Buscar

Relatório da aula prática

Prévia do material em texto

1
Introdução:
Digestão  é quebra de partículas (moléculas) maiores em menores, a transformação dos alimentos em substâncias assimiláveis, realizada no aparelho digestivo, por meio de dois tipos de processos: mecânico e químico.
A digestão mecânica é realizada com a mastigação, a deglutição e com os movimentos que acontecem no tubo digestivo, chamados de movimentos peristálticos.
Na digestão química, os alimentos são decompostos em partículas menores graças a ação das enzimas presentes no suco digestivo, sofrendo alterações em sua composição química.
Desenvolvimento:
· Materiais utilizados 
Fígado bovino
Água oxigenada 10 volumes
Suco de limão
4 taças de vidro 
· Descrição da experiência
São preparadas : 
Taça 1 ( fígado cru sem limão )
Taça 2 ( fígado cru com suco de limão )
Taça 3 ( fígado cozido sem limão )
Taça 4 ( fígado cozido com suco de limão )
Em seguida adiciono 10 gotas de água oxigenada em cada taça e analiso o resultado das reações químicas.
Taça 1 
Pouca espuma, bolhas, formou líquido avermelhado 
Taça 2 
Bastante espuma “maior que a taça 1” e maior quantidade de líquido também foi maior, líquido mais incolor “parece água suja”
Bastante espuma – o oxigênio “H2O2” se desprendeu das moléculas e se tornou H2O.
Taça 3 
Não formou bolhas, nenhuma reação aparente, o fígado permaneceu igual
Taça 4 
Também não houve reação química, apenas uma quantidade maior de líquido
Água oxigenada - H2O2 
Água comum - H2O 
Limão – ácido, acelerou o processo de quebra de partículas.
· Objetivo da experiência (catalase)
A catalase é uma enzima produzida por quase todos os organismos vivos. Ela é responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio.
A catalase é encontrada na organela peroxissomos, presente em células animais e vegetais.
A atividade tinha como objetivos:
· Compreender a importância das enzimas para o metabolismo biológico;
· Observar a decomposição do hidrogênio na presença da catalase;
· Entender a importância da temperatura e pH enquanto fator crucial, cuja variação acentuada pode resultar na desnaturação proteíca.
Conclusão:
· Resultado da experiência
As enzimas são compostos que têm como uma de suas funções catalisar reações químicas. Existem algumas condições que podem afetar o funcionamento dessas enzimas, como a temperatura e o pH. Nessa prática, simulei essas condições que podem afetar as enzimas, aumentando a temperatura ou diminuindo o pH do meio, e observei se as mesmas reações aconteciam ou não, comparando com um meio em condições naturais.
A catalase é uma enzima que degrada o peróxido de hidrogênio, produzindo água e oxigênio ao final da reação. O fígado foi utilizado nesse procedimento por conter em grande quantidade essa enzima. Se a enzima estivesse funcionando adequadamente, após adicionarem o substrato (peróxido de hidrogênio), surgiriam bolhas de ar na superfície do fígado. Se a enzima não estivesse funcionando, essa reação não seria observada.
· Explicação dos fenômenos 
Nos meios onde a temperatura foi elevada (fígado cozido), não observei a reação acontecer, pois o calor desnatura as enzimas fazendo com que perca sua função. Nos meios onde o pH foi alterado (suco de limão), a reação aconteceu de forma bem menos evidente, pois o pH é um fator importante para o funcionamento das enzimas.

Continue navegando

Outros materiais