Buscar

Adg2 - Legislação Social e Trabalhista

Prévia do material em texto

1) A indisponibilidade de direitos trabalhistas pelo empregado constitui-se em regra geral no Direito Individual do Trabalho no país [...]. Essa conduta normativa geral realiza, no plano concreto da relação de emprego, a um só tempo, tanto o princípio da indisponibilidade, como o da imperatividade da legislação do trabalho. Consiste assim maior representatividade dentro das empresas.
Os contratos de trabalho, em regra, são celebrados por prazo indeterminado, sendo exceção a contratação por prazo determinado. A intenção é atender ao princípio da
Alternativas:
a) pessoalidade no emprego.
b) continuidade da relação de emprego.
c) indisponibilidade de direitos.
d) onerosidade obrigatória.
e) subordinação jurídica.
__________________________________________________________________________________________________
2) O Direito do Trabalho estrutura em seu interior, com suas regras, institutos, princípios e presunções próprias, uma teia de proteção à parte hipossuficiente na relação empregatícia – o obreiro – visando retificar (ou atenuar), no plano jurídico, o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho. Define como contrato indeterminado, tipo de contrato sem prazo para finalizar. É necessário que haja anotação na Carteira de Trabalho no prazo de até 48 horas, até mesmo nos casos de experiência, já o contrato determinado, tipo de contrato com prazo definido para ser encerrado. Geralmente, são utilizados nos casos de serviços que possuem características transitórias. Possui um prazo máximo de 2 anos e quando são prorrogados por mais de uma vez se transformam em contratos indeterminados.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O contrato de trabalho é um acordo consensual, o que significa dizer que não há maiores formalidades para a sua celebração, tal como ocorre com os contratos solenes. Aliás, é possível, inclusive, que um contrato de trabalho seja realizado tacitamente, ou seja, de forma implícita.
PORQUE
II. Para a validade do Contrato de Trabalho, necessário o registro na Carteira de forma escrita.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I.
b) As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
3) O empregador deverá requisitar o empregado contratado de maneira intermitente com 3 dias de antecedência, que poderá recusar ou não o chamado, sem descaracterizar a subordinação para fins do contrato de trabalho. Após o término do serviço o empregado receberá o pagamento pelo serviço, calculado conforme o valor-hora determinado no contrato, mais as verbas trabalhistas como Férias, 13º salário e repouso semanal remunerado.
Complete as lacunas a seguir:
Por se tratar de figura nova no direito do trabalho, apenas com o tempo, por meio da doutrina (estudos) e da jurisprudência (decisões dos tribunais) é que se poderá dizer, com precisão, como o trabalho intermitente será concretizado. Entretanto, é possível, ao menos, entendermos a finalidade da lei ao prever esse novo instituto. O objetivo do trabalho______________ é formalizar ou oficializar o trabalho popularmente conhecido como ______________. A ideia é acionar o empregado apenas quando houver efetivamente a necessidade da prestação de seu serviço, o que poderá ocorrer em ______________, dias ou até meses alternados.
Agora, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a) intermitente/ bico/ horas.
b) indeterminado/ fixo/ horas.
c) temporário/ especial/ minutos.
d) eventual/ bico/ quinzena.
e) indeterminado /especial/ meses.
__________________________________________________________________________________________________
4) Tanto na suspensão quanto na interrupção não haverá cessação (fim) do contrato de trabalho, mas tão somente uma paralisação temporária da prestação de serviço. Isso significa que o empregador não poderia extinguir o contrato de trabalho nesse período de paralisação transitória, a não ser que houvesse justo motivo (falta grave pelo trabalhador a ser reconhecida pela Justiça do Trabalho) ou no caso de extinção da empresa, pois nessas situações haveria a impossibilidade da continuidade da relação laboral.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Na interrupção do contrato, o empregado não presta serviço, o seu período de afastamento é computado para todos os efeitos legais, inclusive permanece a obrigação de pagar salários e outras vantagens.
( ) Na suspensão, não há prestação de serviço por parte do trabalhador, mas também não há pagamento de salário e o seu período de afastamento não é considerado para os efeitos legais.
( ) O trabalhador não presta serviço, mas é remunerado na hipótese de suspensão; todavia, na hipótese de interrupção, não há pagamento de salários.
( ) É hipótese de interrupção do contrato de trabalho o afastamento por motivo de doença ou acidente até o 15º dia, pois é o empregador quem irá custear os primeiros 15 dias de ausência do empregado, mediante atestado médico.
Alternativas:
a) F - F - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - F - F - V.
e) V - V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina