Buscar

carta de intenção 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZ
 CEI PIRILAMPO
 E-mail: pirilampo.cei@gmail.com
 Tel.: (11) 2943-6746
São Paulo, 04 de março de 2021.
Aos Familiares, bebês e crianças.
 
Sou a Cinthia Adriana Borges Rios, professora de desenvolvimento Infantil do CEI PIRILAMPO desde a minha formação em 2019 na Universidade Cruzeiro do Sul. Venho por meio desta, informar minhas intenções para o agrupamento MG1-E, sala 06, onde sou professora de desenvolvimento Infantil, juntos iremos vivenciar, aprender e nos desenvolver.
Devido a pandemia do covid-19 as aulas foram suspensas e nos mantivemos em isolamento social praticamente o ano de 2020 inteiro, retornamos em Fevereiro de 2021. Com o retorno das aulas presenciais estamos atendendo 35% dos alunos do CEI, ou seja, 70 bebês e crianças, eu e a professora Luciana do MGI-F, dividimos a sala, cada uma com 4 crianças, sendo assim estamos com 8 alunos em sala.
Confesso que após tantos meses em casa trabalhando remotamente, voltar para o CEI foi um misto de alegria e medo, principalmente pelo receio da contaminação, pois diariamente são noticiados que muitos estão se contaminando e morrendo, e isso é assustador. Sendo a Educação Infantil a interação social, a expressão de emoções e a troca de afetos, trabalhar atualmente o distanciamento e a não dividir brinquedos, para mim está sendo meu maior temor.
Seguindo os protocolos de segurança, para possibilitar o distanciamento seguro das crianças, no chão da sala foram colados desenhos infantis revestidos com plásticos para uma eficaz higienização, os brinquedos são separados em sacos plásticos individuais.
Minhas ações educativas serão propostas diariamente e elaboradas através do projeto mensal, Currículo da Cidade, das formações continuadas, e o PPP (projeto político pedagógico) . Pretendo trabalhar diariamente a linguagem oral e a introdução de novas palavras no repertório, através de músicas, rodas de conversas, livros e leitura de imagens audiovisuais, abordando temas como a higiene, alimentação, comportamento, emoções e a diversidade cultural.
Em nossos momentos de acolhimento percebi que algumas de nossas crianças fazem uso de fraldas, por isso pretendo criar um projeto desfralde, que é um processo muito importante para nossas crianças, podendo gerar muita ansiedade então isso ocorrerá de maneira lúdica e efetiva, com a utilização de bonecas de plástico que usaremos para demonstrar como fazer xixi e cocô, rodas de conversa que são realizadas diariamente, músicas e histórias, sempre transmitindo segurança, paciência e dedicação neste momento .No entanto, buscando compreender toda a situação da criança, avaliando juntos os próximos passos para essa conquista.
Durante refeições, vou incentivar que provem os alimentos oferecidos, estimulando-os para que aprendam a ter autonomia segurando os talheres, e ainda orientando e os despertando sobre a importância de variar a composição do prato, a experimentarem os alimentos que possam ser desconhecidos, e a não desperdiçar os alimentos.
Irei propor atividades com movimentos corporais com o resgate de brincadeiras antigas como: amarelinha, danças, cantigas de rodas, morto-vivo, peteca, o mestre mandou e entre outras, para que desenvolvam a lateralidade e o equilíbrio. Lembrando que todos os materiais e brinquedos serão sempre higienizados com álcool 70%, selecionados e organizados de acordo com as medidas de segurança propostas para esse momento de pandemia.
Juntos iremos explorar os ambientes do CEI, como os parques, corredores, brinquedoteca, refeitório e salas de aula, e iremos desenvolver as ações educativas em conjunto, deixando as crianças serem protagonistas desse momento, as encorajando a resolver conflitos e a tomar decisões. Através de observações, irei notar as preferências e interesses de cada criança, e assim propor ações educativas que as envolvam, sempre levando em conta o educar, brincar e cuidar.
Nessa carta demonstro minhas intenções para o ano de pandemia nesse “novo normal”, sei também que ela é aberta e que poderá ser mudada no decorrer do ano, seja acrescentando ou retirando tópicos citados aqui, dependendo da necessidade das minhas crianças ao longo do ano letivo.
 Atenciosamente,
Cinthia Adriana Borges Rios

Outros materiais