Buscar

Mapa mental seção 2 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPA MENTAL SEÇÃO 2.1
Ciência, lógica e o método científico
Segundo Aristóteles (384-322 a.C. apud CHIBENI, 2006, p. 3-4), em sua obra Metafísica, há três tipos de etapas na investigação do saber: (i) Conhecimento por experiência sensorial direta. Restringe-se aos objetos e eventos individuais, e informa simplesmente acerca do que é. (ii) Conhecimento técnico. Engloba leis gerais sobre o comportamento dos objetos, mas dirige-se apenas à questão de como é. Tal conhecimento basta, pelo menos num primeiro momento, para dirigir nossas ações. (iii) Conhecimento teórico. Também de tipo geral, procura responder à questão de por que é, pela investigação das “causas” e “princípios” dos fenômenos. Esse seria o domínio da ciência propriamente dita.
O estudo da ciência se inicia pela pesquisa. E o que é pesquisa? Segundo Andrade (1995, p. 95), “a pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de 9 métodos científicos”. De acordo com Ruiz (1996, p. 48), “pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência.”
Assimile Os métodos organizam os procedimentos lógicos que serão executados no processo de investigação científica. O pesquisador, então, decide qual método melhor lhe atende para chegar ao resultado que se quer provar ou analisar, o propulsor do início da pesquisa.
Tecnologia aplicada à engenharia 
A aplicação dos resultados das pesquisas no setor gera a tecnologia. Por detrás de toda a tecnologia, há muitos cientistas trabalhando para desenvolvê-las, profissionais que testaram o produto e o modificaram para seu melhor desempenho.
O uso de ferramentas computacionais de um modo geral, aliadas ao profissional capacitado, traz muitos benefícios: 1. Menor probabilidade de erros. 2. Maior velocidade na criação de projetos. 3. Maior integração das áreas
Na engenharia ambiental, sanitária, civil, elétrica, florestal e de minas, podemos destacar em comum o uso de drones. Tais ferramentas, aliadas a softwares avançados, têm facilitado a execução de serviços antes demorados e, em muitos casos, em locais de difícil acesso, trazendo a tecnologia aliada à engenharia
Analisando as diferentes frentes tecnológicas listadas, podemos classificá-las em quatro grupos (FIGUEIREDO, 2005) distintos: • Sistemas técnico-físicos: referem-se às máquinas e equipamentos de uma empresa, seus sistemas de software e seus bancos de dados e informações. • Pessoas: aquelas que possuem conhecimento adquirido ao longo de sua vida no setor, como sua experiência e aptidões, além de sua qualificação profissional. Neste grupo estão desde o gerente e os engenheiros até os técnicos e operadores. São classificados como capital humano da empresa. • Sistema (tecido) organizacional: refere-se ao conhecimento que uma empresa adquire quanto ao gerenciamento e organização no funcionamento de todos os processos que ocorrem nela, incluindo toda a documentação, implementações, gestão, fluxo de sua produção e nos serviços prestados. • Produtos e serviços: reflexos da aplicação do conhecimento das pessoas e do seu sistema físico e organizacional. Eles demonstram a capacidade tecnológica de uma empresa.
Desta forma, o engenheiro precisa identificar em quais frentes tecnológicas precisa se adaptar – sendo que nesta era tecnológica essa mudança é crescente –, além de analisar qual o impacto que essa tecnologia gera no contexto local e mundial.
Criatividade na engenharia
Diante do desenvolvimento da tecnologia e o investimento de empresas e pessoas na busca de inovações tecnológicas, estamos diante de processos e produtos criativos, que facilitam o trabalho diário do engenheiro.
Estamos presenciando uma engenharia dependente do processo criativo, na qual o engenheiro deve construir soluções superiores para resolução de problemas. Como inventores, trabalham para criar produtos ou processos inovadores
Inovação tecnológica
Mas para ocorrer inovação tecnológica, requer que o investidor queira investir seus recursos no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias, mesmo que este capital seja de risco
Diante de tão crescente onda de inovações tecnológicas, o engenheiro precisa buscar conhecer quais delas interferem diretamente em sua área de atuação.
A inovação ocorre devido ao investimento no conhecimento científico, a base que o sustenta. Esse sistema de inovação é um fluxo que nasce na necessidade do mercado, identificado pela empresa, que investe no desenvolvimento 14 do conhecimento científico, transformado em uma nova tecnologia que se renova continuamente.
Isso significa que ser engenheiro no contexto atual requer ser um inovador ou um solucionador de problemas, com propostas criativas. Também vale enfatizar que a inovação vem de estudos apoiados em métodos científicos, que provam o desempenho do produto em diversas situações. Assim, quando o produto desenvolvido chega ao usuário, espera-se que ele desempenhe sua função sem muitos problemas.

Continue navegando