Buscar

Aluno GABIIIII 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A prática de saúde, antes mística e sacerdotal, passa agora a ser um produto desta nova fase, baseando-se essencialmente na experiência, no conhecimento da natureza, no raciocínio lógico – que desencadeia uma relação de causa e efeito para as doenças – e na especulação filosófica, baseada na investigação livre e na observação dos fenômenos, limitada, entretanto, pela ausência quase total de conhecimentos anatomofisiológicos.
Práticas de saúde no alvorecer da ciência
Séc. V a.C. até os
primeiros séculos da era Cristã
 
As práticas de saúde no período monástico-medieval eram muito influenciadas pela religião. Os concílios religiosos desse tempo ordenaram que a construção dos hospitais fosse feita na vizinhança dos mosteiros e igrejas, sob direção religiosa, ligando definitivamente a prática de saúde aos mosteiros.
O tratamento consistia em aplacar as divindades, afastando os maus espíritos por meio de sacrifícios. Usavam-se: massagens, banho de água fria ou quente, purgativos, substâncias provocadoras de náuseas. Mais tarde os sacerdotes adquiriram conhecimentos sobre plantas medicinais e passaram a ensinar pessoas, delegando-lhes funções de enfermeiros e farmacêuticos
Neste período as práticas de saúde, propriamente ditas, num primeiro estágio da civilização, consistiam em ações que garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência, estando na sua origem, associadas ao trabalho feminino.
Práticas de saúde mágico-sacerdotais
Práticas de saúde instintivas
Práticas de saúde monástico-medievais
Séc. V ao XIII
Antes do Século V a.C
 
Período Nômade
 
Séc. XIII ao XVI
 
Práticas de saúde pós-monásticas
Séc. XVI ao XIX
 
	Aluno: Leyde Gabrile Santos Bráz
	Professor: Priscila Satie Na evolução das práticas de saúde e na prática de enfermagem, o período pós-monástico foi caracterizado pela retomada da ciência, porém, uma época pouco expressiva para a enfermagem. O hospital passa a ser um insalubre depósito de doentes, onde homens, mulheres e crianças coabitam as mesmas dependências, amontoados em leitos coletivos. Esta época retrata: Cuidar por pajés e feiticeiros, com seus deuses protetores e o culto à magia e superstição.
Práticas de saúde no mundo Moderno
Ao executar procedimentos previamente definidos e estabelecidos, a enfermagem moderna nasce como uma profissão complementar à pratica medica, ou seja, um suporte do trabalho médico.

Outros materiais