Buscar

Relatorio de Solubilidade

Prévia do material em texto

ETEP- Escola Técnica de Paulínia
Curva de Solubilidade de Cloreto de Potássio
Grupo:
Beatriz Calili nº03
Gabriella Neves nº09
Isabella Ribeiro nº15
Izadora Vilela nº17
Turma: 2ºA
Professora: Helena
6) Cálculos
a) Completar a tabela de dados:
	Massa de cápsula vazia
	172,55g
	Massa de cápsula + sol. Saturada
	189,60g
	Massa de cápsula + sal seco
	177,90g
	Massa de água que se evaporou 
	11,7g
b) Calcule o coeficiente de solubilidade do cloreto de potássio de acordo com sua temperatura usada no experimento.
· Massa de sal= 5,35g
· Solução= 17,05g
5,35g─────────11,7g H2O
 X───────────100g H2O
 X= 45,72g 
c) Colete os coeficientes de solubilidade das demais equipes e monte as seguintes tabelas.
	Equipes
	°C
	 Coeficiente de solubilidade (g de sal/100 g de água)
	
	10
	30,43g
	
	20
	30,33g
	
	30
	40,55g
	
	40
	38,37g
	
	50
	35,6 g
	
	60
	45,72g
 Tabela I:
Tabela II: 
	T(°C)
	Média Cs experimental
 (g KCI/100 g H²O)
	 Cs literatura
(g KCI/100 g H²O)
	Desvio Percentual
	10
	30,43g
	31,0g
	0,57g a menos
	20
	30,33g
	34,0g
	3,67g a menos
	30
	40,55g
	37,0g
	3,55g a mais
	40
	38,37g
	40,0g
	1,63g a menos
	50
	35,6 g
	42,6g
	7,0g a menos
	60
	45,72g
	45g
	0,22g a mais
d) A partir dos dados da tabela II, construa em folha de papel milimetrado a curva de solubilidade do: 1ª curva- usando os Cs experimentais
 2ª curva- usando os coeficientes de literatura
(Obs: Faça duas curvas no mesmo par de eixos coordenados).
e) Compare os valores obtidos com os da literatura e comente os desvios percentuais
7) Questões
a) O aumento do Cs com a temperatura ocorre para todos os sais? Quais os tipos de curvas de solubilidade existentes?
O Coeficiente de Solubilidade varia com a temperatura. A influência da temperatura sobre a solubilidade varia de uma substância para outra. Existem três tipos de curva: Ascendentes: representam as substâncias cujo coeficiente de solubilidade aumenta com a temperatura; Descendentes: representam substâncias cujo coeficiente de solubilidade diminui com a temperatura. Percebemos esse comportamento na dissolução de gases em líquidos, onde a solubilidade do gás aumenta com a elevação da pressão e, consequentemente, diminui com a elevação da temperatura; Curvas com inflexões: representam as substâncias que sofrem modificações em sua estrutura com a variação da temperatura. Geralmente a presença de pontos de inflexão ao longo da curva, indica que está ocorrendo a desidratação do soluto mediante aumento de temperatura. 
b) Descreva o método de purificação de substâncias por dissolução e recristalização.
A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. À medida que se formam esses cristais, moléculas de outros compostos dissolvidos (consideradas impurezas) na solução são excluídas da estrutura cristalina e o composto de interesse pode ser obtido na forma pura. 
Na dissolução fracionada um dos componentes sólidos da mistura é dissolvido em um líquido, como a mistura sal mais areia, em que é adicionada água destilada, dissolvendo o sal, assim a areia se deposita no fundo do recipiente. Após isso, o experimento é separado pela filtração, em que a fase sólida é separada com o auxilio de papéis de filtro, ficando a areia no filtro, e a água mais o sal dissolvido em outro recipiente. Por fim é feito a evaporação, em que a substância é aquecida até a água evaporar, ficando somente o sal, tendo a perda do componente líquido. É usada quando apenas um elemento da mistura é solúvel em certo tipo de líquido. Esse procedimento tem como objetivo separar os elementos solúveis e insolúveis.
c) A partir da sua curva de solubilidade, determine, por interpolação, qual será a solubilidade do KCI a 15, 25 e 45°C. Compare com os valores obtidos por interpolação na curva que contém os valores da literatura e calcule o desvio percentual.
d) Procure na literatura as curvas de solubilidade de alguns sais e exemplifique-a resposta da questão a.
O aumento da Cs com o aumento da temperatura não ocorre em todos os sais, por exemplo no Ce2(SO4)3 conforme a temperatura vai aumentando o Cs vai diminuindo, já no NaCl o Cs de solubilidade quase não muda mesmo aumentando a temperatura e já no KNO3 a Cs aumenta conforme se aumenta a temperatura.
e) A partir da solubilidade do KCI a 0°C e 50°C, calcule a massa da solução saturada que deve ser preparada a 50°C para obter 2,00 Kg de sal puro por cristalização a 0°C.
f) Qual o comportamento dos gases com relação à solubilidade? Por que os peixes não vivem bem em águas quentes?
A solubilidade de substâncias gasosas varia de acordo com a pressão, ela é inversamente proporcional ao aumento da temperatura, isto é, diminui a solubilidade com o aumento da temperatura e diretamente proporcional à pressão. Por esse motivo os peixes não vivem bem em águas quentes, já que em temperaturas mais altas há menos oxigênio dissolvido na água, o que dificulta a absorção dos peixes, que consequentemente tem muito mais riscos de morrerem sufocados.
Conclusão: 
Com a realização desta atividade prática observou-se, que são diversos os fatores que influenciam na solubilidade de um composto, principalmente a polaridade e a temperatura. A temperatura auxilia na solubilização da substância que muitas vezes não é solúvel a temperatura ambiente, porém com a elevação temperatura foi possível tornar viável a solubilização, porém há substancias em que conforme se eleva a temperatura, diminui a solubilidade. A substância polar tende a se dissolver bem em outra substância polar e a substância apolar tende a se dissolver bem em outra apolar.
Referências bibliográficas:
“ESTUDO DOS SISTEMAS DISPERSOS”. Disponível em: http://www.pucrs.br/quimica/mateus/quimicageralII.pdf. Acessado em: 05/04/17.
ALMEIDA Carlos Eduardo Rocha de. “Físico-Química”. Disponível em: http://www.ufjf.br/cursinho/files/2013/05/3-Apostila-de-fisico-Qu%C3%ADmica.pdf. Acessado em: 05/04/17.
ALVES Rodolfo; JORGE Alisson; OLIVEIRA Loide; VIEIRA Francis. “RECRISTALIZAÇÃO”. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAejjAAJ/relatorio-recristalizacao. Acessado em: 05/04/17.
 DIAS Patrícia. “Cristalização ou recristalização”. Disponível em: http://cadernodefarmacia.blogspot.com.br/2013/05/cristalizacao-ou-rec. Acessado em: 05/04/17.
“Métodos comuns de purificação de substâncias”. Disponível em: https://www.resumoescolar.com.br/quimica/metodos-comuns-de-purificacao-de-substancias/. Acessado em: 05/04/17.

Continue navegando