Buscar

Princípios de forma e desenho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do livro “Princípios de forma e desenho”
O desenho é uma criação visual com um propósito. Em resumo, um bom desenho constitui uma expressão visual da essência de algo, e para executar a tarefa de dar a expressão visual de uma mensagem ou um produto o desenhista busca a melhor maneira de transmitir isso através da sua criação. Entretanto, existem inúmeras maneiras de interpretar uma linguagem visual, pois diferente da linguagem escrita ou falada, a linguagem visual não tem leis. 
Para determinar a aparência final de um desenho, podem distinguir quatro grupos de elementos:
- Elementos conceituais;
- Elementos visuais;
- Elementos relacionais;
- Elementos práticos.
Os conceituais não são visíveis porém parecem estar presentes. Em um desenho, existem planos e linhas marcando um objeto, porem essas linhas, planos, volumes e pontos não estão realmente marcados e visíveis no desenho, mas sabemos que estão presentes.
Os elementos visuais, por sua vez, são a parte mais proeminente de um desenho, são o que podemos de fato enxergar. O tamanho, a forma, a cor e a textura de um desenho
Os elementos relacionais marcam a localização e inter-relações dos formatos de um desenho. Alguns podem ser vistos e outros sentidos.
Os elementos práticos estão na extensão de um desenho, são eles a representação, o significado e a função.
Formas 
As formas são os pontos, linhas e planos visíveis em seu sentido verdadeiro. 
Enquanto ponto, ela é reconhecida por ser pequena. O ponto pode ser quadrado, oval, triangular ou irregular. O formato mais comum é um círculo. 
Enquanto linha, a forma é simplesmente de comprimento evidente e estreita. Sua aparência geral pode vir de várias formas: reta, curva, irregular, quebrada...
Enquanto plana, a forma pode ser reconhecida por ser limitada por linhas que constituem a borda da forma. Podem ser vostas com uma variedade grande de formatos: irregulares, feito a mão, geométricos e entre outros. 
No livro “Princípios de forma e desenho” o autor fala de maneira bem didática desde o princípio da criação de um desenho até todos os conceitos visuais dele. 
Em resumo, o autor nos apresenta muitos conceitos a serem analisados para a criação de um desenho independente do fim que ele foi criado para construir a expressão visual do mesmo; como a dimensão das formas, o traço, as cores sob as formas, e elementos para a construção das mesmas.

Continue navegando