Buscar

Redação Eutanasia


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Eutanásia
 Eutanásia, um tema polêmico, com variáveis em sua gama de práticas, condenada por uns e admirada com respeito por outros, seria ela a súplica por uma morte digna? Ou a indiferença humana diante de um paciente terminal e vulnerável tentando o suicídio diante de tamanha dor que não possui cura?
 Entende-se que existem muitas dúvidas entre os profissionais da saúde e população geral quanto ao esclarecimento do significado da eutanásia e suas variações. Sendo que a eutanásia pode ser ativa, onde o médico antecipa a morte do paciente ou passiva, também conhecida como suicídio assistido, onde o próprio paciente termina com a sua vida, através do uso de medicamento letal receitado por seu médico. 
 Além disso, existem dois termos que não são considerados eutanásia, mas mesmo assim confundidos com a prática, sendo eles a ortotanásia (consiste em aliviar o sofrimento de um doente terminal através da suspensão de tratamentos que prolongam a vida, mas não curam nem melhoram a enfermidade) e a distanasia (prolongamento do processo da morte através de tratamentos extraordinários que visam apenas prolongar a vida, também pode ser definida como o adiamento da morte através de métodos reanimatórios).
 A definição de morte digna é a defesa dos que buscam a legalização do procedimento no Brasil, porém o que é dignidade? Segundo o dicionário: 1. qualidade moral que infunde respeito; consciência do próprio valor; honra, autoridade, nobreza. 2.respeito aos próprios sentimentos, valores; amor-próprio. Esbarramos no seguinte paradoxo sobre a dignidade, devemos respeitar a autonomia e vontade do paciente sobre sua vida e fim de seu sofrimento ou devemos respeitar e priorizar a vida humana acima de tudo mesmo que isso inflija dor e sofrimento para pacientes terminais, o que é mais digno? respeitar a o direito do paciente sobre o próprio corpo e vida ou proteger a vida humana acima de tudo por considerar o pedido um ato suicida vindo de alguém vulnerável e perdido em toda situação de dor e sofrimento?
 Depreende-se que a eutanásia é um tema polêmico, porém um ato legalizado em alguns países como Bélgica, Suíça, USA e Canadá, também é considerada crime em muitos países. Este é tema que trata de muitas questões éticas, morais, religiosas, legais e de direitos humanos. Quem tem dinheiro tem poder de escolha, sendo permitido viajar e efetuar o procedimento em país com legalização, mas e o restante da população, a pobreza interfere até nos direitos de tratamentos médicos, pois esta é uma questão para quem não tem condições de viajar e escolher seu tipo de morte, além de um alerta para o nascimento do descarte dos incapazes e vulneráveis. Deixando uma reflexão para a humanidade: Será que estamos fazendo as escolhas certas?
 
Taiana Cristina Amorim - RA: 05156 
 2º Semestre - Técnico de Enfermagem 
 ETEC de Suzano