Buscar

Trabalho Comercio Eletronico

Prévia do material em texto

Governo
	Empresa
	Consumidor
	Governo
	Permite consulta e liberação de verbas de prefeituras
Exemplo: Ministério da Fazenda
	Permite emitir certidões de regularidade de impostos Esferas: Federal, Estadual e Municipal
Exemplo: Receita Federal
	Permite consultar código de obras, itinerário de ônibus etc Esferas Federal, Estadual e Municipal
 Exemplo: sptrans
	Empresa
	Viabiliza as compras feitas pelo Governo Federal
Exemplo: comprasnet
	B2B
Empresas que fornecem matéria-prima
Exemplo: Usiminas (fornece aço)
	Produtos, divulga receitas, apresenta promoções etc
Exemplo: Nestlé
	Consumidor
	Consumidor oferece suas soluções para melhorar a eficiência do estado entrando com uma medida governamental, essa medida permite que o governo recorra aos serviços e soluções dos consumidores.
	Avalição de melhorias sobre o produto onde a empresa absorve a ideia e aplica ao seu produto
Exemplo: Avalição de celular no site 
	Permite que pessoas físicas anunciem e vendam produtos usados
Exemplo: Mercado livre
1. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO/EMPRESA
Histórico e Perfil
Fundada em 1956, a Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A) iniciou suas operações, em Ipatinga (MG), cerca de seis anos depois. Na década de 70 aproveitando o auge do “milagre econômico”, a companhia investiu pesado para atender ao forte ciclo de expansão da indústria brasileira.
Segundo informações da linha do tempo do site da Usiminas, na década de 80 impactada pela recessão econômica do pais, a empresa passou a ter prudência, mas sem perder as oportunidades de modernização e aumento da qualidade para o longo prazo.
A década de 90, marcada pela abertura da economia brasileira, permitiu que a Usiminas se tornasse a 1ª empresa a ser privatizada no País. O leilão de privatização da Usiminas marcou o início do PND (Programa Nacional de Desestatização). A companhia foi escolhida entre várias empresas para abrir o ciclo de negociações por ser considerada um atrativo para o setor privado.
Nos anos 2000 com a economia brasileira em franca expansão, a Usiminas se aproximou de setores de alto valor agregado, o que possibilitou a empresa a partir de 2010 atingir um novo patamar tecnológico, atuando de forma integrada e fazendo investimentos futuros.
Mercado de atuação
Atualmente a Usiminas é líder na produção e comercialização de aços planos laminados a frio e a quente, bobinas, placas e revestidos, destinados principalmente aos setores de bens de capital e de bens de consumo da linha branca, além da indústria automotiva. O Sistema Usiminas destaca-se como o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo.
Estrutura organizacional
DIRETORIA EXECUTIVA
A missão da Diretoria Executiva é estabelecer diretrizes para os administradores da Usiminas, direcionando-os nas relações internas e externas. Ela tem a obrigação de atuar de forma ética, focada nos interesses das diversas partes envolvidas de cada uma das empresas e, ao mesmo tempo, focar na alta qualidade dos produtos e serviços oferecidos à sociedade, promovendo a responsabilidade socioambiental corporativa a assim como os membros do Conselho de Administração, os diretores possuem mandatos de dois anos, com possibilidade de reeleição.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Cabe ao Conselho eleger a Diretoria Executiva e determinar suas atribuições. O Conselho está em permanente evolução para se adequar as exigências do mercado.
O Conselho e formado por oito conselheiros efetivos – e respectivos suplentes –, eleitos em Assembleia Geral para um mandato de dois anos, permitida reeleição, que se reúnem ordinariamente quatro vezes por ano, conforme calendário previamente estabelecido. As reuniões extraordinárias ocorrem sempre que for necessário aos interesses sociais
CONSELHO FISCAL
Composto por integrantes eleitos em Assembleia Geral, o Conselho Fiscal Permanente deve fiscalizar os administradores da Usiminas e certificar-se de que eles cumprem seus deveres legais, conforme previsto no estatuto da Companhia.
O Conselho Fiscal tambémém analisa as demonstrações contábeis, opina sobre planos de investimentos e orçamentos e emite parecer em caso de propostas de alteração do capital social, distribuição de dividendos ou em eventual transformação, incorporação, fusão ou cisão relacionadas a empresas do grupo.

Continue navegando

Outros materiais