Buscar

AD1 2021 1artes zilandalima

Prévia do material em texto

http://www.unirio.br/ib/news/conselho-universitario-da-unirio-aprova-criacao-de-pro-reitoria-de-gestao-de-pessoas/image_mini UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
	Nome:Zilanda Guimarães Curty Lima
	Matrícula: 15216080021 
	Polo:Barra do Piraí
DISCIPLINA: ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO
Coordenação: Prof. Dr. Renato Rodrigues da Silva
AD1 – 2021.1
Prezados alunos,	
O primeiro trabalho requer a leitura do material postado no website do curso. Primeiramente, leia os textos designados, procurando, depois, conectar o aprendizado com as obras de Michelangelo e Portinari (questões 1 e 2, respectivamente). 
Um bom trabalho necessariamente empregará os conceitos principais dos textos na análise das obras. Portanto, o primeiro passo é a leitura atenta do material do curso. 
Note que as imagens podem ser facilmente encontradas na internet. 
Na redação dos seu trabalho, por favor evite copiar os textos da internet, ou outro material qualquer, escrevendo uma prova que seja de sua autoria – evite “plagiar” outros autores! 
BOA SORTE! 
Questões: 
1- Baseado na leitura das aulas 21 a 24 (inclusive), faça a análise da cena A Criação de Adão (1508-1512), que Michelangelo pintou no teto da Capela Sistina. Na sua análise, utilize elementos dos textos lidos. (2 páginas, valor 5 pontos). 
acriacaodeadao-1-cke
Imagem tirada da internet
“A arte, nos diferentes contextos históricos, sempre expressou a ação humana sobre o mundo, ou seja, a interpretação e a representação do sentir e do viver.O artista, na complexidade cultural, é o intérprete do mundo na produção e socialização do conhecimento artístico”. - Livro Cedej pagina 162.
A Criação de Adão,nos transmitem paz e tranquilidade por suas cores azul, branco, e tons pastéis a obra foi pintada pelo artista Michelangelo Di Lodovico Buonarroti Simoni, a pedido do papa Julio ll.É um importante patrimônio material e artístico,essa obra é uma combinação de imagens que foi retratadas do livro Gênesis no teto da Capela Sistina. A Criação de Adão mede 280cm x 570cm. Toda a obra está localizada no Palácio Apostólico da Cidade do Vaticano.Essa obra pertence ao período histórico do Renascimento cultural, do Humanismo e do Racionalismo. O artista usou em sua obra gesso, argamassa e tinta. Trata-se de uma pintura em estilo mural, muito comum em igrejas e templos católicos.. Os dedos nos chama muito a atenção e nos remete ao sentimento de ligação ao criador Deus. As imagens dos anjos que estão com Deus ficam mais escuras e nos lembra a soberania entre criador e criatura, a posição horizontal de Adão indica repouso e sugere silêncio ainda existente.
2- Baseado na leitura dos artigos "Criatividade" e "Funções da Arte", faça a análise da obra Criança Morta (1944) do pintor Cândido Portinari. Utilize elementos dos textos lidos, analisando a criatividade da artista e classificando a função primordial da obra. (2 páginas, valor 5 pontos).
C:\Users\Zila e Ari\Desktop\004697001013.jpg
CRIANÇA Morta. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra3327/crianca-morta>. Acesso em: 21 de Mar. 2021. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
Data de criação 1944
Autores Candido Portinari 
Técnica utilizada para produzir a obra: óleo sobre tela 
Acervo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (SP) 
Com importante contribuição junto à sociedade, a arte, através da sua obra, exerce o papel de denunciadora das injustiças sociais, quando apresenta ao mundo, em 1944, através de CandidoPortinari, a obra Criança Morta, abordando a sincera expressão do drama do povo brasileiro, de forma chocante, provocando repercussão na sociedade da época. Onde indagado, o artista respondeu que, olhando o mundo, era só o que via:“miséria e desolação” (ARTE FONTE DE CONHECIMENTO, 2010).Os emigrantes da região Nordeste do Brasil que, assolados pela seca, abandonam suas terras em busca de melhores condições de vida, sem sucesso esse sofrimento do povo sertanejo é retratado na obra Criança Morta através das características de suas cores e traços fortes, potencializado por uma carga dramática, o agrupamento humano em que projeta uma criança morta. Candido Portinari procurava ressaltar nas suas obras, os problemas sociais existentes na época. Ele tinha em sua arte o cunho social, o qual foi muito destacado pela historiadora Anna Teresa Fabris, na sua obra: Portinari, pintor social. Para ela, Portinari buscava resumir em suas obras asua única preocupação: o Homem. O trabalhador braçal, o negro e o mulato (FABRIS, 1990). O peso da cena é sugerido através da paleta cromática do artista. Uma família seguram uma criança morta nos braços. Os tons de terra que marcam a parte da tela, nos remete ao desespero que as famílias passavam com a fome e miséria.

Continue navegando