Buscar

estudo de caso aula 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Maria e João foram até um CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) para uma tentativa de solução consensual da ação de divórcio litigioso. Lá, leram sobre a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça. Foram informados pelo mediador de que a Resolução nº 125, do CNJ, teve seu advento em um contexto de preocupação com a efetividade da prestação jurisdicional originária de uma verdadeira crise provocada no Judiciário pelo excessivo de acúmulo de demandas.
Através de um texto dissertativo, identifique o contexto histórico, bem como os objetivos da resolução ao instituir uma política pública para o tratamento adequado dos conflitos, indicando como contribui para o acesso à justiça.
Atualmente no Brasil é preservada a manifestação da vontade das partes e trata os chamados métodos alternativos solução de conflitos como saída para dinamizar o poder judiciário, com a necessidade de um tratamento adequado para sua aplicação e principalmente, enfrentar o conflito de forma a promover a restauração do diálogo entre as partes

Outros materiais