Buscar

2- O solo e a agricultura (6º ano)

Prévia do material em texto

O solo e a agricultura
	Os nutrientes de que as plantas necessitam são encontrados no solo e dissolvidos na água. Eles apresentam em sua composição elementos químicos, como nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio e ferro, que são absorvidos pelas raízes das plantas.
Esses nutrientes podem ser divididos em dois grupos: 
· Macronutrientes: são consumidos em grandes quantidades.
· Micronutrientes: são nutrientes que as plantas consomem em quantidades muito pequenas.
O solo que apresenta tanto os macro quanto os micronutrientes, além de uma quantidade adequada de ar e de água.
Solos e vegetação
	Alguns solos e alguns tipos de clima são mais apropriados para determinadas culturas.
	Para fazer uma grande plantação, inicialmente deve-se pedir um estudo do solo realizado por um agrônomo.
Como preparar o solo para o plantio?
· Aração: a aração é uma técnica usada para preparar e tratar o solo que consiste em revolvê-lo deixando-o mais fofo. Assim, as raízes das plantas, a água e o ar podem penetrar no solo com mais facilidade.
· Adubação: a adubação consiste em repor ou enriquecer o solo com os nutrientes necessários para a cultura a ser plantada.
· Calagem: no solo, encontramos uma mistura de substâncias que também podem deixa-lo ácido. A acidez elevada prejudica a fertilidade do solo. Um solo ácido pode ser corrigido adicionando-se calcário a ele.
· Irrigação e drenagem: o fornecimento de água, em quantidades adequadas ao tipo de solo e ao tipo de cultura, pode ser feito por meio da irrigação. A água para a irrigação pode ser obtida em rios, lagos, açudes e pode ser transportada até o cultivo por tubulações. De outro lado, há também solos que podem ser encharcados ou alagados. Essa característica dificulta as trocas gasosas das raízes, que acabam apodrecendo. Nesse caso, é preciso drenar o solo. Uma das maneiras de fazer isso é construindo valas que permitem o escoamento da água.
· Compostagem: restos de alimentos, folhas e outras partem de plantas e esterco podem ser decomposto, em condições controladas, dando origem a um material denominado composto (adubo). As bactérias e os fungos decompositores são os responsáveis pela produção desse tipo de adubo.

Continue navegando