Buscar

SISTEMA SOMATOSSENSORIAL (PALADAR)

Prévia do material em texto

SISTEMA SENSORIAL: PALADAR OU GUSTAÇÃO
A língua
O órgão do corpo humano responsável pelas sensações do paladar é a língua. Isso, porque é na língua que ficam as papilas gustativas, que são responsáveis pela percepção dos sabores.
Portanto, os receptores gustativos agem a partir do estimulo de substâncias químicas, encontradas nos alimentos. Essas substâncias geram um impulso nervoso, que chega ao cérebro para ser decodificado. Sendo assim, o doce, o amargo e o umami são identificados a partir dos receptores de membrana conectados às proteínas G. Enquanto o salgado e o ácido dependem de canais iônicos para serem percebidos.
Desse modo, depois da percepção inicial, o impulso nervoso leva a informação até o sistema nervoso, para então ser decodificada. No entanto, algumas substâncias não geram nenhum impulso nervoso, e consequentemente não desencadeiam sensações gustatórias primitivas, como doce, salgado, azedo e amargo. Assim, essas substâncias são entendidas como insípidas, e um exemplo disso é a própria água, que não tem sabor definido.
MECANISMO DA GUSTAÇÃO (PALADAR)
1º - Para que o gosto de uma substância seja sentido é preciso que ela esteja dissolvida em água ou na saliva.
2º - As impressões gustativas são percebidas por células nervosas presentes nas papilas gustativas na superfície da língua.
3º - As papilas contém estruturas chamadas botões gustativos (com células QUIMIORRECEPTORAS). Nascemos com cerca de 10 mil deles. As informações percebidas pelos receptores gustativos dos botões centrais na língua seguem pelos axônios gustativos primários, presentes nos nervos cranianos facial, glosso-faríngeo e vago, daí para o núcleo do trato solitário do bulbo do tronco encefálico. De lá, a informação segue para o tálamo e depois para o córtex cerebral.
4º - São eles que captam o estímulo, transformando-os em impulsos nervosos e os enviam ao cérebro que “traduz” a informação.

Continue navegando