Buscar

SIMULADO REDAÇÃO INSTRUMENTAL

Prévia do material em texto

1) Sobre o texto dissertativo argumentativo, é correto afirmar que:
R: Tipo de redação escrita em prosa sobre determinado tema, sobre o qual deverão ser apresentados argumentos, provas e exemplos a fim de que se chegue a uma conclusão para os fatos abordados.
2) Observe o texto: Relator da denúncia contra Temer diz que agirá com independência: ''Comigo não tem pressão''
R: o texto apresenta o uso do discurso direto.
3) A polifonia é o fenômeno de várias vozes no texto, pois, em um mesmo texto, pode-se ter a presença de mais de um enunciador falando. Este é um fenômeno interessante, pois, sendo as vozes explícitas ou implícitas, é permitido que o emissor mostre perspectivas diversas da sua, para se identificar com elas ou refutá-las. Dentre os recursos que se seguem, identifique aqueles que podem ser utilizados como polifonia:
R: Os marcadores conversacionais como tá, ok, né por exemplo
4) Os elementos constitutivos da narrativa, como Ô QUE e ONDE, auxiliam, predominantemente,
R: no levantamento dos pontos importantes do caso concreto.
5) Modalizadores são palavras ou expressões que projetam um ponto de vista do enunciador acerca do que está sendo enunciado, revelando diferentes intenções comunicativas. Os elementos linguísticos são, portanto, capazes de determinar a maneira como aquilo que se diz é dito. Nesse caso, passam a ser essenciais para a correta compreensão do texto.
O Brasil terá crescimento inferior ao esperado nos próximos semestres devido à crise no exterior.
Neste caso, o autor se responsabiliza pela afirmação e, caso sua ideia seja contestada por outros especialistas, terá de sustentar sua opinião.
É possível que o Brasil tenha crescimento inferior ao esperado nos próximos semestres devido à crise no exterior.
Neste caso, o autor faz apenas uma previsão, ou seja, não afirma concretamente, não assume a responsabilidade do erro. Embora seja também uma afirmação, é uma maneira mais segura de afirmar. Com base no enunciado, indique os elementos linguísticos capazes de traduzir esse fenômeno:
R: expressões cristalizadas como é provável, é possível, é obrigatório, por ex.
6) Observe o texto: Na carta em que justifica a medida, o MP de Santa Catarina alegou que a função é indelegável, e Pereira, obrigatoriamente, teria que se socorrer de pessoas estranhas ao quadro funcional que não prestaram juramento público. O Presidente da Comissão de Concurso, Pedro Sérgio Steil, afirmou que o Promotor tem de preservar o sigilo e não pode repassá-lo a ninguém. Há impossibilidade de exercício profissional de uma pessoa com essa deficiência. Como se pode perceber, o referido texto é rico em polifonia. Identifique essas ocorrências
R: não existe a presença de vozes infiltradas no discurso.
7) Leia a o trecho da peça processual que segue e assinale a alternativa correta:
"Lorena Pereira, 38 anos de idade, Paulo Pereira, 40 anos de idade, Rua X, e Pedro Pereira, x, 8 anos de idade, todos domiciliados na Rua Barata Ribeiro, nº 67, em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, sofreram um grave acidente de carro, enquanto viajavam para Angra dos Reis, em 10 de março de 2010. Em consequência do acidente, Pedro Pereira, o filho do casal, ficou preso nos escombros do carro. Após alguns minutos, a ambulância chegou e o menor foi retirado dos escombros pelos médicos, encontrando-se em estado grave. O casal, porém, saiu ileso do acidente.O menor foi levado para o Hospital Municipal de Angra dos Reis onde foi examinado pelo médico Dr. Paulo Souza, que constatou hemorragia generalizada e, consequentemente, que o menor precisaria de uma transfusão de grande quantidade de sangue. Os pais do menor não autorizaram a transfusão de sangue por motivos religiosos o que levou o menor a falecer em decorrência de hemorragia generalizada algumas horas depois".
	R: O texto é uma narrativa jurídica simples já que apenas relata os fatos do caso concreto.
	
8)  Impossível dar cabo daquela praga. Estirou os olhos pela campina, achou-se isolado. Sozinho num mundo coberto de penas, de aves que iam comê-lo. Pensou na mulher e suspirou. Coitada de Sinhá Vitória, novamente nos descampados, transportando o baú de folha."O narrador desse texto mistura-se de tal forma à personagem que dá a impressão de que não há diferença entre eles. A personagem fala misturada à narração. Esse discurso é chamado:
R: discurso sem narrador
9) Sobre o discurso indireto é correto afirmar, EXCETO:
R: No discurso indireto as personagens são conhecidas através de seu próprio discurso, ou seja, através de suas próprias palavras
10) Assinale qual das assertivas abaixo define a estrutura do texto narrativo.
R: Expor os fatos relevantes do caso concreto a ser solucionado no Judiciário.
11) A passagem que evidencia uma marca de oralidade é:
R: a) Existe por aí um montão de gente rica que não sabe comer, ignorantes e analfabetos em matéria de educação alimentar.
12) A narração, no Direito, é um tipo de texto que relata uma história real. Na petição inicial, o advogado conta o fato jurídico para informar ao juiz acerca da demanda. A propósito, indique o único item que não faz parte da narrativa.
R: defesa de uma tese.
13) "Impossível dar cabo daquela praga. Estirou os olhos pela campina, achou-se isolado. Sozinho num mundo coberto de penas, de aves que iam comê-lo. Pensou na mulher e suspirou. Coitada de Sinhá Vitória, novamente nos descampados, transportando o baú de folha." O narrador desse texto mistura-se de tal forma à personagem que dá a impressão de que não há diferença entre eles. A personagem fala misturada à narração. Esse discurso é chamado
R: discurso indireto livre
14) Sobre as características da Narrativa Jurídica, marque a opção que apresenta um conteúdo que aparece apenas na Narrativa Valorada:
R: Modalização
15) Analise a narrativa abaixo e identifique a opção errada: O caso ocorreu em Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, no ano de 2005. Uma mulher de 36 anos, desempregada, estava casada com um mecânico, também desempregado. Os dois moravam em um barraco de 10 metros quadrados, junto com seus três filhos. O mais velho tinha seis anos de idade; o filho do meio, quatro; o caçula, um ano e meio. É importante mencionar que essa mulher, Marcela, estava gestando o quarto filho. No mês de fevereiro daquele ano, em decorrência das fortes chuvas, um deslizamento de terra arrastou, ladeira abaixo, o lar em que vivia essa família. A mãe conseguiu salvar os dois filhos mais velhos, entretanto o caçula, ainda aprendendo a andar, não conseguiu sair a tempo. Morreu soterrado. Por tudo o que aconteceu, Marcela entrou em trabalho de parto. Chegou ao hospital público mais próximo e foi submetida a uma cesariana. Assim que ouviu o choro do bebê, prematuro, pediu para segurá-lo um pouco no colo. A enfermeira o permitiu. Marcela beijou a criança e jogou-a para trás. O menino caiu no chão, sofreu traumatismo craniano e morreu.
R: Trata-se de uma narrativa simples.

Continue navegando