Buscar

ATIVIDADE FORMATIVA diferenças culturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE FORMATIVA: LICENCIATURA
ATIVIDADE FORMATIVA II:
Tema: Diferenças Culturais
Objetivo: Reconhecer e respeitar as diferenças culturais
Apresentação: Ser diferente é ser normal, somos todos iguais, quando respeitamos nossas diferenças, tudo começa com nossa origem, modo de falar, raça, descendência e ascendência. Numa globalidade de conceitos e definições que nossas diferenças possa fortalecer as relações sociais e humanas. Mulher; na condição do ser, negra; na condição da raça, pobre; na condição social, independente; na condição cultural, beleza; na condição estética. Cultura representa a identidade de um ser, grupo, povo, nação.
Metodologia:
1ºmomento: Contação da história “Menina Bonita do Laço de Fita’ de Ana Maria Machado usando como recurso visual os personagens em feltro.
Objetivo da história é elevar a auto estima das crianças negras; promover discussão sobre os valores humanos, a beleza negra e a diversidade; Levar a criança a perceber, que suas heranças, desde do seu cabelo até a cor de sua pele muitas vezes são herdadas de seus familiares; Respeitar as diferenças.
2º momento; Para registrar a história cada criança irá receber um coelho impresso em papel sulfite e deverá pintá-lo como se fosse ela mesma. Promover um seminário para que cada criança se para a turma e diga suas qualidades. Expor os desenhos em um painel em uma área externa da escola com a frase: “O meu segredo para ser feliz, é ser eu mesmo”.
3º momento: Brincar de “Escravos de jó”, explicar que esta brincadeira é uma grande herança cultura deixada pelos povos africanos para nós.
Referência: 
MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do laço de fita. Rio de Janeiro: Ática, 2000.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes