Buscar

Gestão 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Psicologia
Disciplina: Psicologia e Processos de Gestão
PSICÓLOGO NA GESTÃO DE PESSOAS
A Gestão de Pessoas, principalmente representada pela seleção profissional, se constituiu como a primeira prática da Psicologia Social do Trabalho e das Organizações, tanto que no senso comum, o psicólogo é visto como aquele profissional que faz recrutamento e seleção e trabalha no setor de recursos humanos, lhe conferindo uma identidade profissional e uma representação social dessa atuação específica. A identidade e a representação social da Psicologia voltada à Gestão de Pessoas se construíram continuamente, em relação direta com os modelos administrativos e as teorias psicológicas predominantes ao longo do século XX e no início do século XXI. 
O papel do psicólogo na sociedade vem ganhando cada vez maior destaque. As várias mudanças na atividade do psicólogo se dão por uma série de motivos, dentre eles, a valorização das empresas e reconhecimento da força de trabalho do homem como colaborador, não um simples funcionário. As empresas funcionam através de pessoas que delas fazem parte, decidem e agem em seu nome. Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre organização e pessoas era antagônico e conflitante pela disputa de interesses, mas hoje, sabe-se que, uma empresa que visa o crescimento precisa valorizar o potencial de seus colaboradores. 
Atualmente as empresas estão cada vez mais atentas a importância da psicologia no RH. A relação entre as duas atividades tem proporcionado resultados positivos para o dia a dia das organizações. Por conta disso, tem sido cada vez mais comum a atuação de psicólogos na gestão de recursos humanos.
Ao se inserir no setor de Recursos Humanos o psicólogo se depara com uma realidade que está muito além dos das testagens e do processo de recrutamento e seleção de candidatos aos cargos disponíveis. Hoje, sua função engloba especificidades da área administrativa, atuando em praticamente todos os setores dentro e fora da empresa a qual presta serviços. Para tanto, o comportamento organizacional passa por uma avaliação ampla, que leva em consideração o ser humano enquanto indivíduo. Para uma gestão efetiva, o psicólogo que atua nesse ambiente precisa compreender o perfil das pessoas que fazem parte da organização. A partir daí o psicólogo consegue entender qual a maneira mais eficiente de lidar com cada uma. Além disso, a psicologia no RH busca promover o alinhamento entre os interesses da empresa com as necessidades dos profissionais que trabalham nela. Isso porque o psicólogo atua com foco no comportamento dos colaboradores e nas relações interpessoais, assim como elas podem afetar o ambiente de trabalho. O profissional também atua com o processo de seleção de pessoa, treinamento e avaliação de desempenho. 
O contexto de Gestão de Pessoas é formado por pessoas e organizações, numa relação de interdependência que não nos permite fazer uma separação entre ambos. Sem a organização e/ou sem pessoas não haveria, em hipótese alguma, a Gestão de Pessoas. O processo produtivo de qualquer empresa exige a participação de parceiros, que contribuem com a organização na medida em que está obtém retornos e resultados satisfatórios. Nesse quesito, o potencial humano da empresa (empregado/colaborador) é visto como o parceiro mais íntimo da empresa. Assim, a moderna gestão de pessoas se baseia em três aspectos fundamentais, pessoas como seres humanos, pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e pessoas como parceiras da organização.
Para o psicólogo inserido nesses contextos, o foco some das tarefas e se concentra nos processos da organização, ou seja, no trabalho conjunto de equipes autônomas e interdisciplinares. É preciso ter paciência e verificar os projetos desenvolvidos como um todo, analisando os resultados gerais da empresa e os aspectos pontuais que foram trabalhados por longos períodos para que ele fosse alcançado.

Outros materiais