Buscar

Nióbio: Produção, Aplicações e Exportações

Prévia do material em texto

Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharias
Curso de Química Tecnológica
Disciplina: Mineralogia 1
Prof. : Me. Marco Antonio Cismeiro Bumba
Componentes do grupo:
Juliana Lima
Pedro Costa
Nióbio
INTRODUÇÃO
O nióbio foi oficialmente reconhecido como um elemento químico em 1949. Mitos e mal-entendidos rondam esse metal, do qual o Brasil é, de longe, o maior produtor global
3
Definição de Mineral e Rocha
Mineral
Substância homogênea, sólida ou líquida, de origem inorgânica que surge naturalmente na crosta terrestre. Recurso natural não renovável.
Rocha
4
Rocha é uma associação natural de minerais (geralmente dois ou mais), podendo ser classificadas em: ígneas, sedimentares ou metamórficas.
Minerais Metálicos
Contém em sua composição elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Ex.: Ferro, alumínio e cobre.
5
Minerais não metálicos
Não contém em sua composição propriedades de metal. Ex.: diamante, calcário e areia, etc.
6
Recursos energéticos fósseis
Minérios que contém em sua composição elementos de origem orgânica. Ex.: petróleo, gás natural e carvão.
7
NIÓBIO
8
Nióbio
O nióbio (Nb) é o elemento de número 41 na tabela periódica dos elementos químicos, classificado como metal de transição.
Densidade é de 8,57 g/cm³ 
Ponto de fusão é de 2468ºC
Ponto de ebulição é de 4744ºC
9
Descoberta
Foi descoberto no começo do século XIX pelo britânico Charles Hatchett. É uma das substâncias de mais baixa concentração na crosta terrestre, na proporção de 24 partes por milhão.
10
Produção
A produção mundial é dominada pelo Brasil, que responde por algo como 98% do total, divididos essencialmente entre a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (responsável por 80% do total, em Araxá) e a Mineração Catalão, em Goiás. 
11
Mineralogia
Os minerais mais comuns são a columbita-tantalita, com teor máximo de 76% de Niobio; o pirocloro, com teor máximo de 71% e a loparita, com teor máximo de 20%.
12
Aplicações
Na forma de liga com o ferro
Superligas
Imãs supercondutores
Na fabricação de vidros e cerâmicas
Na indústria nuclear
Na indústria médica
13
Exportações 
O carro chefe das exportações é a liga ferro-nióbio, que contém em torno de 64% de nióbio e 31% de ferro.
14
Dados de exportação da liga pelo Brasil entre os anos de 2000 e 2012, segundo IBRAM (2012).
Referencias 
IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração. 2012. Informações e análises da Economia Mineral Brasileira. 7ª edição. Disponível em http://www.ibram.org.br/sites/1300/1382/00002806.pdf. Acesso em 05/05/2020.
MORAES, Lucia Castanheira; SEER, Hildor José. Nióbio. [S. l.], [-200]. Disponível em: http://recursomineralmg.codemge.com.br/substancias-minerais/niobio/#IBRAM_2012. Acesso em: 5 maio 2020.
JÚNIOR, Rui Fernandes P. Nióbio. [S. l.], [-200]. Disponível em: http://www.anm.gov.br/dnpm/publicacoes/serie-estatisticas-e-economia-mineral/outras-publicacoes-1/3-3-niobio. Acesso em: 5 maio 2020.
15

Continue navegando