Buscar

Questões Compartilhadas

Prévia do material em texto

Questões Compartilhadas:
1. Durante a anamnese deve-se observar muitos pontos para que o processo de avaliação seja satisfatório. Considerando a importância desta avaliação, imagine que a queixa principal de um paciente é o ronco, cite exemplo de perguntas as quais você faria e além dessas perguntas, considera mais algum aspecto importante? (Suellin)
1.1. Com qual frequência você percebe que ronca?
1.2. Seu ronco incomoda apenas você ou mais alguém?
1.3. Em qual posição você ronca?
1.4. Você “engasga” ou se acorda durante o ronco?
1.5. Você acorda cansado ou fatigado depois de acordar?
1.6. Sua concentração, memória ou capacidade de aprendizado estão alteradas durante o dia?
1.7. Você fuma?
1.8. Você toma medicamentos de uso frequente?
1.9. Você tem refluxo?
1.10. Você tem alguma alteração respiratória, obstrução nasal ou problemas pulmonares?
1.11. Você possui algum histórico na Família de ocorrência de problemas de ronco, cardíacos, respiratórios ou de derrame (AVC)?
· Outros aspectos importantes seriam a avaliação facial do paciente, verificar a cavidade oral, se há algum problema dentário, a mordida, além da capacidade respiratória. 
2. Quais os principais passos a serem seguidos para se obter resultados positivos na Terapia Miofuncional? Camila
O primeiro passo é a conscientização, o fonoaudiólogo deve esclarecer ao paciente quais as funções orofaciais que estão alteradas, falar sobre o prognóstico, explicar para o mesmo o porquê dessas alterações, o que pode ser trabalhado com a terapia, além da duração da terapia. O Fonoaudiólogo necessita também alinhar a terapia e os seus resultados com o que as expectativas do paciente, deixando claro os limites da terapia e conscientizando o paciente de todo o processo fisiológico que envolve as funções orofaciais. Segundo passo e terceiro passo é trabalhando em conjunto, percepção e os exercícios, é necessário que o fonoaudiólogo trabalhe com o paciente a compreensão do que está acontecendo na terapia, no quesito dos aspectos fisiológicos que envolvem cada exercício, as sensações que o mesmo tem, desempenhando esses exercício para que ele possa perceber o que faz corretamente o que pode ser melhorado. O último passo seria a automatização, nesse momento o paciente já deve ser capaz de realizar as funções adequadamente e corrigi-las quando necessário sem a interferência do fonoaudiólogo. 
3. Os fonoaudiólogos estão a cada dia mais preocupados em obter uma avaliação bem especifica e que possa obter melhoras significativas no paciente avaliado. Porque é importante registrar na avaliação fotos e vídeos do paciente antes, durante a após tratamento? Somente esse material é suficiente para a avaliação? (Naiara)
Os fonoaudiólogos precisam e devem filmar e fotografar sua avaliação, para conduzir de forma mais eficaz e eficiente o tratamento, assim como apreciar as melhoras decorrentes do tratamento, além de poder mostrar ao paciente de forma mais clara o que pode ser resolvido e depois o resultado do tratamento. A documentação de finalidade estética se faz necessária também para relacionar a postura crânio-oro-cervical com a postura corporal. Com esta documentação, integra-se à avaliação estática a funcional, verificando quais as capacidades para a execução das funções estomatognáticas, a mímica e as dificuldades do complexo orofacial. Logo, sugere-se manter documentação dos pacientes com fotos, exames clínicos, radiografias, vídeos e fitas gravadas de entrevistas. Com isto, poder-se-á fazer uma avaliação mais global do paciente. Somente o material fotográfico não é o suficiente é imprescindível a realização de uma entrevista inicial, uma avaliação clínica e uma avaliação miofuncional, bem detalhadas. Com o objetivo de tornar-se mais fidedigna, faz-se necessária a complementação por meio de documentação fotográfica da face, da relação oclusal dentária e da postura corporal. 
0. Na fonoterapia de respiração, é possível fazer que todos os pacientes possam respirar pelo nariz? Justifique: (Diovana)
 		Não, apesar de existir a respiração oral por hábitos, há outra causas relacionadas á esse tipo de respiração, como pólipos nasais, alterações/ deformidades na cavidade nasal por exemplo, que dificultam a respiração nasal e para isso há necessidade de intervenção de outros profissionais da saúde para que possamos fazer a fonoterapia no paciente e assim melhorar a respiração do mesmo. 
0. Referente aos exercícios miofuncionais, explique e exemplifique os exercícios isotônicos e os exercícios isométricos : (Larissa)
Exercícios Isotônicos: Nos exercícios isotônicos, o músculo que está fixo por uma extremidade e na outra extremidade, tem uma carga móvel e constante, caracterizada pela contração onde a força é mantida constante. Na reabilitação fonoaudiológica ocorre alteração da massa muscular, que se encurta e engrossa frente às movimentações. O paciente deve realizar os movimentos orofaciais, contraindo e relaxando os músculos repetidas vezes. Exemplos de exercícios isotônicos: boca de peixe e bico com beijo estalado.
Exercícios isométricos: Nos exercícios isométricos na contração as duas extremidades do músculo estão fixas, impedindo a variação do comprimento, ocorrendo aumento de tensão ou força. Na reabilitação fonoaudiológica a mobilidade mantem-se estável e as fibras musculares tensas. O paciente deve contrair o músculo e manter a contração. Exemplos de exercícios isométricos: cara de assustado, cara de bravo, cara de cheiro ruim. 
0. Depois do profissional fonoaudiólogo ter feito anamnese é feito avaliação, para que serve a avalição na terapia da motricidade orofacial e por que fazer a avalição é tão importante para um bom tratamento? (Rafaela)
A avaliação clínica e possibilita a compreensão das condições anatómicas e funcionais do sistema estomatognático, contribuindo assim, para o raciocínio clínico e terapêutico, pois é através dele que o fonoaudiólogo é capaz de fazer um diagnóstico mais adequado e propor uma terapia que atenda os problemas encontrados no paciente.
0. Na terapia da respiração, por que é importante adequar a musculatura orofacial? (Eduarda)
A adequação da musculatura é de extrema importância para uma respiração eficaz, pois quando há um desajuste na musculatura que envolve a respiração, como por exemplo no respirador oral, isso pode gerar problemas faciais, problemas na arcada dentária, na mastigação, na deglutição, na fala, entre outros. Se o fonoaudiólogo não levar em consideração a funcionalidade e adequação da musculatura facial na terapia da respiração, além de ter grandes chances de piorar o problema, provavelmente o paciente não terá nenhum ganho com a mesma.

Continue navegando