processo de adaptação dos personagens a um sistema burocrático, aceitando o mesmo sem questionamentos. Para o escritor, a racionalização das ações, em que se baseia a Burocracia, torna esse sistema desumano, onde os cidadãos de tornam apenas “partes” de um processo.
Por fim, comparando das duas abordagens, é possível observar que ambos os escritores, Weber e Kafka, observaram a estrutura racional empregada pelo sistema Burocrático, além os percalços relativos ao mesmo.
Referência Bibliográfica:
- Sousa, Alexandre Ricardo Lobo de. FRANZ KAFKA E A BUROCRACIA	 WEBERIANA. Disponível em:	 https://periodicos.ufes.br/index.php/reel/article/view/5347 . Acesso em: 27/03/2021.
- Aula 1 – Desenvolvimento do Estado Moderno. Disponível em: file:///C:/Users/admin/Downloads/Aula%2001%20(2).pdf . Acesso em: 27/03/2021.

Outros materiais