Buscar

Fase antecipatória

Prévia do material em texto

Fase Antecipatória 
Envolve não só o aspecto límbico, visual e emocional, envolve não só o relacionamento do paciente com o alimento. Envolve o relacionamento do paciente com o que e quem ele come, como também os elementos distratores, a postura, utensílios e ritmo. E todas as principais orientações que o fonoaudiólogo tem obrigação de fazer aos cuidadores, porque evitam broncoaspirações. Qualquer elemento distrator pode levar o paciente a broncoaspirar. 
O QUE FAZER NO PRIMEIRO DIA DE ATENDIMENTO (AVALIAÇÃO)? 
Observar como aquele paciente come, somente observar. Assistir um retrato do que ele tem feito durante esse tempo enquanto ele não estava em fonoterapia. 
QUAL O GRANDE “LANCE” DA FASE ANTECIPATÓRIA? 
 A fase antecipatória é marcada pelos membros superiores, pelo foco atencional, pela postura. Então, se tenho um paciente que ficou hemiparético por um AVC, ou seja, se esse paciente tem dificuldade de mobilidade de um dos lados. Eu sendo familiar instintivamente já começo a ofertar o alimento na boca desse paciente; quebrando uma fase muito importante, desta fase antecipatória oral que é a medição do volume e peso do alimento pelo utensílio carregado no membro superior; segurar a colher/garfo no braço trás engramas neurológicos de organização muito importantes que são emendados ao sistema trigeminal, (V par), para que possamos começar uma deglutição consciente, ou seja, pegando o utensílio na mão eu já tenho memórias de outras refeições, já tenho meu envolvimento com outras refeições e esse input neurológico é tão importante que vai me fazer planejar movimentos mais grosseiros, mais refinados, saber se vou precisar de pouca ou muita saliva, tudo isso é realizado de forma não cortical, de forma involuntária e é por isso que passa tão despercebido para o paciente e para o fonoaudiólogo que acaba atendendo e deixa isso de lado. 
Devo observar todas as fases que envolvem o paciente e a comida, faz parte do meu atendimento.

Continue navegando