A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Atividade Sísmica

Pré-visualização | Página 1 de 1

Atividade Sísmica 
Nome: Marcelo Levien Corrêa Gomes 
Número de Matrícula: 16100189
Fontes sísmicas é uma região localizada, dentro da qual repentina liberação de energia produz uma rápida tensão sobre o meio circundante. Os principais requisitos da fonte sísmica são: Energia suficiente através do mais amplo intervalo de frequência possível, estendendo-se às frequências mais altas registráveis; A energia deve se concentrar no tipo de energia da onda necessária a um levantamento específico, ou seja onda P ou S, e gerar um mínimo de energia de outros tipos de ondas. Essa energia indesejável degradaria os dados registrados e seria classificada como ruído incoerente; A forma de onda deve ser repetível. Levantamento sísmicos quase sempre envolvem comparação dos sismogramas gerados por uma série de pontos em diferentes localizações; A fonte deve ser segura, eficiente e ambientalmente aceitável. A maior parte dos levantamentos sísmicos são operações comerciais regidas pela segurança e pela legislação ambiental. 
Fontes explosivas: São normalmente detonados em furos de detonação rasos para melhorar o acoplamento da fonte de energia com o terreno e para minimizar os danos na superfície.Fornecem fonte sísmica razoalvelmente barata e altamente eficiente,com amplo aspectro de frequência, mas seu uso requer permissão especial. Seu uso em terro é lento devido à necessidade de escavar furos de detonação.Seu principal defeito é não fornecer o tipo de assinatura fonte.
Fontes terrestres não explosivas: 
Vibrosseis é a fonte não explosiva mais comum utilizada em levantamento sísmicos de reflexão.Utiliza vibradores montados em caminhões, que imprimem ao solo uma vibração de longa duração, baixa amplitude e de frequências continuamente variáveis, conhecidas como sinal de varredura.
Mini-Sossie: adapta o principio de se utilizar uma assinatura de fonte de longa duração precisamente conhecida a aplicações mais baratas de baixa energia.Um martelo pneumático envia sequência aleatória de impactos a uma sapata, transmitindo ao terreno um sinal impulsivo codificado de baixa amplitude.
Percussores de quedas livres e marretas: pode ser considerado a fonte sismica mais simples seja uma grande massa em queda sobre a superfície do terreno.O impacto horizontal de um peso ou marreta sobre um dos lados de uma sapata vertical parcialmente enterrada no solo pode ser usado como uma fonte para a sismologia de ondas de cisalhamento.
Espingardas, buffalo guns, rifles: Uma solução para se obter energia adicional para levantamentos de pequena escala é usar energia química compacta da munição de pequenas armas de fogo. Rifles tem sido usados como fontes sísmicas, atraindo-se contra o solo. Buffalo guns é um cartucho sem projetil que fornece fonte impulsiva com energia consideravelmente maior que uma marreta.
Fonte Marinha: 
Canhões de ar: são fontes pneumáticas nas quais uma câmara é preenchida com ar comprimido sob pressão muito alta, através de uma mangueira acoplada a um compressor a bordo do navio.Para levantamentos profundos a energia transmitida pode ser aumentada pelo uso múltiplos canhões de ar.
Canhões de água: São uma adaptação dos canhões de ar com intuito de diminuir o efeito bolha. O ar comprimido, em vez de ser liberado na camada de água, é utilizado para mover um pistão que ejeta um jato d’agua no meio circundante. Quando o pistão para, cria-se um vácuo atrás do jato de água ejetado, que implode sob a influência da pressão hidrostática ambiente, gerando um forte pulso acústico livre de oscilação de bolha.
Centelhadores: são dispositivos para converter energia elétrica em acústica. O pulso centelhador é gerado pela descarga de um grande banco de capacitores diretamente na água do mar através de um arranjo de eltrodos rebocados em numa moldura atrás do navio de aquisição.
Boormers: Compreendem uma placa rígida de alumínio conectada a uma mola abaixo de uma bobina elétrica especifica para trabalhos pesados.
Centelhadores e Boormers geram pulsos acústicos de banda larga e operam com uma ampla variedade de níveis de energia, podem ser fabricadas sob medidas para a necessidades de levantamentos específicos.
Os pingueres: pequenos trandutores de cerâmic piezolétrica num reboque ou “peixe” que, quando ativados por um impulso elétrico, emitem um pulso acústico de baixa energia, muito curto e de alta frequência. Eles fornecem uma capacidade de resolução muito alta( de até 0,1 m), mas limitada penetração
Chirp: são tradutores eletromecânicos que produzem uma forma de onda longa e repetível, que permite uma saída de grande energia. O longo sinal pode ser comprimido por processamento para dar maior resolução e/ou melhor relação sinal-ruido. Aplicação dutos marinhos. 
Transdutores: a conversão das oscilações do terreno em sinais elétricos requer um transdutor que seja sensível a algumas componentes desse movimento e que possa registrar o intervalo de frequências e amplitudes necessárias sem distorção. A primeira questão é quais componentes do movimento medir. Com a oscilação do solo é possível medir tanto a amplitude do deslocamento quanto a velocidade ou a aceleração das partículas do solo quando da passagem da onda. O movimento do solo também se dá em três dimensões. A obtenção de um registro confiável requer conhecimento das componentes do movimento na vertical e nas direções leste-oeste e norte-sul. 
Os dispositivos utilizados em terra para detectar movimentos sísmicos do solo são conhecidos como sismômetros ou geofones. Na água, a passagem de uma onda sísmica compreensiva é marcada por diferenças na pressão transiente, mudanças que são detectadas por hidrofones rebocados ou suspensos na lámina d’água ou, em águas muito rasas, dispostos sobre o leito marinho. Os hidrofones podem também ser usados em solos saturados por água, condições encontradas em pântanos e terrenos alagados. Os detectores podem incluir geofones ou hidrofones individuais ou arranjos desses dispositivos conectados uns aos outros em série ou paralelo, de modo a gerar uma saída única. 
Referências: 
Leitura Orientada – Semana 2
<https://www.passeidireto.com/arquivo/57138930/resumo-sismica> , acessado em 25 de Novembro de 2020.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.