Buscar

Didática Geral: Comenius e Educadores Musicais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

No vídeo sobre Didática geral (https://www.youtube.com/watch?v=pDMjytkuJJw), o prof. César Aparecido Nunes e a profa. Selma Garrido Pimenta apresentam várias considerações sobre o processo de construção desta área de conhecimento. Analise as asserções adiante, transcritas ou adaptadas do vídeo, e marque V para Verdadeiro e F para Falso:
(   ) A pedagogia ou didática moderna foi instituída por Jan Amos Comenius, e confirma a antiga crença grega de que a pessoa tem o “dom” de ensinar. Assim, a didática é a teoria e a prática do ensino, a arte universal de ensinar tudo a todos, os professores devem ensinar muito para que os alunos aprendam mais.
(   ) Comenius procurou identificar o projeto de sociedade em que estava investindo, valorizando a didática magna. Isso leva a necessidade de perguntarmos sobre qual é o projeto de sociedade da escola e do professor, pois é ele, traduzido no Projeto Político-pedagógico da escola (PPP) é que vai orientar a mobilização dos conhecimentos de cada área específica, visando a formação humana de todos os alunos.
(   ) Comenius foi influenciado pela tradição protestante luterana, em que as pessoas precisavam aprender a ler para interpretar diretamente os textos bíblicos. Ele instituiu o ensino coletivo, pois até sua época as aulas eram individuais e agora um professor poderia ensinar para um grupo de alunos. Ao contrário dos jesuítas, que também já ensinavam a grupos de alunos da elite, o ensino de Comenius era voltado ao povo, para meninos e meninas.
(   ) Comenius considera importantes a Bíblia e a natureza, também considerada por ele como um “livro vivo” deixado por Deus para que possamos aprender como acontecem as coisas nela. Desta forma, ele forneceu a base para o renascimento científico. Portanto, para Comenius, todas as dimensões da vida são ensináveis e aprendentes.
(   ) A visão de Comenius não ressalta a função social da escola, que é disponibilizar e garantir o domínio dos conhecimentos como instrumentos para que o sujeito, em seu percurso de escolarização, conscientize-se sobre “o que é ser cidadão” no mundo atual, e como ele pode contribuir para solidificar o que precisa ser perpetuado.
Resposta: A ordem correta de V e F está na alternativa: F - V - V - V - F.
A primeira é incorreta pois (...) Comenius se contrapõe à antiga crença grega de que a pessoa tem o “dom” de ensinar. Assim, a didática é a teoria e a prática do ensino, a arte universal de ensinar tudo a todos, os professores devem ensinar menos e os alunos devem aprender mais.
A última está incorreta pois   A visão de Comenius continua importante para ressaltar a função social da escola, que é disponibilizar e garantir o domínio dos conhecimentos como instrumentos para que o sujeito, em seu percurso de escolarização, conscientize-se sobre “o que é ser cidadão” no mundo atual, e como ele pode contribuir para transformar o que precisa ser transformado.
Cada educador musical dos Métodos Ativos apresenta conceitos, pressupostos e práticas diferenciadas para as atividades educativo-musicais. Analise alguns:
   1 – Incorporou o uso de instrumentos de plaquetas, como xilofones e metalofones, além de jogos de sinos e outros instrumentos de pequena percussão em suas atividades educativo-musicais.
   2 – Desenvolveu a ideia as pessoas possuem talentos que podem ser desenvolvidos pela educação musical, da mesma forma como as crianças aprendem a falar suas línguas maternas por imitação, sem instrução técnica ou formal.
   3 – Baseou-se no princípio de "pedagogia saudável", considerando as diferenças fisiológicas e psicológicas entre a criança e o adulto e respeitando o tempo natural de aprendizagem da criança.
   4 – Inconformado com o aprendizado mecânico e estéril dos seus alunos de harmonia e solfejo no Conservatório Superior de Música de Genebra, propôs exercícios de experiência corporal prévia à compreensão factual ou teórica.
Agora assinale a alternativa que relaciona corretamente estas propostas aos educadores:
Resposta: A resposta correta é: 1 – Carl Orff; 2 – Shinichi Suzuki; 3 – Maurice Martenot; 4 – Jacques Dalcroze.
Segundo Sacristán (1998a , p. 205), citado por Hentschke e Del Ben (2003), professor precisa observar alguns aspectos em seu planejamento. Analise as asserções adiante e marque V para Verdadeiro e F para Falso:
(   ) considerar as alternativas disponíveis: experiências prévias, casos, modelos metodológicos, exemplos realizados por outros;
(   ) organizar os recursos necessários disponíveis;
(   ) pensar ou refletir sobre a prática depois de realizá-la;
(   ) atentar aos elementos intervêm na configuração da experiência que os alunos terão, conforme o conteúdo curricular envolvido;
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta de V e F:
Resposta: Deve ser assinalada a alternativa: V - F - F - V.
Abaixo seguem as asserções com as correções que seriam necessárias:
(  V ) considerar as alternativas disponíveis: experiências prévias, casos, modelos metodológicos, exemplos realizados por outros;
(  F ) organizar os recursos necessários disponíveis; [NÃO, SACRISTAN FALA PARA PROVER OS RECURSOS, PORTANTO NÃO APENAS OS DISPONÍVEIS]
(  F ) pensar ou refletir sobre a prática depois de realizá-la; [NÃO, SACRISTAN FALA PARA FAZÊ-LO ANTES DE REALIZÁ-LA)
(  V ) atentar aos elementos intervêm na configuração da experiência que os alunos terão, conforme o conteúdo curricular envolvido;
 De acordo com a BNCC (Brasil, 2018, p.193, grifos meus),  
“A prática investigativa constitui o modo de produção e organização dos conhecimentos em Arte. É no percurso do fazer artístico que os alunos criam, experimentam, desenvolvem e percebem uma poética pessoal. Os conhecimentos, processos e técnicas produzidos e acumulados ao longo do tempo em Artes visuais, Dança, Música e Teatro contribuem para a contextualização dos saberes e das práticas artísticas. Eles possibilitam compreender as relações entre tempos e contextos sociais dos sujeitos na sua interação com a arte e a cultura”.
Este trecho traz, implicitamente, qual tendência pedagógica e concepção didática?
Resposta: Deve ser assinalada a alternativa "Pedagogia crítico-social, por envolver o conhecimento sistematizado com o contexto sociocultural de forma crítica e prática."
Para análise das pedagogias, deve ser consultado o Quadro 1 - Tendências pedagógicas e concepções de Didática (PEGE, 2020, Ciclo 1).

Continue navegando