Buscar

Teoria dos Filósofos na época Antiga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria dos Filósofos na época Antiga, Média, Moderna e Contemporânea
A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.c, ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.
Tales Mileto: as ideias dele concentrava na natureza, obras: Teorema de Tales, a explicação sobre as cheias do Rio Nilo, a descoberta do triângulo isósceles, a previsão do eclipse solar e a filosofia.
Sócrates: as ideias sobre o ser humano considerado por alguns como o primeiro filosofo a ter pensamentos humanistas, Sócrates gostava de desenvolver suas reflexões filosóficas em praças públicas de Atenas conhecido por ser questionador, acreditava que dialogar chegava ao conhecimento, ele foi acusado de ser ateu e ser contra a democracia porque fazia as pessoas questionar e desenvolver o intelecto; Obras: não deixou obra escrita o que se sabe dele e através dos discípulos.
A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, explicar a fé através da razão, os filósofos dessa época eram padres entre eles destaca São Tomás de Aquino e sua obra "Summa Teológica", onde estabelece os princípios para provar a existência de Deus. Jean-Jacques Rousseau, o-homem-e-bom-por-natureza, o homem na sua essência é bom porém e corrompido pelo processo civilizador, em sua obra "Do Contrato Social" ele reflete sobre como deveriam ser as instituições para que possamos ter uma organização social mais justa, que preserve a liberdade e o bem supremo do homem.
A filosofia moderna é a corrente filosófica que tem início no século XV e vai até o século XVIII, considera o marco inicial da filosofia moderna os pensamentos produzidos por René Descartes, e finalizando com os trabalhos de Ludwig Wittgenstein, René Descartes foi um filósofo e matemático francês, fundador do método dedutivo na Filosofia, do racionalismo e criador da geometria analítica. Escreveu o livro intitulado Tratado sobre o mundo o qual optou por não publicar o manuscrito sobre ciência natural, que defendia a tese heliocêntrica, em decorrência do processo e condenação vividos por Galileu Galilei. Nicolau Maquiavel Considerado “Pai do Pensamento Político Moderno”, Maquiavel foi filósofo e político italiano do período do Renascimento, ele introduziu princípios morais e éticos para a política separou a política da ética, teoria analisada em sua obra mais emblemática “O Príncipe”, publicada postumamente em 1532.
A filosofia contemporânea é a maneira de pensar racionalmente desenvolvida desde o final do século XVIII até os dias atuais. A Revolução Francesa é o marco inicial da chamada Idade Contemporânea, da qual a filosofia contemporânea faz parte. Auguste Comte foi um dos mais importantes filósofos e sociólogos franceses. Atribui-se a ele a criação da disciplina Sociologia, bem como a corrente filosófica, política e científica conhecida como Positivismo. Principais Obras; Curso de Filosofia Positiva ; Discurso Sobre o Espirito Positivo: Uma Visão Geral do Positivismo; Religião da Humanidade, os escritos são referentes as intensas transformações sociais, econômicas, políticas, ideológicas, tecnológicas e científicas decorrentes da consolidação do capitalismo, ele usa o termo "sociologia", para designar uma doutrina social baseada em princípios científicos, dividindo-a em estudos das estatísticas sociais para a compreensão das forças que mantêm a coesão social; e as dinâmicas sociais em si, para o estudos das causas das mudanças sociais. Na sua obra A "Lei dos Três Estados" representam as fases necessárias para a evolução humana, onde cada uma delas teria suas abstrações, suas observações e sua imaginação próprias. Curiosidade; O lema de Auguste Comte “Amor como princípio, ordem como base e progresso como objetivo” fundamentou os dizeres da bandeira do Brasil “Ordem e Progresso”.
Sören Kierkegaard (1813-1855) é conhecido na filosofia como o “pai do existencialismo”. Para ele a vida dos seres humanos está repleta de expectativas irrealizáveis que reduzem a sua existência. O filósofo dinamarquês abordou temas como a morte e a angústia rompendo com a posição tradicional de negatividade, demonstrando que elas são condições necessárias da vida humana e possibilitam o indivíduo tornar-se quem realmente é. ele acreditava que a interpretação feita pela religião era tendenciosa e separava os indivíduos de sua verdadeira natureza divina.

Continue navegando