Buscar

extração dna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
A prática de extração de DNA trouxe a tona os conceitos de um composto orgânico tão importante e essencial para formação e funcionamento do ser vivo, que é o ácido desoxirribonucleico, sendo um dos principais foco e base de estudos servindo a quaisquer área da Biologia.
Para cumprir o objetivo da nossa experiência em aula foram selecionados materiais específicos para a técnica, uma fruta (morango) e saliva dos próprios alunos em prática, utilizando uma soluções que provocam a lise da células, havendo a separação do DNA do núcleo, possibilitando uma visualização do DNA de uma melhor forma, para análise.
No experimento foram extraídos o DNA do morango e da própria saliva humana, a partir de uma solução de lise contendo, NaCl, detergente neutro e H2O destilada, e foram obtidos dois tipos de DNA para análise.
A extração do DNA é utilizado na biologia molecular com a finalidade de isolar o DNA contido no núcleo celular de outros componentes, para uma análise adequada e purificada do DNA.
OBJETIVOS
A prática teve como objetivo a extração do DNA de dois locais diferentes, do morango e da mucosa humana, afim de aplicarmos nossos conhecimentos adquiridos biológicos e químicos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Nesse experimento foram utilizados:
· NaCl – 4g ;
· Detergente neutro – 3 ml ;
· H2O destilada – 20 ml/ 30 ml ;
· ETOH ( gelado)
· Morango (para análise)
· Saliva humana (para análise)
· Proveta
· Tubos de ensaio
· Bastão de vidro para obter a mistura
· Almofariz com pistilo
· Becker
Na primeira extração foi utilizado um morango, que foi macerado dentro do Almofariz com o pistilo, juntamente com a solução contendo 4 gramas de NaCl, 3 ml de detergente neutro e 30 ml de H2O destilada, até se adquirir uma mistura homogênea. Após a maceração, a mistura obtida foi filtrada e armazenada numa proveta. Logo após a filtração o líquido armazenado na proveta foi dividido em três tubos de ensaio. Após a divisão dos líquidos no tubo de ensaio, foi adicionado ETOH(etanol) gelado, afim de desidratar o DNA, em seguida misturamos os líquidos com o bastão de vidro, até se formar no tubo “fios esbranquiçados”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Por fim então obtivemos os resultados esperados e foi possível observar o DNA na superfície. Foi escolhido o morango por ser menor e macio para macerar. Os resultados então só foram obtidos com sucesso por importante ação de alguns elementos. Como o detergente neutro que tem um componente chamado de lauril sulfato de sódio, que desnatura as membranas lipídicas e as proteínas, desintegrando os núcleos e os cromossomos das células separando o DNA cromossômico, NaCl, que ajuda a manter as proteínas dissolvidas no líquido extraído, impedindo que elas precipitem com o DNA e o Etanol gelado, que faz com que ocorra a precipitação do DNA, já que o DNA é insolúvel ao álcool e quanto mais gelado, mais insolúvel se comporta o DNA.
CONCLUSÃO
Após o experimento foi possível a visualização de fios esbranquiçados dentro do tubo de ensaio, que após se tornaram enovelados.
 Esse processo ocorre pois o DNA não é solúvel em Álcool Etílico, e quando uma molécula é insolúvel a um determinado solvente, elas se agrupam se tornando visíveis. Quanto mais gelado estiver o Álcool, menos solúvel o DNA fica em relação ao álcool , por isso é tão importante que o etanol seja mantido no freezer ou em um banho de gelo antes do experimento.

Continue navegando