Buscar

Epidemiologia prova 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Embora a mortalidade total através da individualização de doenças tenha diminuído significativamente, se comparada com décadas passadas, é importante continuar sempre com o trabalho da vigilância nacional e internacional acionadas. Apesar do bom prognóstico, muitas doenças ainda representam um grande problema de saúde pública para o Brasil, com gastos em tratamentos, exames, consultas e medicamentos. Diante dessa afirmativa, disserte sobre as doenças transmissíveis com tendência declinante.
	Resposta Esperada:
Depois de esforços quanto à erradicação de doenças no Brasil, temos notícias de que a varíola foi erradicada desde 1973 e a poliomielite desde 1989. Já o sarampo se encontra com redução quanto ao seu aparecimento, pois essa doença, que causava óbitos, teve a sua transmissão endêmica encerrada desde 2000. Embora tenham surgido surtos isolados nos anos de 2006 e 2014, isso significa declínio da doença.
	2.
	O placebo é conceituado como uma substância inerte ou inativa, formando um falso medicamento, com atribuições de cura para uma doença e sem propriedades farmacológicas. Entretanto, muitas pessoas que acabam ingerindo placebo, formado por açúcar ou amido, por exemplo, acabam relatando melhora no seu quadro de saúde, pois imaginam ter administrado o medicamento correto para sua doença. Neste sentido, disserte sobre o significado de um estudo duplo-cego.
	Resposta Esperada:
Estudo duplo-cego é um estudo para testar a eficácia de um medicamento para uma determinada doença. Portanto, o médico entrega aos pacientes voluntários o placebo (cápsula) que pode ou não conter o medicamento farmacológico (é importante saber que existe um examinador que sabe qual tipo de cápsula cada paciente ingeriu). Neste tipo de estudo, nem o médico e nem o paciente sabem quais cápsulas contêm o medicamento. E a partir disso são realizadas análises do estado de saúde dos voluntários.

Continue navegando